NOTÍCIAS

Postado em 28 de Maio às 14h37

Embora população desconheça, Brasil tem Lei de seguros obrigatórios

Associados (7)
  • ACIC CHAPECÓ -

A maior parte seguros vendidos no Brasil tem contratação facultativa. Mas, o que a maior parte da população desconhece é que existem uma seguros obrigatórios, ou seja, que tem a contratação determinada por Lei.
O seguro obrigatório mais conhecido é o DPVAT, que é convertido para vítimas de acidentes de trânsito, independente de culpa em todo o território nacional, incluindo o condutor ou proprietário (morte, invalidez permanente e despesas com assistência médica). Além do DPVAT, existem diversos seguros obrigatórios no mercado brasileiro, tanto em termos nacionais, como estaduais. Alguns deles são:
Os seguros obrigatórios estão descritos no artigo 20 d0 Decreto – Lei nº 73/66.
“a) danos pessoais a passageiros de aeronaves comerciais; b) responsabilidade civil do proprietário de aeronaves e do transportador aéreo; c) responsabilidade civil do construtor de imóveis em zonas urbanas por danos a pessoas ou coisas; d) bens dados em garantia de empréstimos ou financiamentos de instituições financeiras públicas; e) garantia do cumprimento das obrigações do incorporador e construtor de imóveis; f) garantia do pagamento a cargo de mutuário da construção civil, inclusive obrigação imobiliária; g) edifícios divididos em unidades autônomas; h) incêndio e transporte de bens pertencentes a pessoas jurídicas, situados no País ou nele transportados; j) crédito à exportação, quando julgado conveniente pelo CNSP, ouvido o Conselho Nacional do Comércio Exterior (CONCEX); l) danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres e por embarcações, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não; m) responsabilidade civil dos transportadores terrestres, marítimos, fluviais e lacustres, por danos à carga transportada”.


A legislação também prevê, por exemplo, seguros obrigatórios para pessoas empresas que queiram participar de concorrências abertas pelo poder público. Um deles é o seguro contra incêndio de bens móveis e imóveis pertencentes às pessoas jurídicas. Outro é o seguro de transporte de bens, seguros garantia de cumprimento às obrigações e seguro de garantia de empréstimo ou financiamento de instituições financeiras públicas.
Os seguros costumam se tornar obrigatórios também por Convenção Coletiva de Trabalho (saúde e de pessoa) e também por leis específicas. Mas existem ainda muitas iniciativas de projetos de leis estaduais e municipais propondo obrigatoriedade de seguros específicos.

A propósito das muitas tentativas de se legislar nos Estados e Municípios sobre seguro, inclusive para torna-lo obrigatório, vale destacar a decisão do Supremo Tribunal Federal barrando tais medidas. É o caso da decisão proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3.402, pela qual o STF, no ano de 2015, julgou inconstitucional a Lei nº 11.265/02 do Estado de São Paulo, que pretendia estabelecer o seguro obrigatório de acidentes pessoais coletivo para eventos artísticos, desportivos, culturais e recreativos com renda resultante de cobrança de ingressos, reconhecendo a sua inconstitucionalidade formal por invasão da competência privativa da União para fazê-lo.

Veja também

Sala do Conhecimento na Expen 201420/03/14 Rentabilidade expressiva, segurança e marketing são os principais fatores que atraem os empreendedores a investirem nas franquias. Estes fatores foram destacados pelo professor e empresário, Sérgio Migliorini, durante o mini-curso sobre “Franchising” na sala do conhecimento da Expen 2014, que prossegue até sexta-feira (21), no Centro de Cultura e Eventos Plínio......
Núcleo de Comércio Exterior da ACIC lança programa COMEX em Pauta01/06/18 “Como importar da China?” e apresentação da Enterprese Europe Network (EEN Brasil/IBICT) são os temas das palestras sobre o comércio internacional promovida pelo Núcleo de Comércio Exterior e......
1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física02/09/14 Núcleo das Academias da ACIC comemora com ação no centro de Chapecó Praticar uma atividade física, por mais simples que seja, pode ser saudável ao organismo, mas, se má orientada pode causar vários......

Voltar para Notícias