Postado em 24 de Setembro de 2015 às 17h43

Empreender com humildade, comprometimento e zelo

Referência em transporte de cargas fracionadas no Sul do Brasil, com uma frota superior a 900 veículos, mais de 4.000 colaboradores e mais de 100 pontos de coletas e entregas. Esses números conferem à Expresso São Miguel a credibilidade de um serviço realizado com eficiência. A empresa foi apresentada a cerca de 150 pessoas que prestigiaram o Programa Almoço Empresarial da ACIC, nessa quinta-feira (24).
“Gestão Profissional como caminho para o sucesso” foi o tema desta edição do evento. O sócio-proprietário e membro do conselho de administração Erni José Backes fez questão de enfatizar o orgulho dos colaboradores em ”ser” Expresso São Miguel - orgulho de sentir-se parte de uma empresa familiar que faz a diferença onde quer que atue, seja por sua história, suas conquistas ou ainda por sua capacidade de vencer desafios.
Backes falou da visão acionista e da dificuldade que foi até que a empresa se consolidasse no mercado de transporte de cargas fracionadas. Ressaltou que, tudo começa com humildade no trato com as pessoas, pois só a partir dela é possível alcançar um elo de confiança. “Nós acreditamos e confiamos nas pessoas, mas também damos alguns puxões de orelha e isso faz parte da vida do empresário. Só chegamos até aqui por causa do nosso compromisso e zelo com as pessoas”, assegurou. Entre os valores da Expresso São Miguel estão o comprometimento com a ética, qualidade, confiança, sustentabilidade e respeito à vida e às pessoas.
O sócio apresentou também os conceitos que levam um empresário a se destacar. Segundo ele, no primeiro momento a vocação empreendedora identifica oportunidades, além de propor, criar e construir negócios. No segundo momento, já como empresário, é preciso identificar problemas, administrá-los, gerir e controlar equipes, para só então se tornar um investidor, que visa resultados e zela pelo capital e pelo negócio a longo prazo.
Atuando desde 1995, a Expresso São Miguel tem como uma de suas principais metas o cumprimento de horários para com seus clientes, para isso a Logística Integrada está baseada principalmente no controle, através do rastreamento e monitoramento da frota, por toda região rodada. A maioria das entregas são realizadas em até 24 horas. O diretor Éderson Tomasi da Silva contou como aconteceu todo o processo de aprimoramento da gestão da empresa a partir de uma visão sistêmica do negócio em quatro passos.
A primeira etapa consistiu na capacitação por meio de programas e outras atividades realizadas pela empresa em quatro eixos – cultura organizacional, desenvolvimento técnico e operacional, desenvolvimento estratégico e desenvolvimento comportamental. A partir disso, o segundo passo foi otimizar o desempenho e proteger as partes envolvidas por um modelo de gestão eficaz. Para isso, buscaram o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e aperfeiçoaram seu processo de gestão. O terceiro passo implicou em rever toda a estrutura, tanto a interna quanto de relacionamento externo. Já o quarto passo se refere à proteção do patrimônio e das famílias.
O diretor Marcio Martins da Silva ressaltou o compromisso e os valores da empresa, que vê a valorização das pessoas como o caminho para o crescimento, pessoal e profissional. “Buscamos não apenas funcionários, mas pessoas com instinto empreendedor. Inclusive, fomentamos o empreendedorismo a partir da abertura de novas unidades da Expresso São Miguel”. A empresa, que se destacou pela agilidade e conhecimento das estradas do interior do Sul do Brasil, leva o comprometimento com clientes, horários, parceiros e com sua carga como algo imprescindível.
Para o futuro, o diretor adiantou que o foco está na profissionalização a partir de um crescimento sustentável, investimentos em novas tecnologias, capacitação dos colaboradores e dos futuros gerenciadores da empresa.
O presidente da ACIC, Bento Zanoni, agradeceu a participação e disposição dos empresários que integraram o Programa e enfatizou que o evento foi uma aula de gestão empresarial.
Ao final do evento, os participantes foram presenteados com brindes institucionais da empresa e uma muda de árvore oferecida pela ACIC, pelo lançamento da Mercoflora.
O Programa Almoço Empresarial da ACIC conta com apoio do BRDE. Em 54 anos de atuação, o BRDE contratou R$ 25 bilhões em financiamentos em Santa Catarina. BRDE, o banco certo para financiar o seu projeto.