Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 21 de Agosto de 2014 às 16h57

    GARANTEOESTE - Sistema SICOOB participa da primeira Sociedade de Garantia de Crédito

    A Sociedade de Garantia de Crédito - GARANTEOESTE/SC assinou, nessa semana, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), termos de adesão para aportes destinados à formação do fundo garantidor de risco pelas cooperativas do sistema SICOOB. O evento também marcou a apresentação do processo de implantação da SGC, que foi fundada no mês de junho e teve constituição do estatuto e registro em cartório no início deste mês.

    O evento reuniu a governança da GARANTEOESTE, representantes das ACIs, parceiros, apoiadores, empresários e representantes do Sistema SICOOB de Santa Catarina. A assinatura dos termos foi feita pelo presidente da ACIC Chapecó Bento Zanoni, presidente da GARANTEOESTE Sérgio Perondi, coordenador regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani, presidente do SICOOB Maxicrédito e vice-presidente do SICOOB Central SC/RS, Eloi Frazzon, além de demais representantes do sistema de cooperativa de crédito SICOOB e governança da SGC.

    Após explanação sobre o processo de implantação da GARANTEOESTE, pelo contador Dalvair Anghében e consultor do Sebrae/SC, Airton Rigotto, Parmeggiani, ressaltou a importância estratégica do sistema Sebrae estar envolvido na parceria que formou a SGC. “Nosso desafio agora é fazer uma boa gestão, cumprir os requisitos e exercer no oeste catarinense um trabalho de referência. Temos a certeza de que o nosso empenho, compromisso e capacidade de gestão trarão grandes resultados”.

    Zanoni agradeceu a confiança das ACIs, do SICOOB e demais parceiros e ressaltou que a primeira SGC do Estado motivará a formação de novas sociedades em outras regiões de Santa Catarina. “Temos certeza de que em breve teremos resultados significativos com a elevação da competitividade e desenvolvimento sustentável das empresas por meio de serviços de acesso ao crédito e assessoria financeira às associadas”.

    Na visão do presidente do SICOOB Maxicrédito e vice-presidente do SICOOB Central SC/RS, Eloi Frazzon, a SGC proporcionará maior sustentabilidade dos negócios, visando que as entidades se perenizem. “Esperamos aumentar o número de associados com as ACIs envolvidas e contamos com uma atuação pró-ativa das associações. Vamos cumprir nossa ação de dia a dia na SCG.

    O presidente do Conselho de Administração da GARANTEOESTE e diretor financeiro da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Sérgio Perondi, enfatizou que a constituição da SGC é resultado de um trabalho árduo, gratificante, que teve à frente uma equipe comprometida. “Se não fosse o trabalho de uma equipe alinhada com os objetivos e o SICOOB que comprou a ideia, não estaríamos em tão curto espaço de tempo, formalizando nosso aporte. Enfim, chegamos até aqui graças à visão empreendedora e o espírito cooperativista presente neste projeto”.

    A SGC tem como objetivo a elevação do grau de competitividade e desenvolvimento sustentável das empresas por meio de serviços de acesso ao crédito e assessoria financeira às empresas associadas. Sua função é analisar os projetos e pedidos de financiamento pleiteados por seus associados e assumir o risco de inadimplência e eventuais falências. Nestes casos, a SGC honra a garantia ante o credor e passa a conduzir o processo de insucesso e falência com a recuperação das perdas com a associada inadimplente ou falida.

    QUADRO DIRETIVO

    A GARANTEOESTE é formada pelo seguinte quadro diretivo: presidente do Conselho de Administração, diretor financeiro da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Sérgio Perondi; vice-presidente do Conselho de Administração, Jeovany Folle, presidente da Associação Empresarial de Maravilha; presidente do Conselho Fiscal, Vilmar Lima de Souza que é presidente da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste.

    Esses dirigentes trabalham para consolidar o plano de negócios, ajustar o Estatuto Social da SGC, elaborar o plano de trabalho de implantação, além de cuidar dos aspectos legais da instituição e de convênio com o sistema Sebrae e suas respectivas aprovações em assembleia.

    SISTEMA SICOOB

    O sistema SICOOB é formado por 40 cooperativas em Santa Catarina, das quais 10 assinaram os termos adesão para aportes destinados à formação dos Fundos Garantidores de Risco nessa semana. A carteira ativa de associados é de mais de 6 bilhões. 

    Veja também

    1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física02/09/14 Núcleo das Academias da ACIC comemora com ação no centro de Chapecó Praticar uma atividade física, por mais simples que seja, pode ser saudável ao organismo, mas, se má orientada pode causar vários prejuízos. Para alertar a população a respeito deste assunto e marcar as comemorações do dia do profissional de......
    “É preciso espantar a onda de pessimismo”13/04/15 Uma visão da atualidade política e econômica brasileira e catarinense e um balanço sobre obras e investimentos públicos pautaram a palestra do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), deputado......
    Nesta segunda-feira ACIC LANÇA NOVO EVENTO EMPRESARIAL22/06/18 Apresentar tendências contemporâneas, como empreender num mundo de mudanças disruptivas, disponibilizar conteúdos empresariais de alto nível através da apresentação de cases vivenciais de liderança,......

    Voltar para Notícias