NOTÍCIAS

Postado em 02 de Setembro de 2019 às 09h55

História de Chapecó

  • ACIC CHAPECÓ -

Chapecó é uma cidade viva e acolhedora, que está em constante desenvolvimento. Morar aqui é compartilhar a região com diversas etnias e culturas de um povo cada vez mais diverso. Com esse espírito de prosperidade e união celebramos, no dia 25 do mês de agosto, mais um aniversário. Mas, para chegar até o que somos hoje, nosso município passou por muita coisa. Você conhece essa história?

A história da nossa cidade começa muito antes de nossos avós nascerem. A região oeste como conhecemos é resultado de uma série de processos econômicos, históricos e políticos do nosso continente. Houve, aqui, disputas territoriais que definiram o rumo desta trajetória.

No século XVIII, o oeste de Santa Catarina, habitado por indígenas Kaingang e Guaranis, já era desbravado por bandeirantes. No século seguinte, a região se tornou alvo de disputa entre o Brasil e a Argentina, integrando-se oficialmente ao território brasileiro em 1884. Mais tarde, conflitos internos inflamados pela Guerra do Contestado no Sul do país influenciaram na divisão destas terras. Em 1917, se estabeleceu o município “Passo dos Índios”, que depois é nomeado como Xapecó.



Colonização e desenvolvimento



A ocupação das terras se deu por meio de concessões do governo a empresas colonizadoras. Estas instituições vendiam terrenos a famílias gaúchas, a maioria de descendência italiana, que se instalavam e expandiam a produção agrícola no local. Para exportação da madeira extraída na região, utilizavam-se balsas, que escoavam a madeira pelo Rio Uruguai até a Argentina. Baseada na manufatura, criação de porcos e extração de pinho, a economia foi crescendo e logo surgiram os primeiros estabelecimentos comerciais. Aos poucos, a cidade se tornava um polo econômico para o estado.

A partir de 1963, com a criação da Secretaria de Estado dos Negócios do Oeste – SNO, com sede em Chapecó (como passa a se chamar), o município se consolidou como um grande centro administrativo. A atuação da SNO viabilizou a construção de pontes, estradas, hospitais, escolas, delegacias e a instalação de órgãos estaduais, que proporcionaram um desenvolvimento ainda maior da região. Com o crescimento econômico e populacional, a área atribuída inicialmente a Chapecó foi desmembrada e resultou em mais de 60 municípios.

Neste mês, Chapecó completa 102 anos de fundação. Por isso, buscamos relembrar o começo do que somos e reconhecer o quanto avançamos neste tempo. Procure conhecer mais sobre a sua cidade! Parte desta memória hoje é patrimônio histórico e preservado pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM, em funcionamento desde 1986. Além disso, muitos materiais também estão disponíveis na Biblioteca Pública Municipal Neiva Costella, fundada em 1940.



Sobre nós



Em 1994, a Fênix nasceu e passou a fazer parte da construção desta história. Já são 25 anos trabalhando para oferecer sempre os melhores produtos e serviços. Hoje, somos referência em serviços imobiliários de qualidade e estamos entre as maiores imobiliárias da região Oeste de Santa Catarina. Tudo isso se deve a confiança e credibilidade conquistadas durante os anos de trabalho. Estamos em constante renovação e aperfeiçoamento, inspirados na quarta revolução industrial, evoluímos junto com a nossa cidade. Por isso, temos orgulho de fazer parte desta história e nos sentimos honrados em prestar serviços de excelência ao povo chapecoense.



Fontes:

ROSETTO, Santo. Síntese histórica da região oeste. Cadernos do CEOM. Chapecó, v. 19, n. 23, p 257-264, 2006.

Veja também

BRDE amplia financiamentos a infraestrutura com recursos do FGTS26/02/19 O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE comemora o crescimento de sua carteira de financiamento a projetos de infraestrutura com recursos do FGTS. As contratações com recursos do Fundo passaram de pouco mais de R$ 12 milhões em 2017 para R$ 235 milhões em 2018, um incremento de 1.858%. Os números refletem os esforços na......
Indicador antecedente da economia fecha janeiro com expansão de 2,9%20/02/19 O indicador antecedente composto da economia (IACE) aumentou em 2,9% na comparação com dezembro, chegando a 118,8 pontos, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e o The Conference Board......
Projeto para redução no número de vereadores vai tramitar na Câmara de Chapecó13/02/19Proposta foi protocolada e após reunir o número mínimo de assinaturas seguirá para análise das comissões permanentes A diminuição no número de vereadores foi colocada em pauta na sessão dessa terça-feira (12) da Câmara de Vereadores de Chapecó. A proposição do vereador Neuri Mantelli é reduzir os eleitos......

Voltar para Notícias