Postado em 22 de Janeiro de 2014 às 15h59

Inovações marcarão Expen 2014

Inovações conceituais, de formatos e de conteúdos marcarão a EXPEN 2014 – Feira de Soluções Empresariais – que terá como temas centrais tecnologia, gestão de negócios e empreendedorismo. O evento ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de março e é realizado pelos Núcleos Setoriais das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC), Consultoria e do Jovem Empreendedor (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

A feira oferecerá o melhor ciclo de palestras, painéis, cursos e treinamentos relacionados a competitividade empresarial que Chapecó já teve, de acordo com o coordenador geral Nilvânio Faller. Estão sendo definidos nomes nacionalmente reconhecidos nessas áreas, que compartilharão seus conhecimentos e técnicas relacionadas a inovação empresarial. Entre os palestrantes confirmados estão o professor Marcelo Peruzzo, que falará sobre Neuromarketing;o ex-capitão do BOPE e criador do personagem Capitão Nascimento e dos filmes Tropa de Elite e Tropa de Elite II, Rodrigo Pimentel; e o maior vendedor da televisão brasileira, Ciro Botini.

O principal objetivo da Expen é contribuir para estimular a economia, o empreendedorismo e o aperfeiçoamento das empresas e profissionais, oferecendo soluções completas para todas as etapas de maturação de uma empresa, desde o planejamento de um novo negócio até a gestão e conquista de novos mercados.

Faz parte da EXPEN 2014 a Feira de Negócios, que contará com 80 estandes de exposição, empresas simuladas, oficinas, jogos empresariais e sessões de negócios. A intenção é criar um espaço para oferecer soluções que possibilitem o crescimento das empresas, auxiliando o empreendedor para que ele possa melhorar seu negócio, multiplicar os resultados, minimizar custos e ser competitivo.

Entre as inovações deste ano está o projeto Startup Day que funcionará da seguinte forma: em um dia da feira serão apresentadas ideias inovadoras, em mini painéis de 5 a 8 minutos, para uma banca de juízes e empresários. Os acadêmicos terão oportunidade de apresentar suas propostas e projetos para que empresários ou interessados. Estas ideias podem ser de qualquer segmento, não apenas de tecnologia da informação. A intenção é transformá-las em negócios, numa parceria (na forma de empresas startups) entre o acadêmico e o investidor.

Essa iniciativa será conduzida pela Unochapecó, patrocinadora do evento. O prêmio para o vencedor será uma bolsa de pós-graduação. As inscrições serão realizadas previamente, tanto para a ideia como para o empresário que participará das apresentações.

Outra novidade chama-se “conhecimento empresarial”, um conjunto de atividades que compreenderá biblioteca empresarial, onde serão vendidas obras voltadas ao empreendedorismo, além de outros temas atuais. Neste mesmo espaço serão ministrados palestras, treinamentos, workshops e cursos oferecidos aos visitantes.

Está em estudo, por outro lado, uma atividade do tipo “Loja Modelo”, semelhante ao que criou o Sebrae de São Paulo. Trata-se de um espaço que reproduz em tamanho real uma loja de varejo, onde serão realizadas amostras dos mais modernos conceitos de utilização de espaço, disposição das mercadorias, iluminação, atendimento, vitrine, provadores, decoração, manequins, agregados a sistemas de controle de frente de caixa, retaguarda, estoque, seguranças, etc. Além do espaço, os visitantes receberão orientações durante a visita e poderão discutir os conceitos em uma das salas do “conhecimento empresarial”.

O idealizador e coordenador da primeira EXPEN, o atual diretor administrativo da ACIC e membro da comissão central organizadora, Francis Marcel Post, enfatiza que essas mudanças refletem o caráter inovador e vanguardista da Feira de Inovações Empresariais.

A Expen 2014 conta com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Proxsis; Unochapecó; Unimed Chapecó; Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec); Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc); Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc); e o SEBRAE.