NOTÍCIAS

Postado em 24 de Setembro de 2015 às 17h43

Empreender com humildade, comprometimento e zelo

Referência em transporte de cargas fracionadas no Sul do Brasil, com uma frota superior a 900 veículos, mais de 4.000 colaboradores e mais de 100 pontos de coletas e entregas. Esses números conferem à Expresso São Miguel a credibilidade de um serviço realizado com eficiência. A empresa foi apresentada a cerca de 150 pessoas que prestigiaram o Programa Almoço Empresarial da ACIC, nessa quinta-feira (24).
“Gestão Profissional como caminho para o sucesso” foi o tema desta edição do evento. O sócio-proprietário e membro do conselho de administração Erni José Backes fez questão de enfatizar o orgulho dos colaboradores em ”ser” Expresso São Miguel - orgulho de sentir-se parte de uma empresa familiar que faz a diferença onde quer que atue, seja por sua história, suas conquistas ou ainda por sua capacidade de vencer desafios.
Backes falou da visão acionista e da dificuldade que foi até que a empresa se consolidasse no mercado de transporte de cargas fracionadas. Ressaltou que, tudo começa com humildade no trato com as pessoas, pois só a partir dela é possível alcançar um elo de confiança. “Nós acreditamos e confiamos nas pessoas, mas também damos alguns puxões de orelha e isso faz parte da vida do empresário. Só chegamos até aqui por causa do nosso compromisso e zelo com as pessoas”, assegurou. Entre os valores da Expresso São Miguel estão o comprometimento com a ética, qualidade, confiança, sustentabilidade e respeito à vida e às pessoas.
O sócio apresentou também os conceitos que levam um empresário a se destacar. Segundo ele, no primeiro momento a vocação empreendedora identifica oportunidades, além de propor, criar e construir negócios. No segundo momento, já como empresário, é preciso identificar problemas, administrá-los, gerir e controlar equipes, para só então se tornar um investidor, que visa resultados e zela pelo capital e pelo negócio a longo prazo.
Atuando desde 1995, a Expresso São Miguel tem como uma de suas principais metas o cumprimento de horários para com seus clientes, para isso a Logística Integrada está baseada principalmente no controle, através do rastreamento e monitoramento da frota, por toda região rodada. A maioria das entregas são realizadas em até 24 horas. O diretor Éderson Tomasi da Silva contou como aconteceu todo o processo de aprimoramento da gestão da empresa a partir de uma visão sistêmica do negócio em quatro passos.
A primeira etapa consistiu na capacitação por meio de programas e outras atividades realizadas pela empresa em quatro eixos – cultura organizacional, desenvolvimento técnico e operacional, desenvolvimento estratégico e desenvolvimento comportamental. A partir disso, o segundo passo foi otimizar o desempenho e proteger as partes envolvidas por um modelo de gestão eficaz. Para isso, buscaram o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e aperfeiçoaram seu processo de gestão. O terceiro passo implicou em rever toda a estrutura, tanto a interna quanto de relacionamento externo. Já o quarto passo se refere à proteção do patrimônio e das famílias.
O diretor Marcio Martins da Silva ressaltou o compromisso e os valores da empresa, que vê a valorização das pessoas como o caminho para o crescimento, pessoal e profissional. “Buscamos não apenas funcionários, mas pessoas com instinto empreendedor. Inclusive, fomentamos o empreendedorismo a partir da abertura de novas unidades da Expresso São Miguel”. A empresa, que se destacou pela agilidade e conhecimento das estradas do interior do Sul do Brasil, leva o comprometimento com clientes, horários, parceiros e com sua carga como algo imprescindível.
Para o futuro, o diretor adiantou que o foco está na profissionalização a partir de um crescimento sustentável, investimentos em novas tecnologias, capacitação dos colaboradores e dos futuros gerenciadores da empresa.
O presidente da ACIC, Bento Zanoni, agradeceu a participação e disposição dos empresários que integraram o Programa e enfatizou que o evento foi uma aula de gestão empresarial.
Ao final do evento, os participantes foram presenteados com brindes institucionais da empresa e uma muda de árvore oferecida pela ACIC, pelo lançamento da Mercoflora.
O Programa Almoço Empresarial da ACIC conta com apoio do BRDE. Em 54 anos de atuação, o BRDE contratou R$ 25 bilhões em financiamentos em Santa Catarina. BRDE, o banco certo para financiar o seu projeto.
 

Veja também

Assembleia aprova diretoria da primeira Sociedade de Garantia de Crédito de SC28/05/14 Empresários representantes de associações comerciais e industriais das regiões oeste, extremo-oeste e noroeste de Santa Catarina escreveram mais um capítulo da história do Estado na noite da última terça-feira, 27. Eles participaram da primeira assembleia geral da Sociedade de Garantia de Crédito Garanteoeste que instituiu a diretoria e aprovou o......
Núcleo de Salões de Beleza da ACIC promove dia da beleza na Apae07/10/15 Fazer maquiagem, pintar as unhas, cortar os cabelos ou fazer um penteado, essas foram as opções oferecidas aos alunos da APAE Chapecó pelo Núcleo de Salões de Beleza da Associação Comercial e Industrial de......
NTIC da ACIC apresenta site de emprego para o setor de Tecnologia19/09/13 Ferramenta reduzirá a dificuldade do setor na contratação de profissionais e ainda oferecerá, à comunidade, uma possibilidade de ingresso no mercado de trabalho O setor de tecnologia e comunicação tem......

Voltar para Notícias