Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 03 de Novembro de 2020 às 16h46

    "É simples e bom para a cidade", afirma João Ricardo Pan, sobre o Lixo Zero

    Contribuir para o desenvolvimento do município. Com esse pensamento a empresa Disapar, associada à ACIC, desenvolve alguns projetos internos. Entre eles, está a implementação do Programa Lixo Zero, realizado desde o primeiro semestre de 2019. O objetivo é diminuir o lixo e dar o destino correto de resíduos.

    O diretor da Disapar, João Ricardo Pan, relata que os resíduos orgânicos são destinados à compostagem e os recicláveis aos parceiros de coleta ou reutilizados, como as caixas de papelão. "Também nos propomos a reduzir a produção de resíduos como copos de plástico e passamos a participar do Moeda Verde, o aplicativo chapecoense que promove hábitos sustentáveis. Junto dele nos tornamos um ponto de coleta de caixas de leite e de óleo para reciclagem. Ainda, no fim do ano envolvemos nossa equipe e recolhemos brinquedos, roupas e produtos de limpeza que são destinados a entidades sociais", expõe.

    De acordo com o Pan, quando ele ouviu falar do Programa Lixo Zero, lançado pela prefeitura no início do ano passado, ficou curioso. Foi a um encontro do programa, em maio, e passou a integrar os grupos de pesquisa sobre lixo orgânico e industrial. 'Os resíduos industriais já eram recolhidos. Para os orgânicos, elaboramos diversas propostas. Implantar na empresa foi natural, por estarmos envolvidos com o programa. Foi uma atividade prazerosa, que contribui para melhorar as condições de vida da comunidade, nos proporcionou crescimento como pessoas e nos fez olhar para os resíduos orgânicos e recicláveis de maneira diferente", conta Pan. 

    Por enquanto, os colaboradores da empresa, que aderiram prontamente ao programa, levam os resíduos orgânicos para compostagem em casa. Porém, a Disapar está trabalhando na ampliação da loja e, no novo espaço, terá um canteiro para compostagem e para uma horta. "Cada um pode fazer a sua parte. É simples, prazeroso, bom para a cidade e com resultados imediatos", enfatiza o empresário. "Buscamos sempre contribuir com atividades positivas. Reconhecemos que o rápido desenvolvimento de Chapecó colabora muito para a nossa história e desejamos também contribuir positivamente com o município", acrescenta Pan.

    O empresário frisa que, com o destino correto, é retirado do aterro sanitário 500 gramas por dia de resíduos orgânicos por pessoa. Cada indivíduo produz, mensalmente, 15 kg de materiais orgânicos. "A coleta de lixo em Chapecó é paga por tonelada. Se diminuirmos a quantidade de resíduos que vão para a coleta urbana, o município economizará recursos que poderão ser utilizados em outras áreas. Da mesma forma, quando fizemos a separação correta, as cooperativas de reciclagem recebem um material com mais qualidade, o que gera um valor maior na venda e as famílias terão um salário melhor. Ou seja, é um ciclo que alimenta toda uma cadeia, contribuindo em diversos aspectos econômicos, sociais e ambientais", enfatiza Pan.

    SOBRE A EMPRESA

    A Disapar foi fundada em 1990. Oferece produtos na linha de tintas automotivas, equipamentos de proteção individual, ferramentas e parafusos, máquinas e equipamentos, soldas e abrasivos, produtos elétricos e uma linha de bazar. Ao todo, são mais de 40 mil itens nas lojas físicas e no site. Possui 60 colaboradores diretos em Chapecó e em Joaçaba e mais de 20 representantes que atuam nos três Estados do Sul.

    PROGRAMA

    O Programa Chapecó Lixo Zero é um conjunto de projetos, ações, atividades e técnicas, métodos e inovações que objetivam incentivar a sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público a não produção ou redução da geração ou, ainda, a valorização dos resíduos sólidos urbanos e sua reintrodução na cadeia produtiva. O objetivo é provocar uma mudança cultural, de atitudes e hábitos, com relação aos cuidados com o lixo.

    Veja também

    Regimes aduaneiros foram abordados no Comex em Pauta05/09/18 Palestra e análise sobre o comércio internacional, com destaque para regimes aduaneiros especiais, foram temas da terceira edição do Comex em Pauta, promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), nessa semana, na sede da entidade. A iniciativa tem por objetivo......
    ACIC promove campanha institucional para integrar associados12/11/20 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) é uma entidade empresarial representativa do comércio, da indústria, da prestação de serviços e da agropecuária. Há 73 anos......

    Voltar para Notícias