NOTÍCIAS

Postado em 24 de Setembro de 2018 às 17h48

Dia “D” Saúde incentiva a prática de atividades físicas

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Ação contou com inauguração de pista de caminhada no Complexo Esportivo Verdão e do Vercão, além de diversas atividades para cuidar da saúde



Praticar exercício físico é essencial e, para incentivar os moradores de Chapecó a terem esse hábito, o Núcleo de Academias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, inauguraram no fim de semana, no Complexo Esportivo Verdão, a Pista de Caminhada e o Vercão.

A Pista de Caminhada está localizada em uma área de mata aos fundos do campo de futebol. A antiga pista foi recuperada e totalmente britada para oferecer uma caminhada mais segura. “Além da revitalização de acordo com orientação de profissionais de educação física do Núcleo de Academias e da Secretaria, o local foi limpo e a segurança no Verdão foi reforçada para garantir mais tranquilidade aos usuários”, comentou o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Ivan Carlos Agnoletto.

A pista oficial possui 570 metros e o circuito total tem 1.200 metros. De segunda a sexta-feira, das 7 às 9 horas e das 17 às 20 horas e nos sábados das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas haverá profissionais de educação física para acompanhar e orientar a prática de atividades físicas.

A coordenadora do Núcleo de Academias, Rosana Urack, frisou que aproveitar espaços ao ar livre para a prática de atividades físicas é uma opção saudável e agradável. Porém, ela reforçou a importância do acompanhamento por um profissional de educação física devidamente credenciado junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF). “É esse profissional que é responsável por cuidar da saúde física do indivíduo, evitando lesões e proporcionando um melhor desempenho no exercício escolhido”.

O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, enfatizou a importância de disponibilizar espaços públicos para atividades de lazer e prática de exercícios. “Lugares como parques e praças estão sendo cada vez mais solicitados pela população e são importantes para a melhoria da qualidade de vida”.

Durante a tarde de sábado, profissionais do Núcleo desenvolveram caminhada orientada, circuito funcional de atividades (corridas, saltos, corda, exercícios com peso e força e agilidade), avaliação física (IMC, relação cintura, quadril, peso, pressão arterial e frequência cardíaca). Também ocorreu plantio de árvores em comemoração ao Dia da Árvore.

O Complexo Esportivo Verdão oferece opções para a prática de várias modalidades esportivas: pistas para caminhada e para ciclismo, espaço para passeio a cavalo, vôlei de areia, basquete, futebol, futsal, skate, handebol e rugby.

VERCÃO

Também foi inaugurado, no fim de semana, o Vercão. O espaço é destinado para cães, com objetivo de fomentar a prática e hábitos saudáveis dos animais de estimação, promovendo o seu bem-estar e interação entre os cachorros e seus donos. O casal Talita Fachinello e Ernesto Albrecht de Paial, Santa Catarina, aproveitaram o sábado com amigos e visitaram o Complexo Esportivo Verdão. Eles levaram a cachorrinha de estimação para aproveitar o Vercão – Espaço de Lazer para cachorros desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e localizado no Verdão. Para eles a iniciativa do Vercão é ótima, pois tem diversos espaços de lazer que não permitem a entrada de animais. Para eles, a interação com outros animais e pessoas é importante para os animais. “Nós moramos em casa e tem espaço para a nossa cachorrinha brincar, mas tem muitos animais que não tem isso. É legal também pela interação com outras pessoas e animais” comentou o casal.

O Vercão tem uma área de cerca de 500 metros quadrados, isolada do restante do Verdão por alambrado. Contém lixeira para despejo de material e dejetos orgânicos, bebedouro de água, bancos, rampas, tubos, estacas, suspensão de pulo e pneus. O local é exclusivo para cachorros dóceis que saibam conviver com outros animais. Não é permitida entrada de cadelas no cio ou com doenças infectocontagiosas e cães que oferecem risco devem usar focinheiras.

Veja também

Workshop do CENA discute liderança e inteligência emocional22/08/18 Em um mercado cada vez mais competitivo, profissionais que possuem habilidades além da técnica são cada vez mais requisitados pelas empresas. Pessoas que têm facilidade de trabalhar em equipe, conseguem resolver situações adversas e motivam a equipe são fundamentais para resultados positivos. O tema foi abordado nessa semana no 5º workshop do Programa......
Núcleo dos CFC’s quer fortalecer campanhas municipais de trânsito23/03/16 O Núcleo dos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) da Associação Comercial e Industrial (ACIC) esteve reunido, nessa segunda-feira (21), com o secretário de Defesa do Cidadão de Chapecó,......

Voltar para Notícias