NOTÍCIAS

Postado em 19 de Novembro de 2019 às 16h33

Conhecimento e metodologias de gestão são essenciais para melhorar os resultados empresariais

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

O mercado avalia que a taxa básica de juros será menor em 2020 e um cenário melhor para a atividade econômica, de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta semana. A expectativa é que a Selic termine este ano em 4,50% e o próximo a 4,25%. Porém, o Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, continua vendo a taxa básica de juros a 4,5% em 2019 e a 4,00% em 2020. Para o Produto Interno Bruto (PIB) a estimativa de crescimento é de 0,92% neste ano e aumentou a 2,00% em 2020.

O cenário promissor para o próximo ano foi abordado na palestra “Como preparar sua empresa para resultados extraordinários em 2020”, com o especialista em gestão financeira Douglas Gayo, nesta semana, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O evento foi uma promoção do programa ACIC Open.

De acordo com Gayo, 2020 será um ano promissor e as empresas precisam estar preparadas, com metodologias e ferramentas de gestão, para acompanhar o crescimento e aproveitar as oportunidades. “Falamos de um método de aceleração de resultados que criamos baseado no que vimos no mercado nos últimos anos. Testamos em muitas empresas e observamos que algumas ferramentas e métodos funcionam, outros não. Com base nisso criamos esse método, com o qual já conseguimos gerar mais de R$ 500 milhões em lucro nas empresas onde passamos, um incremento de 43% de lucratividade nas organizações”, relatou o palestrante.

Gayo exemplificou que gerenciar uma empresa é como dirigir um carro: para que se faça uma viagem segura é preciso dos marcadores de velocidade e de combustível, um GPS se não conhecer o caminho, entre outros. Para que se possa implementar esse mesmo painel de controle na empresa, o único caminho é o conhecimento. “Hoje se consegue muita informação de maneira gratuita, o caminho é o conhecimento sempre”, salientou.

O grande ganho com a implementação de metodologias nas empresas é a eficiência. “Uma ferramenta de gestão ajuda muito no processo. Os gestores deixam de apagar incêndio o tempo inteiro e passam a gerar riquezas. Tem uma definição da Fundação Nacional da Qualidade que eu gosto muito: gerenciar uma empresa é alcançar resultados. Qualquer coisa diferente disso não é gestão. Um processo de gestão estruturado é o que aproxima dos resultados que a empresa precisa, canalizando energias no que de fato traz resultados”, acrescentou Gayo.

Para que o processo funcione é necessário criar uma cultura dentro das organizações, com dedicação das lideranças. “Toda equipe é espelho do que o gestor é. Se ele puxar a frente, ver valor nisso, a equipe irá junto. O gestor tem duas funções: eliminar barreiras no processo e desenvolver as equipes, seja no setor, na parte profissional ou pessoal. Isso fará com os times amadureçam e gerem mais resultados, criando um círculo vicioso do bem”, concluiu Gayo.

ACIC OPEN

O programa tem objetivo de auxiliar as micro e pequenas empresas e demais interessados para que permaneçam no mercado, além de apresentar as oportunidades que a ACIC oferece. O diretor de Micro e Pequenas Empresas da entidade, Julio Cesar Moura Franco, frisou que é uma oportunidade de adquirir conhecimentos, trocar informações e fazer networking.

O evento é gratuito e aberto a empresários e demais interessados. A próxima edição será no dia 16 de dezembro, às 19h, na ACIC, com o tema “Inteligência Emocional: Conquistando o Coração do Cliente”, com Emmanoel Lourenço.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail recepcao@acichapeco.com.br. Informações pelo telefone (49) 3321-2800.

Veja também

Empreendedorismo, inspiração e atitude27/03/15 ACIC e Prefeitura Municipal de Chapecó promovem 7º workshop da mulher Consolidado como um dos principais eventos realizados em Chapecó com foco nas mulheres, o 7º Workshop da Mulher abordará o tema “Empreendedorismo, inspiração e atitude”. O evento, que ocorrerá neste sábado, dia 28 de março, das 12 às 18 horas, no Centro de......
O clube e a empresa na vida de Sandro Pallaoro04/01/16 A empresa que possui (Pallaoro Distribuidora de Frutas) e o clube que preside (Associação Chapecoense de Futebol) se misturam na trajetória do empresário Sandro Luiz Pallaoro eleito, em novembro passado, Empresário do Ano......
Cidnei Barozzi assume comando da ACIC em 201805/12/17 Comprometido em dar continuidade aos projetos, consciente dos desafios inerentes à função de presidente da maior associação empresarial do oeste catarinense e grato pela confiança, o empresário Cidnei Luiz......

Voltar para Notícias