Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 02 de Setembro de 2019 às 09h55

    História de Chapecó

    • ACIC CHAPECÓ -

    Chapecó é uma cidade viva e acolhedora, que está em constante desenvolvimento. Morar aqui é compartilhar a região com diversas etnias e culturas de um povo cada vez mais diverso. Com esse espírito de prosperidade e união celebramos, no dia 25 do mês de agosto, mais um aniversário. Mas, para chegar até o que somos hoje, nosso município passou por muita coisa. Você conhece essa história?

    A história da nossa cidade começa muito antes de nossos avós nascerem. A região oeste como conhecemos é resultado de uma série de processos econômicos, históricos e políticos do nosso continente. Houve, aqui, disputas territoriais que definiram o rumo desta trajetória.

    No século XVIII, o oeste de Santa Catarina, habitado por indígenas Kaingang e Guaranis, já era desbravado por bandeirantes. No século seguinte, a região se tornou alvo de disputa entre o Brasil e a Argentina, integrando-se oficialmente ao território brasileiro em 1884. Mais tarde, conflitos internos inflamados pela Guerra do Contestado no Sul do país influenciaram na divisão destas terras. Em 1917, se estabeleceu o município “Passo dos Índios”, que depois é nomeado como Xapecó.



    Colonização e desenvolvimento



    A ocupação das terras se deu por meio de concessões do governo a empresas colonizadoras. Estas instituições vendiam terrenos a famílias gaúchas, a maioria de descendência italiana, que se instalavam e expandiam a produção agrícola no local. Para exportação da madeira extraída na região, utilizavam-se balsas, que escoavam a madeira pelo Rio Uruguai até a Argentina. Baseada na manufatura, criação de porcos e extração de pinho, a economia foi crescendo e logo surgiram os primeiros estabelecimentos comerciais. Aos poucos, a cidade se tornava um polo econômico para o estado.

    A partir de 1963, com a criação da Secretaria de Estado dos Negócios do Oeste – SNO, com sede em Chapecó (como passa a se chamar), o município se consolidou como um grande centro administrativo. A atuação da SNO viabilizou a construção de pontes, estradas, hospitais, escolas, delegacias e a instalação de órgãos estaduais, que proporcionaram um desenvolvimento ainda maior da região. Com o crescimento econômico e populacional, a área atribuída inicialmente a Chapecó foi desmembrada e resultou em mais de 60 municípios.

    Neste mês, Chapecó completa 102 anos de fundação. Por isso, buscamos relembrar o começo do que somos e reconhecer o quanto avançamos neste tempo. Procure conhecer mais sobre a sua cidade! Parte desta memória hoje é patrimônio histórico e preservado pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM, em funcionamento desde 1986. Além disso, muitos materiais também estão disponíveis na Biblioteca Pública Municipal Neiva Costella, fundada em 1940.



    Sobre nós



    Em 1994, a Fênix nasceu e passou a fazer parte da construção desta história. Já são 25 anos trabalhando para oferecer sempre os melhores produtos e serviços. Hoje, somos referência em serviços imobiliários de qualidade e estamos entre as maiores imobiliárias da região Oeste de Santa Catarina. Tudo isso se deve a confiança e credibilidade conquistadas durante os anos de trabalho. Estamos em constante renovação e aperfeiçoamento, inspirados na quarta revolução industrial, evoluímos junto com a nossa cidade. Por isso, temos orgulho de fazer parte desta história e nos sentimos honrados em prestar serviços de excelência ao povo chapecoense.



    Fontes:

    ROSETTO, Santo. Síntese histórica da região oeste. Cadernos do CEOM. Chapecó, v. 19, n. 23, p 257-264, 2006.

    Veja também

    Capacitação: ferramenta para tornar a empresa mais competitiva20/10/17 Um dos requisitos básicos para manter a qualidade da equipe e da produtividade é a capacitação profissional. Equipes qualificadas têm melhores condições de colaborar com o resultado dos negócios, além de manter os colaboradores atualizados e preparados para resolver situações adversas do dia a dia e para enfrentamento de mudanças e......
    Oportunidade de acesso a mercado nas sessões de negócios14/09/16 Eliane Duz, diretora da Proteger Marcas e Patentes, esteve entre as participantes da primeira sessão de negócios, promovida pelo Sebrae/SC, em parceria com a ACIC e com apoio do Núcleo de Comércio Exterior e Logística......
    Como vender por meio do Google11/08/17 Quando você pretende comprar um produto ou serviço costuma pesquisar no Google? Você sabia que enquanto milhões de brasileiros buscam informações no site profissionais monitoram essas ações para fazer do......

    Voltar para Notícias