Postado em 30 de Setembro às 08h59

Comitiva de Minas Gerais visita entidades empresariais de Chapecó

• ACIC CHAPECÓ -

Uma comitiva da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG e de entidades de Sete Lagoas, em Minas Gerais, visitou a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) nesta semana. Também participaram representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom). A intenção foi conhecer a estrutura e as parcerias mantidas entre as entidades e a cooperativa de crédito.

A comitiva foi composta por representantes da Cooperativa Regional de Produtores Rurais de Sete Lagoas (Coopersete), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato do Comércio Varejista (Sindcomércio) e da Associação Comercial e Industrial (ACI) do município de Sete Lagoas, onde a Sicredi inaugurou uma agência em setembro deste ano. Também participaram o presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Saul João Rovadoscki, o vice-presidente Evandro Bernardi, o gerente da agência Sicredi Sete Lagoas Cleidir Faller, o gerente da agência Sicredi Chapecó Empresarial Anderson Fronza e os conselheiros José Carlos Benini e Darlei Knob.

O 2º vice-presidente da ACIC Nelson Akimoto, o presidente da CDL Chapecó Clóvis Spohr e o presidente do Sicom Ricardo Urbancic apresentaram a atuação das entidades que estão instaladas no Centro Executivo Empresarial de Chapecó. A CDL completou, em 2019, 50 anos com 1.700 associados. Atua ativamente para a expansão do município com ações que estimulam o desenvolvimento do comércio lojista. O Sicom foi fundado em 1970 e realiza ações em prol da economia de Chapecó e região, principalmente por meio da representação da categoria e nas diferentes atividades relacionadas ao suporte das empresas do comércio. Possui aproximadamente 7.500 empresas associadas em 25 municípios do Oeste.

Com 72 anos, a ACIC possui 1.400 empresas associadas, 13 núcleos empresariais e atua nas mais diversas áreas, contribuindo para o crescimento das organizações, do município e de toda a região. Além das pautas específicas que são demandas dos associados, envolve-se em questões da comunidade, promovendo ações em busca de melhorias de infraestrutura, educação, saúde, segurança pública, entre outros.

O presidente da Sicredi salientou que a visita teve como intenção aproximar as entidades e compartilhar o que é feito em Chapecó com as instituições de Minas Gerais. “Temos parcerias sólidas e com bons resultados no município. Queremos fortalecer a atuação em Minas Gerais, levando o exemplo daqui. A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG acredita no associativismo e, como uma cooperativa de crédito, temos a intenção de fomentar as empresas de cada região. Para isso, estabelecemos vínculos que potencializam o desenvolvimento”, ressaltou Rovadoscki.

Com a chegada a Sete Lagoas, a instituição financeira quer fazer a diferença na vida das pessoas. “Abrimos as portas da agência com aproximadamente 250 associados. Estamos felizes com a reciprocidade e a cultura do povo mineiro e setelagoano e esperamos agregar renda, fazendo relacionamento e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de toda população local”, enfatizou Cleidir Faller.

De acordo com o gerente, a intenção da comitiva é proporcionar troca de experiências entre as entidades e também conhecer algumas agências da Sicredi Região da Produção, Centro Administrativo em Porto Alegre e a Central Sul. O intercâmbio também proporcionou visitas a empresas em Sarandi (RS) e em Chapecó (SC), destacando o potencial econômico dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. “Mas o principal momento foi junto às entidades de Chapecó. Unir as entidades que estão a quase 2000 km de distância e ver o quanto é possível compartilhar de cases de sucesso de cada região para ajudar no desenvolvimento comercial é muito gratificante. O Sicredi apoia esses movimentos e acredita que podemos ajudar no desenvolvimento local independente de região”, finalizou Faller.