NOTÍCIAS

Postado em 17 de Outubro de 2013 às 17h14

Estímulo ao empreendedorismo no Bumerangue de Ideias

O Programa Bumerangue de Ideias, promovido pelo Núcleo do Jovem Empreendedor (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), recebeu nesta semana, o diretor Comercial do Grupo Orbenk - empresa familiar do ramo de terceirização de mão-de-obra - Ronaldo Benkendorf, que deu uma aula de empreendedorismo.

Benkendorf possui formação em Gestão de Negócios, foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Joinville na gestão de 2009/2010; vice-presidente do CEJESC em 2010/2011, membro do Conselho Consultivo do IEL/SC (Sistema FIESC) e presidente da Câmara da Micro e Pequena Empresa da FIESC.

Contando histórias, experiências e compartilhando cases de sucesso, o palestrante estimulou a plateia para o empreendedorismo e para fazer a diferença. Ressaltando a importância da humildade, exemplificou dizendo que se um cliente pedir a ele que limpe o banheiro, porque um funcionário não fez bem feito, ele não teria problemas em fazê-lo. Ronaldo valorizou a importância de criar necessidades para conseguir espaço, usar a inteligência, dar valor ao conhecimento e aos bons exemplos.

Ronaldo Benkendorf dividiu o microfone com o pai e precursor dos negócios da família, Alcides Bendkendorf. O patriarca falou sobre humildade e outros valores repassados de pai para filho e que aquilo que se quer, na vida, não vem de graça, mas deve ser resultado de trabalho. Ele relatou que ainda na juventude, quando deixou o exército e saiu de casa, vislumbrou na atividade de vigia noturno uma oportunidade de negócios. Mesmo sem ter sido contratado, ele cuidou de uma rua durante algumas noites. As pessoas passaram a se sentir mais seguras. Neste mometo, começaram a surgir as negociações para contratação. A primeira cliente, que não tinha dinheiro para pagar pelo serviço, todas as noites lhe fornecia um café e um sanduíche. Logo, ele ampliou o raio de cobertura e não conseguiu mais dar conta de atender sozinho. Foi assim que começaram as primeiras contratações até chegar ao número de 5.000 empregados. Alcides também ressaltou a necessidade de planejar a vida profissional e pessoal a longo prazo e não esperar que o resultado seja imediata.

Segundo o empresário, a primeira empresa de vigilância registrada no Estado de Santa Catarina foi a Orbenk.

Bumerangue de Ideias

O Bumerangue de Ideias tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre nucleados e profissionais de destaque no meio empresarial. Segundo a coordenadora do projeto, Karine Marmitt, o mercado mudou muito nos últimos anos e os jovens empreendedores precisam de orientação nesse momento.

O diretor de desenvolvimento de núcleos setoriais da ACIC, Francis Marcel Post, referenciou a forma como o palestrante conduziu a apresentação, de forma dinâmica e com a participação do patriarca da família, fugindo do que é tradicional no Bumerangue de Ideias. “De fato, quem ouviu a palestra foi estimulado para o empreendedorismo e pode perceber que as oportunidades existem, basta buscá-las”.

O ingresso foi um quilo de alimento não perecível e os donativos arrecadados serão repassados para o Programa Viver que oferece atividades de recreação, esporte, cultura, lazer e cursos profissionalizantes para crianças e adolescentes em risco social. O projeto é desenvolvido no bairro Santo Antonio, em Chapecó.

As ações do Núcleo do Jovem Empreendedor contam com patrocínio das empresas Codecal, Contaseg, Dalla Microcervejaria, Orbenk e Unochapecó.

Veja também

Programação Neurolinguística | ACIC promove palestra sobre “Comunicação para empresários” no mês de junho28/05/14 Você acredita ter a capacidade de liderar a si mesmo e outras pessoas para produzir resultados notáveis? Quando os líderes sabem os segredos para criar uma mudança duradoura, eles influenciam as pessoas e a sociedade. Além disso, as habilidades de comunicação são fundamentais para que o empresário saiba ter empatia, quebre resistências e desenvolva......
Movimentação de passageiros cresce 8,4% no aeroporto de Chapecó em 201408/01/15 Mais de 420 mil pessoas passaram pelo terminal, que se aproxima da saturação e preocupa a prefeitura O aeroporto de Chapecó recebeu 420,4 mil passageiros no ano passado, mais que o dobro da população da cidade, que tem......

Voltar para Notícias