Postado em 29 de Maio de 2018 às 14h27

Desafios das vendas em indústrias gráficas são abordados em treinamento

• ACIC CHAPECÓ -

Iniciativa foi do Núcleo das Indústrias Gráficas da ACIC Chapecó

“A venda é consequência de um bom atendimento”, afirmou o facilitador do curso “Como vender mais e superar as dificuldades do mercado em transformação”, Marcos Biaggio, durante treinamento promovido na última semana. A iniciativa do Núcleo das Indústrias Gráficas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) teve como objetivo capacitar profissionais em técnicas de vendas de serviços gráficos.

A partir de um programa de formação de vendedores, Biaggio explicou como crescer e prosperar em vendas na indústria gráfica em transformação em um cenário de economia retraída. Segundo ele, o País vive um cenário de hiper-competição e, diante disso, o profissional precisa ter diferenciais para alcançar sucesso. “Dominar técnica gráfica, em vendas e inteligência emocional são diferenciais importantes para um bom profissional de vendas”, salientou.

Biaggio observou que é preciso planejar as vendas levando em consideração o cenário de retração econômica presente no Brasil. Conforme esclareceu, a venda de serviços gráficos é diferenciada, ou seja, especializada. O profissional precisa se preparar para atuar nesse segmento. “Quem compra materiais gráficos requer orientação e consultoria, uma vez que existem diversas formas de se produzir o mesmo material, com diferentes tipos de acabamento e formatos para a impressão. Essas questões têm impacto direto na relação custo-benefício. Quem não entender que precisa ter essas competências está fadado ao fracasso”, alertou.

O setor é fortemente sensível a preço. O facilitador lembrou que o cliente muda de fornecedor por qualquer desconto. “O vendedor tem que se sobressair dominando técnica gráfica e de vendas para criar elevado grau de afinidade e empatia com o cliente para que ele tenha condições de negociar. Quem não for capaz de estabelecer um vínculo com o cliente não terá capacidade de negociar. Entender a necessidade do cliente é fundamental para o sucesso das vendas nesse segmento”, realçou.

Com relação às características que podem prejudicar as vendas no setor de indústrias gráficas, Biaggio citou a ansiedade. “O vendedor não pode ter ansiedade e buscar efetuar a venda a toco custo, tem que querer, acima de tudo, prestar serviço ao seu cliente, recomendação e orientação. Uma boa venda é consequência de tudo que ele puder fazer antes de partir para a conclusão do pedido”, finalizou.