Estudantes do Verde Vida vivem um dia diferente junto a empresários
Programa “Empresário-Sombra Por um Dia”, da Junior Achievement, foi ofertado em parceria com a ACIC Chapecó e o Sebrae/SC
Um ambiente diferente, pessoas que não são do círculo de convivência e muita novidade e conhecimento. Assim foi a tarde de alunos do Verde Vida Programa Social para Crianças e Adolescentes nessa quarta-feira (14). Eles participaram do programa “Empresário-Sombra Por um Dia”, da Junior Achievement, e tiveram contato com o mundo do trabalho e dos negócios. Participaram da iniciativa empresas associadas à Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
Para a estudante Fernanda de Amaral Ricardo, que está no 9º ano do ensino fundamental, participar do “Empresário-Sombra Por um Dia” foi muito bom. “Aprendi bastante e vou levar para a minha vida. O que mais me marcou foi ter superado meus limites. Foi uma experiência diferente e muito legal”.
Cristina Aparecida Gnoatto, do 9º ano, disse que foi inspirador. “Conheci uma mulher com uma história incrível e muito querida. Estava com zero expectativas e ver uma mulher empoderada como ela me inspirou muito”. Também estudante do 9º ano e aluna do Verde Vida há dois anos, Emanuelly Lemes Sinski avaliou a vivência como motivadora. “Com o empresário, tive a oportunidade de conhecer três hotéis da sua rede, foi inesperado e uma experiência importante que me marcou. Foi incrível”.
O programa ofereceu aos jovens a oportunidade de vivenciar os passos de um executivo na sua jornada de trabalho, proporcionando uma visão realista do mundo corporativo, mostrando de que maneira os conhecimentos adquiridos na escola podem ser aplicados na sua carreira. “O Empresário-Sombra Por um Dia foi uma chance que esses jovens tiveram para observar e vivenciar situações que irão ajudar a construir seu futuro pessoal e profissional”, frisou o diretor executivo da Junior Achievement de SC, Evandro Badin. De acordo com Badin, com todos os programas desenvolvidos pela Junior Achievement em Chapecó neste ano, junto com os parceiros como a ACIC, Unochapecó, Senai e Sebrae/SC, a expectativa é atender 4,8 mil jovens.
Para o empreendedor Carlos Klaus, do Hotel Mogano, participar do programa foi engrandecedor. “Os jovens puderam conhecer a empresa vivendo experiências ao lado de quem trabalha. Conversaram com recepcionistas, com gerentes, visitaram as instalações. Ouviram relatos de como um gerente iniciou sua vida profissional e como chegou onde está hoje. Temos muitas histórias nos hotéis e elas são feitas por pessoas. Foi uma tarde gratificante”, expôs.
Jaqueline Gayo, da Vettor Gestão Empresarial, relatou que pôde retribuir para a sociedade. “No passado alguém me deu a mesma oportunidade, me deu a mão e me inspirou. Ao participar do Empresário-Sombra Por um Dia pude retribuir esse olhar”. O proprietário da Mecânica São Cristóvão, Genuino Simioni, ressaltou a oportunidade que os adolescentes tiveram de vivências em ambientes diferentes dos seus locais de estudo e residência. “Temos muitos problemas sociais, mas podemos fazer a nossa parte e contribuir para melhorar a situação, precisamos fazer parte das soluções, pois temos muita gente capaz e com vontade, como esses alunos que participaram das atividades”.
O presidente da ACIC, Lenoir Broch, salientou que o programa é valioso para a formação dos jovens. “Pudemos contribuir para que eles compreendessem o perfil de um empresário, ver como ele age diariamente, como se relaciona com as pessoas, como é sua liderança e perceber que muitos dos empresários de Chapecó vieram do meio rural, aprenderam a ser empreendedores, constituíram suas empresas e aproveitaram as oportunidades”.
Crescendo e Empreendendo
O “Empresário-Sombra Por um Dia” marcou o encerramento da solução educacional Crescendo e Empreendendo, realizada pela ACIC, Sebrae/SC e Verde Vida, que teve por objetivo desenvolver atitudes empreendedoras nas crianças e adolescentes, além de auxiliar na preparação para o mercado de trabalho. Participaram 24 estudantes do Verde Vida.
O diretor financeiro adjunto da ACIC, Robert Otto, frisou que a parceria da entidade com o Verde Vida vem de longa data. “Nessa ação, buscamos também o apoio do Sebrae/SC, que possui a solução educacional Crescendo e Empreendendo, com uma metodologia que atendeu nossos objetivos, além da Junior Achievement, que veio com o Empresário Sombra para encerrar as atividades de maneira especial para os adolescentes”.
O Sebrae/SC capacitou, de forma online, empresários voluntários que aplicaram o cronograma de 12 horas. “Como o time ficou muito bom e com representantes de áreas bem diferentes, acrescentamos mais três encontros, nos quais foram abordados temas relacionados à especialidade dos empresários”, relatou Otto. Entre os assuntos estiveram vendas, marketing, imagem pessoal, autoestima tecnologia e inovação e língua estrangeira.
Para a presidente do Verde Vida, Erna Vesenick, a participação dos adolescentes agregou bastante na vida deles. “São jovens que estão sendo preparados para o mercado de trabalho e essa parceria fortaleceu isso. Eles conviveram com outros professores, estiveram em outros ambientes e visitaram as empresas. Com certeza proporcionará outra visão e ficará marcado na vida deles”. O coordenador da área social do Verde Vida, Odair Balen, enfatizou a importância da aproximação com a classe empresarial. “Estamos muito felizes porque vemos a evolução dos alunos. Temos dificuldades, mas precisamos avançar, buscamos o melhor para os jovens e as parcerias são fundamentais para isso”.
O Programa Crescendo e Empreendendo ofertou instrumentos para trabalhar estímulos à adoção de atitudes empreendedoras – apoiadas, sobretudo, na responsabilidade, na cooperação, na criatividade, na inovação e na sustentabilidade ambiental – que contribuam de algum modo para a realização pessoal ou profissional do estudante. Entre as temáticas do curso estiveram atitudes empreendedoras, características do comportamento empreendedor, trabalho e negócio e pensando no futuro.
SOBRE O VERDE VIDA
O Verde Vida Programa Social para Crianças e Adolescentes auxilia na geração de emprego e renda no bairro São Pedro e arredores, em Chapecó, para a preservação do meio ambiente e, também, para a inclusão social de crianças e adolescentes por meio de oficinas educativas, da preparação para o trabalho e do encaminhamento para o mercado.
15/06 • 16h13