Postado em 16 de Agosto de 2016 às 16h15

Curso capacita profissionais de departamento pessoal

Com o objetivo de proporcionar transmissão de conhecimentos básicos e essenciais para o desempenho diário nas atividades vinculadas as departamento de pessoal das empresas, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, na última semana, o curso “Departamento Pessoal Básico”. O facilitador foi o mestrando em Administração e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Empresarial Social, Éderson Tomasi da Silva.
    De acordo com o palestrante, o curso abordou todas as etapas dentro de um departamento de pessoal, desde a admissão até o desligamento de um colaborador. Os participantes aprofundaram conhecimentos sobre conceitos básicos de empregador e empregado, principais direitos dos colaboradores previstos na Constituição Federal, contratos de trabalho para autônomos, estagiários, domésticos, por prazo determinado, indeterminado, temporários e de experiência. As formas de remuneração, jornada de trabalho, férias, INSS e seguro desemprego foram outros temas que integraram o conteúdo da capacitação.
    Participaram iniciantes na área de departamento de pessoal, auxiliares, assistentes, estudantes e outros profissionais. Segundo a assistente de Recursos Humanos da Terramax Construções e Obras, Simone Schumann, o curso trouxe novos conhecimentos. “Foi bem interessante. Consegui esclarecer dúvidas e estou aplicando no meu trabalho”, relatou.
    Débora Gosche Taborda, que atua na recepção e no administrativo da Mantomac Comércio de Peças e Serviços, buscou a qualificação porque começou a auxiliar no departamento de Recursos Humanos da empresa. “Estou iniciando no setor e tinha muitas dúvidas. O curso ajudou bastante, o facilitador entrou em assuntos avançados e deixou espaço para perguntarmos. Foi muito produtivo”, descreve.
    A ACIC oferece consecutivamente cursos em diversas áreas e setores. Mais informações podem ser conferidas no site www.acichapeco.com.br/cursos.