NOTÍCIAS

Postado em 18 de Outubro de 2013 às 16h35

Em sintonia com a sustentabilidade

As Associações Comerciais e Industriais de Chapecó (ACIC) e de Joaçaba (ACIOC), a Celulose Irani S/A e a Unoesc realizarão dia 4 de novembro próximo, no CESEC, o 2o Fórum de Sustentabilidade, no qual haverá lançamento estadual da G4, a nova geração de diretrizes do sistema GRI (Global Reporting Initiative) para publicação de relatórios de sustentabilidade. O evento será desenvolvido no período vespertino, reunirá cerca de 120 dirigentes empresariais e analistas da área, com apoio da Nord Electric, FACISC, FIESC e GRI.

A programação iniciará às 13h30 com apresentação da metodologia GRI pela diretora do Ponto Focal GRI no Brasil, Gláucia Térreo.

Às 15h20 haverá intervalo e em seguida iniciará painel empresarial com Bruno Luiz Martins (analista de sustentabilidade da Dudalina), Schirlei Osmarini (gerente de marketing da Tirol), Bruna Camassari da Silva (analista de sustentabilidade da Celulose Irani) e Nelson Akimoto (diretor presidente da Nord Electric).

Essas empresas relatarão os benefícios auferidos com a prática habitual e institucional de relatar os resultados, avanços e desafios relacionados com a sustentabilidade, mediante a utilização da metodologia GRI.

Para o setor empresarial, o conceito de sustentabilidade representa uma abordagem para se fazer negócios com inclusão social, respeito à diversidade cultural e aos interesses de todos os envolvidos, a otimização do uso de recursos naturais e a redução do impacto sobre o meio ambiente. Mas não se trata de definir e perseguir apenas metas sociais e ambientais, pois, também é legitima a busca pelo lucro, o retorno aos acionistas, a prosperidade financeira. Na prática, sustentabilidade está ligada ao conceito do triple bottom line, onde deve haver o equilíbrio entre as dimensões social, ambiental e econômica.

O princípio da sustentabilidade defende que a satisfação das necessidades das gerações atuais não deve comprometer a das gerações vindouras. Por outras palavras, a utilização dos recursos naturais atualmente disponíveis, não deve ser mais rápida que a capacidade da própria natureza em os repor. Este princípio relaciona-se com o conceito de desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento sustentável é aquele que permite alcançar as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de alcançarem as suas próprias necessidades. O modelo de desenvolvimento sustentável é, assim, aquele que internaliza os custos ambientais e sociais na economia e que substitui a primazia da economia pelo equilíbrio das dimensões ambiental, social e econômica.

Sustentabilidade é um compromisso empresarial que torna-se prioridade do planejamento estratégico. Por isso, as empresas comprometidas com a sustentabilidade devem adotar a prática da transparência, não como ferramenta de marketing ou de relações públicas, mas, como estratégia de comunicação com a sociedade. Assim, essas organizações humanas (as empresas) demonstram que, também, são agentes de mudança, que operam com transparência e responsabilidade.

Quando implementado de forma autêntica, este compromisso trará resultados positivos para a sociedade (atenuação ou solução de mazelas) e para a empresa (valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade e capacidade de adaptação e longevidade).



Para mais Informações sobre o Fórum de Sustentabilidade: (49) 3323-4100 ou eventos@acichapeco.com.br e (49) 3521-1333 ou executiva@acioc.com.br

Veja também

IVG avalia 1.600 veículos e mostra que maiores problemas foram em itens básicos24/09/18 Itens básicos como correias, troca de óleo, sistema de arrefecimento, freios e pneus foram alguns dos que mais apresentaram problemas durante a Inspeção Veicular Gratuita (IVG), realizada em todo o Estado e que avaliou aproximadamente 1.600 veículos. Em Chapecó, a promoção foi do Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e......
Feirão do Imposto reforça necessidade de reforma tributária29/10Ação promovida no fim de semana, em Chapecó, pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIC, mostrou incidência de impostos em produtos de uso popular Você já parou para pensar no quanto paga de imposto em cada produto e serviço que consome? Sabia que, atualmente, o brasileiro trabalha cerca de 150 dias ao ano somente para pagar seus tributos? Para contribuir na reflexão sobre o......
ACIC promove curso de logística para atendimento com excelência ao cliente02/10A qualidade do produto é resultado do engajamento do planejamento logístico, tático e operacional O diferencial da entrega rápida e com qualidade foi o tema abordado no curso de estratégias de logística promovido nesta semana pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e ministrado pelo professor......

Voltar para Notícias