Postado em 19 de Setembro de 2013 às 16h14

Encontro Regional de Comércio Exterior será em setembro

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional, promove o 10º Encontro Regional de Comércio Exterior (Ercoex), no próximo dia 24 de setembro no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

O Ercoex pretende estabelecer relações internacionais, discutir as perspectivas para o comércio exterior, além de fortalecer a cultura exportadora nas micro, pequenas e médias empresas da região oeste. Para o coordenador do evento, Sérgio Matte, o encontro possibilita o acesso a informações que geram a inserção das empresas no mercado global por meio de ações que estimulem o empreendedorismo e a internacionalização dos negócios. “Ano após ano, temos percebido que o Ercoex fortalece a cultura exportadora da região oeste”, avalia Matte.

PROGRAMAÇÃO

A grade de programação do Ercoex contará, no período da tarde, com diversas oficinas temáticas. O tema “O associativismo como instrumento para fortalecer as empresas no mercado internacional”, será abordado pelo coordenador do Núcleo, às 14h30. Na sequência, a gerente regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Fernanda Colatto Guillen e o gerente de agência André Augusto Bail, falarão sobre o tema “Importar e exportar é mais fácil do que você imagina”. Às 15h30, a gerente de Negócios Internacionais do Banco do Brasil S.A., Maria Luiza Lapolli, falará sobre “Linhas de crédito para área internacional” e às 16 horas, o gerente adjunto de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Paulo Antoniollo apresentará o tema “Apoio financeiro a empresas exportadoras: foco em investimentos”.

Às 16h30, o Secretário Especial de Articulação Internacional do Estado de SC, Felipe Mello abordará o tema “Incentivo ao comércio exterior e ao cenário catarinense”. Logo após, o diretor da Compliance Customs Services, Omar Rachet, falará sobre “Benefícios com habilitação no regimento aduaneiro (Linha azul)” e para encerrar as oficinas, o representante da Comissão provisória de criação Usuport – SC, Osvaldo Agripino de Castro Jr. apresentará o tema “Reforma portuária: para quem? – Em busca de redução de custos”.

Á noite, a programação do Ercoex trará dois cases empresariais. Às 19h30, o empresário, Roberto Zagonel, ministrará palestra sobre “Um banho de qualidade: empreendendo e inovando internacionalmente” e logo após, o CEO do Grupo Dass, Vilson Hermes, falará sobre a “Revolução no segmento esportivo: rompendo limites e atuando globalmente”. Depois das duas apresentações, haverá um painel mediado pelo coordenador do Núcleo, Sérgio Matte, com os dois palestrantes.

O evento conta com patrocínio do Banco do Brasil e apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A entrada será franca para as oficinas temáticas do período vespertino. Nas palestras á noite, será cobrado o valor de R$10 para estudantes e R$ 20 para os demais participantes. Informações pelo telefone (49) 3323 4100 ou pelo site www.acichapeco.com.br.