Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 08 de Março às 18h25

    Doação de sangue: você já fez a sua?

    Campanha do Núcleo de Academias da ACIC mobiliza pessoas para manter a regularidade dos estoques de sangue do Hemosc, que teve queda acentuada com a pandemia.

    A pandemia trouxe um cenário diferente para todos os segmentos. Não é distinto para o Hemosc que está enfrentando dificuldade para manter a regularidade dos estoques de sangue. Para contribuir, o Núcleo de Academias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) reforça a campanha de doação. A coordenadora do Núcleo, Angélica Filippini, enfatiza que o Hemocentro precisa de ajuda, pois chegou ao seu limite.

    "Neste momento que estamos vivendo as transfusões de sangue não param, os tratamentos de doenças não param. Por isso, precisamos da colaboração de todos que puderem ajudar". 

    O Núcleo de Academias está fazendo ampla divulgação entre os alunos, por meio de contato telefônico, e também para os grupos empresariais da ACIC. "Além de nossa própria doação, estamos convidando os colaboradores, familiares, amigos, clientes e parceiros para essa corrente do bem que ajudará a salvar muitas vidas. As empresas também podem participar, motivando seus times a doarem sangue", frisa Angélica.

    A coordenadora de Captação de Doadores do Hemosc em Chapecó, Eliana Ribicki, enfatiza que a situação é delicada. O consumo de sangue não parou nos outros setores.

    "Neste momento o principal assunto é covid-19, mas os pacientes com outras doenças continuam seus tratamentos. Em contrapartida, devido à situação sanitária atual, muitos doadores deixaram de vir até o Hemosc", frisa, ao acrescentar que pacientes com coronavírus também podem receber sangue no tratamento.

    Eliana ressalta que os doadores não podem passar pela pandemia sem fazer as doações. "É um momento que todos estão com medo, mas desde março do ano passado o Hemosc está atendendo os doadores de maneira agendada para evitar aglomerações. Além disso, estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para a segurança de todos". 

    Os casos de covid-19 aumentaram neste ano. Porém, Angélica assinala que há mais de 21 mil pessoas curadas em Chapecó. 'Após 30 dias, essas pessoas também podem colaborar e ajudar a preservar outras vidas. É um ato solidário e de amor e o momento que estamos vivendo pede isso. O sangue é fundamental e insubstituível em cirurgias e alguns tratamentos. Uma simples doação pode beneficiar várias pessoas", realça.

    EMPRESA SOLIDÁRIA
    As empresas que fizerem cadastro no Hemosc e participarem da campanha receberão o selo virtual Empresa Solidária que pode ser utilizado em documentos impressos e eletrônicos pelo período de um ano, proporcionando visibilidade à organização e, acima de tudo, despertando o espírito de solidariedade entre todos os envolvidos.

    O selo é complementar ao Certificado Empresa Solidária que também será entregue às organizações. É importante fazer o cadastro para que, no sistema do Hemocentro, as doações sejam registradas corretamente conforme cada empresa.

    A campanha também visa conscientizar os empresários e colaboradores para que, além de criar a cultura da doação de sangue dentro das organizações, possam fazer o bem e contribuir com quem precisa. "Sabemos que neste período de pandemia pode ser um pouco mais difícil o deslocamento, mas com planejamento podemos ajudar a manter a regularidade dos estoques de sangue", sublinha Angélica.

    ACADEMIAS
    Participam da iniciativa as seguintes academias: Alive Academia, Aquatic Center, Urack Treinamento Personalizado, Fitness Academia, Lead Academia, Academia Objetiva, Oxigênio, Passo a Passo, Qualitá Saúde, Three Cross Academia, Training Park Academia e Vida Ativa Premium. A campanha também teve apoio da Tasca que contribuiu na divulgação e nas inscrições dos interessados em fazer a doação de sangue.

    ATENDIMENTO NO HEMOSC
    O agendamento para doação de sangue pode ser feito pelo site para facilitar e agilizar o atendimento: https://www.hemosc.org.br/agende-sua-doacao.html. Se o doador preferir pode ligar: (49) 3700-6410 ou (49) 3700-6401.

    CONFIRA O PROCEDIMENTO ADOTADO PELO HEMOSC PARA SUA SEGURANÇA:
    · Encaminhada a higienização das mãos antes do atendimento;
    · Doador entrega seu documento na recepção e o retira somente após avaliação clínica, evitando, assim, que após a higienização manuseie novamente seu documento;
    · Álcool 70% disponível nos guichês de atendimento, sala de sinais vitais, entrevista clínica, coleta e lanche. A partir da recepção o doador tem acesso ao álcool 70%;
    · Marcação das cadeiras identificando as que não devem ser utilizadas, permitindo assim o distanciamento seguro;
    · Colocação de vidros nos guichês de atendimento, evitando o contato próximo com os colaboradores;
    · Utilização de máscaras por todos os colaboradores do Hemosc;
    · Disponibilização de máscara para doadores e pacientes, caso alguém não a esteja utilizando;
    · Higienização das cadeiras de coleta e das bancadas após cada atendimento;
    · Orientação para ir ao Hemosc sem acompanhantes;
    · Atendimento por agendamento, evitando acúmulo de doadores no processo de doação.

    O QUE É NECESSÁRIO PARA DOAR?
    · Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
    · Doadores com 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
    · O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
    · O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo e sem sintomas de covid-19 por pelo menos 14 dias;
    · Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
    · Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista etc;
    · Ter repousado bem na noite anterior à doação;
    · Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação;
    · Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
    · Mais informações no site do Hemosc: www.hemosc.org.br.

    Veja também

    Inscrições abertas para o ACIC + Gestão22/01/20Evento, promovido pela ACIC Chapecó, ocorrerá no dia 19 de março e terá como palestrantes Martha Gabriel, Vânia Ferrari e Pedro Aihara A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove no mês de março o ACIC + Gestão e abre a possibilidade de parcelamento da inscrição para associados da entidade em até três vezes na mensalidade durante o mês de janeiro. A partir de fevereiro o parcelamento poderá ser feito em até duas vezes. O evento está......
    Consulta pública abre espaço para opiniões sobre economia digital17/07/19 A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) abriu uma consulta pública para ouvir empresários, trabalhadores, pesquisadores e interessados sobre que políticas são necessárias para estimular a......
    Acic e Sebrae realizam Programa de Melhoria de Gestão05/06/15 Com a intenção de oferecer subsídios para gestores e empreendedores melhorarem a gestão de suas respectivas empresas, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Sebrae realizam, na próxima......

    Voltar para Notícias