NOTÍCIAS

Postado em 20 de Março de 2014 às 09h25

Expen 2014 comprova que oeste tornou-se polo de tecnologia

Os empresários e empreendedores do grande oeste catarinense não precisam se deslocar aos grandes centros para obterem soluções tecnológicas: todas elas estão disponíveis aqui mesmo. A assertiva é do coordenador geral da Feira de Soluções Empresariais (Expen), Nilvânio Faller, na abertura do evento, realizada na tarde desta quarta-feira, no Salão Nobre do Centro de Cultura e Eventos Plínio de Nes, em Chapecó.

A Expen se estenderá até sexta-feira (21 de março) com ampla programação de palestras, oficinas, minicursos e exposição. O ato de instalação reuniu lideranças empresariais e políticas, expositores, patrocinadores, apoiadores, visitantes, profissionais da imprensa e convidados.

Faller disse que a inovação tornou-se uma prioridade no meio empresarial e, dessa constatação, surgiu a Expen, em 2011. A feira reúne empresas de base tecnológica instaladas no oeste catarinense cujos produtos e serviços são adquiridos por usuários de todo o País, entre pequenas, médias e grandes empresas.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Bento Zanoni, disse que a Expen confirma a vocação de Chapecó como centro promotor de feiras técnicas e econômicas. Enalteceu a parceria entre a ACIC e a Administração municipal e convidou os empresários a conhecer cada produto e cada serviço oferecido, assistir as palestras e assimilar a imensa massa de conhecimentos oferecido .

O Secretário de Desenvolvimento Regional Américo do Nascimento Júnior destacou que o setor de tecnologia vive um momento extraordinário em Chapecó, fruto da integração das entidades empresariais (ACIC e Deatec), universidades e o poder público (Prefeitura e Governo do Estado).

Nessa mesma linha, o prefeito José Cláudio Caramori apontou a forte diversificação da matriz econômica do município como fator de desenvolvimento. “Começamos com a exploração do pinheiro, depois os grãos com as grandes lavouras e em seguida a agroindústria. Agora, chegamos ao setor mais evoluído que são as empresas de base tecnológica, cuja atuação se reflete em todos os setores da economia municipal”, resumiu.

Dois empreendimentos consolidam essa nova fase. Um deles é o Centro de Inovação que reúne recursos do Estado. Será um centro de referência em inovação e empreendedorismo, para desenvolver o município e a região de forma sustentável, posicionando a ciência, tecnologia e inovação como questão estratégica. O edifício-sede terá 3.800 m2 de área construída e custará em torno de R$ 7,5 milhões.

Outra iniciativa é o Condomínio Tecnológico, resultado da união da Associação Polo Tecnológico (Deatec), Sindicato do Comércio Varejista da Região de Chapecó (Sicom), Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Sebrae/SC, Universidades e as empresas associadas à Deatec. O projeto é caracterizado por um ambiente que congregará 36 empresas de base tecnológica e organizações empresariais e científicas estruturadas de maneira planejada. A proposta tem por objetivo promover a cultura e a prática da inovação, a troca de conhecimento, o estímulo ao desenvolvimento de novas tecnologias e a geração de renda por intermédio da criação e do fortalecimento de empresas inovadoras.

A FEIRA

A Expen 2014 é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio dos Núcleos das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Jovem Empreendedor e de Consultorias. A feira tem como principal objetivo estimular a economia, o empreendedorismo e o aperfeiçoamento das empresas e profissionais, oferecendo soluções completas para todas as etapas de maturação de uma empresa, desde o planejamento de um novo negócio até a gestão e conquista de novos mercados.

A Expen 2014 conta com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Proxsis; Unochapecó; Renova Marcas e Patentes; Unimed Chapecó; Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec); Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc); Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); Prefeitura Municipal de Chapecó e SEBRAE.

A participação no evento é totalmente gratuita. O credenciamento pode ser feito pelo site www.expen.com.br. Informações podem ser obtidas no mesmo site ou pelo telefone (49) 3323 4100.

Veja também

Mercoagro, a mais importante feira da indústria da carne, incluirá a cadeia produtiva do leite em 201411/02/14 Considerada a mais importante feira da indústria da carne no Brasil e na América Latina, a MercoAgro – 10ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne e do Leite está marcada para os dias 9 a 12 de setembro de 2014, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó/SC. Realizada a cada dois anos e em sua......
Empreendedorismo, inspiração e atitude27/03/15 ACIC e Prefeitura Municipal de Chapecó promovem 7º workshop da mulher Consolidado como um dos principais eventos realizados em Chapecó com foco nas mulheres, o 7º Workshop da Mulher abordará o tema......
Núcleo de Eventos da ACIC integra e desenvolve setor em Chapecó27/07/17 Desenvolver e explorar o potencial do setor de eventos em busca de excelência, promovendo sua evolução. Essa é a missão do mais recente grupo empresarial da ACIC: o Núcleo de Eventos. Com a visão de se tornar......

Voltar para Notícias