NOTÍCIAS

Postado em 19 de Novembro às 16h33

Conhecimento e metodologias de gestão são essenciais para melhorar os resultados empresariais

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

O mercado avalia que a taxa básica de juros será menor em 2020 e um cenário melhor para a atividade econômica, de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta semana. A expectativa é que a Selic termine este ano em 4,50% e o próximo a 4,25%. Porém, o Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, continua vendo a taxa básica de juros a 4,5% em 2019 e a 4,00% em 2020. Para o Produto Interno Bruto (PIB) a estimativa de crescimento é de 0,92% neste ano e aumentou a 2,00% em 2020.

O cenário promissor para o próximo ano foi abordado na palestra “Como preparar sua empresa para resultados extraordinários em 2020”, com o especialista em gestão financeira Douglas Gayo, nesta semana, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O evento foi uma promoção do programa ACIC Open.

De acordo com Gayo, 2020 será um ano promissor e as empresas precisam estar preparadas, com metodologias e ferramentas de gestão, para acompanhar o crescimento e aproveitar as oportunidades. “Falamos de um método de aceleração de resultados que criamos baseado no que vimos no mercado nos últimos anos. Testamos em muitas empresas e observamos que algumas ferramentas e métodos funcionam, outros não. Com base nisso criamos esse método, com o qual já conseguimos gerar mais de R$ 500 milhões em lucro nas empresas onde passamos, um incremento de 43% de lucratividade nas organizações”, relatou o palestrante.

Gayo exemplificou que gerenciar uma empresa é como dirigir um carro: para que se faça uma viagem segura é preciso dos marcadores de velocidade e de combustível, um GPS se não conhecer o caminho, entre outros. Para que se possa implementar esse mesmo painel de controle na empresa, o único caminho é o conhecimento. “Hoje se consegue muita informação de maneira gratuita, o caminho é o conhecimento sempre”, salientou.

O grande ganho com a implementação de metodologias nas empresas é a eficiência. “Uma ferramenta de gestão ajuda muito no processo. Os gestores deixam de apagar incêndio o tempo inteiro e passam a gerar riquezas. Tem uma definição da Fundação Nacional da Qualidade que eu gosto muito: gerenciar uma empresa é alcançar resultados. Qualquer coisa diferente disso não é gestão. Um processo de gestão estruturado é o que aproxima dos resultados que a empresa precisa, canalizando energias no que de fato traz resultados”, acrescentou Gayo.

Para que o processo funcione é necessário criar uma cultura dentro das organizações, com dedicação das lideranças. “Toda equipe é espelho do que o gestor é. Se ele puxar a frente, ver valor nisso, a equipe irá junto. O gestor tem duas funções: eliminar barreiras no processo e desenvolver as equipes, seja no setor, na parte profissional ou pessoal. Isso fará com os times amadureçam e gerem mais resultados, criando um círculo vicioso do bem”, concluiu Gayo.

ACIC OPEN

O programa tem objetivo de auxiliar as micro e pequenas empresas e demais interessados para que permaneçam no mercado, além de apresentar as oportunidades que a ACIC oferece. O diretor de Micro e Pequenas Empresas da entidade, Julio Cesar Moura Franco, frisou que é uma oportunidade de adquirir conhecimentos, trocar informações e fazer networking.

O evento é gratuito e aberto a empresários e demais interessados. A próxima edição será no dia 16 de dezembro, às 19h, na ACIC, com o tema “Inteligência Emocional: Conquistando o Coração do Cliente”, com Emmanoel Lourenço.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail recepcao@acichapeco.com.br. Informações pelo telefone (49) 3321-2800.

Veja também

ACIC Open inicia com informações sobre captação de recursos para micro e pequenas empresas16/04Primeira edição do evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó ocorreu nesta semana Explanar sobre temas que contribuam para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas é objetivo do ACIC Open. A primeira edição do programa promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) ocorreu nessa semana, com palestra da diretora executiva da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC – GaranteOeste-SC), Márcia Hoepers Kleber e do......
Chapecó não quer nova penitenciária14/01/14 Governo ignora protestos da comunidade e licita construção de novas unidades prisionais O Governo do Estado de Santa Catarina ignorou todas as manifestações da sociedade, contrárias a construção de uma......
Núcleos da ACIC e Sebrae promovem sessão de negócios23/11/16 Nessa sexta-feira (25), às 14 horas, será realizada, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), uma Sessão de Negócios promovida pela entidade por meio do Setor de Núcleos e pelo SEBRAE/SC.......

Voltar para Notícias