Postado em 12 de Novembro às 16h09

Intercambistas da Argentina conhecem estrutura e ações da ACIC

• ACIC CHAPECÓ -

Aproximadamente 30 intercambistas de Posadas, Argentina, visitaram Chapecó nesse fim de semana e conheceram a Associação Empresarial e Industrial de Chapecó (ACIC) e as ações da entidade que atua em diversas áreas buscando melhorias tanto para a classe empresarial como para toda a comunidade. O objetivo foi trocar conhecimentos e experiências.

O intercâmbio é organizado pelo Rotary Club Chapecó Oeste e pelo Rotary Club Posadas Norte, da cidade de Posadas, em Misiones. De acordo com um dos organizadores, Paulo Roberto Lindermann, esse intercâmbio ocorre há 23 anos. “Em um ano eles vem, no outro nós vamos para a Argentina. Em 2016 a visita foi feita na Chapecoense e neste ano iniciamos a programação apresentando as ações da ACIC aos rotarianos argentinos, pois é uma entidade forte e atuante que auxilia para o desenvolvimento da economia de Chapecó”.

O diretor executivo da ACIC, Fabio Luis Magro, apresentou as principais bandeiras da ACIC referentes à infraestrutura, segurança pública, saúde e educação. Fundada em maio de 1947, a entidade representa 85% do PIB chapecoense, desenvolve ações consistentes na defesa dos interesses da classe empresarial e do bem-estar da coletividade. É reconhecida no cenário estadual pela sua atuação de vanguarda, com posicionamentos que visam assegurar direitos da cidadania e o desenvolvimento da livre iniciativa.

Fabio frisou que a existência do Aeroporto Municipal Engenheiro Serafim Enoss Bertaso é um dos fatores que sustentam a liderança regional exercida por Chapecó sobre a vasta área do oeste catarinense, sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul, sendo um dos mais movimentados do interior do País. Por isso, a ACIC sempre priorizou e acompanhou atentamente a situação do aeródromo. Por ter uma elevada abrangência de atendimento, o aeroporto impacta diretamente na movimentação econômica regional.

Quanto à infraestrutura, os intercambistas conheceram as ações da ACIC para a melhoria da BR-282, considerada a espinha dorsal do sistema rodoviário catarinense e essencial para o escoamento da produção do Oeste aos portos e aos grandes centros brasileiros de consumo. Mantê-la em condições de segurança para o tráfego de pessoas e mercadorias, construir terceira pista e duplicá-la são metas que a ACIC persegue há décadas. Documentos, reuniões, audiências públicas, articulações com parlamentares e ministros foram algumas das atividades desenvolvidas nas últimas décadas.

Além disso, a ACIC atua fortemente na reivindicação de ferrovias. Duas ferrovias são necessárias. Uma é a Leste-Oeste, ligando a região produtora oestina aos portos marítimos catarinenses, e outra é a ferrovia Norte-Sul, ligando a região produtora de grãos do centro-oeste do País com Chapecó. As ferrovias são fundamentais para a competitividade do agronegócio e das indústrias da região.

A ACIC também é contrária ao aumento da carga tributária e mantém constantes ações nesse sentido. Outra frente de atuação é para o fortalecimento da segurança pública de Chapecó com recursos materiais e humanos. A entidade acompanha continuadamente essa pauta e busca sincronizar com a sociedade melhorias constantes na área.

O diretor de Agronegócio da ACIC, Vincenzo Mastrogiacomo, destacou que Posadas tem as mesmas características que o Oeste catarinense e o intercâmbio contribui para conhecer as potencialidades de cada região. “Temos uma entidade forte e atuante junto aos governos que defende os interesses da região e que precisa ser valorizada. A ACIC atua para tentar reduzir ao mínimo as angustiantes incertezas da era contemporânea, oferecer oportunidades de debate, de formação, de informação e de intercâmbio que buscam antecipar tendências”.