Conselho de Núcleos inicia Programa de Desenvolvimento de Líderes
A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) iniciou, na última semana, o Programa de Desenvolvimento de Líderes com as coordenações de núcleos empresariais. A consultora de atuação regional institucional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Marcia Adriana Daniel Tonet, foi a primeira convidada com o tema “liderança”.
O presidente da ACIC, Helon Rebelatto, salientou que o Programa é uma inovação que carrega a responsabilidade do Conselho de Núcleos. "Envolvemos centenas de empresas e empreendedores em nossas atividades na entidade, nosso papel é preparar cada dia mais as lideranças pensando no futuro e na economia regional. Tudo que é realizado na associação fortalece o associado e a comunidade."
A diretora de desenvolvimento de núcleos empresariais, Cleunice Zanella, destacou que o programa é um gesto de reconhecimento e gratidão. "Esta iniciativa tem como objetivo proporcionar uma formação abrangente e apoio para fortalecer ainda mais o papel desses líderes. O Programa de Desenvolvimento de Líderes tem como foco principal contribuir com o progresso dos gestores de núcleos para conduzir o planejamento e todas as ações que estão previstas dentro do núcleo de forma significativamente ativa, engajando os nucleados para que todos participem desse crescimento.” Cleunice complementou que o Conselho de Núcleos, composto por coordenador, vice-coordenador, tesoureiro e secretário, se reúne mensalmente na ACIC. Neste ano tem uma agenda mensal de reuniões, sendo um mês a reunião do Conselho de Núcleos e, no mês seguinte, intercalado, o Programa de Desenvolvimento de Líderes.
Capacitar lideranças para que possam ser agentes de mudança e progresso na comunidade empresarial local, frisou Marcia sobre os encontros que ocorrerão no decorrer do ano. "Nosso objetivo é capacitar essas lideranças, fortalecer seu entendimento sobre as funções na entidade, aprofundar seu conhecimento sobre associativismo e oferecer uma formação eficaz para que possam contribuir de maneira ainda mais significativa para o progresso da comunidade empresarial de Chapecó”.
Marcia expôs que ser líder é exercer a função com excelência, de modo a interceder na maneira de pensar e agir das pessoas à volta. “Por conta do seu protagonismo e confiança, ele é capaz de despertar a reflexão. Requer comportamentos além de habilidades. O modo como cada líder conduz influencia diretamente o desempenho das pessoas e, principalmente, suas emoções em relação ao trabalho que realizam.”
16/05 • 17h32