Postado em 04 de Outubro de 2016 às 17h30

Com apoio da ACIC, Excelência SC promove capacitação do Programa Excelência da Gestão

Projetos (13)

Apoiado pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), o Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC) iniciou nesta terça-feira (04) capacitação do Programa Excelência da Gestão com um grupo de empresários do município e região. Conforme o vice-presidente Regional Oeste do Excelência SC, Neivor Canton, a intenção é contribuir para a melhoria do nível de gestão das empresas. “A gestão é um fator decisivo para o crescimento das empresas, além de ser importante para projetar a economia da região e fortalecer o meio empresarial”, frisa.

O consultor do Excelência SC, Gelson Tavares Pinto, explica que o programa é desenvolvido em etapas. A primeira delas é a capacitação. Após, é feito um diagnóstico participativo das empresas para saber como elas estão em relação ao Modelo de Excelência de Gestão e, por último, o plano de melhoria da gestão. “A intenção é tornar as empresas mais produtivas e competitivas. Além disso, o programa traz uma série de outros benefícios, como valorização dos colaboradores, gestão equilibrada de todos os stakeholders e aumento da satisfação do cliente”, expõe.

Fundado em 2004, o Excelência SC tem por objetivo melhorar a competitividade empresarial e a qualidade de vida, aperfeiçoando o cenário socioeconômico catarinense. Para isso, dissemina o Modelo de Excelência de Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A ACIC incentiva e apoia o Movimento e sensibiliza as empresas associadas e nucleadas a aderirem ao MEG. Por meio da sua implantação, as organizações conseguem alinhar seus recursos, identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, aprimorar a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, além de atingir os objetivos estratégicos.

“A ACIC está aberta a conhecer novos projetos e atenta nas oportunidades para disponibilizar aos associados. O Programa Excelência da Gestão trará qualificação às empresas e, por isso, somos apoiadores e incentivamos a participação”, realça o vice-presidente da entidade, Cidnei Barozzi. Conforme ele, o resultado da participação no programa será o avanço em direção à excelência da gestão e a geração de valor aos clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e a sociedade. “As empresas ganham em vários aspectos, como aumento do faturamento, competitividade, satisfação dos clientes, engajamento dos colaboradores. Tudo isso contribui para a sustentabilidade e perenidade da empresa, além de estimular a organização a responder de forma ágil e assertiva aos desafios do mercado”, avalia Barozzi.

PAINEL “TRABALHO, GESTÃO E RESULTADO”

Neste ano, 10 empresas de todo o Estado receberam o Prêmio Excelência SC, sendo cinco de Chapecó, todas associadas à ACIC: Auto Viação Chapecó, Certa Corretora de Seguros, Infogen Sistemas, Mércur Embalagens e Etiquetas e Nord Electric. “Isso demonstra que os empresários e empreendedores da região estão conectados com as necessidades do mercado e adotam melhores práticas de gestão para que seus empreendimentos sejam projetados para o sucesso”, enfatiza Canton.

Com objetivo de apresentar e valorizar os cases de sucesso dessas empresas, a ACIC promove, no dia 10 de outubro, às 18h30, na sede da entidade, o painel “Trabalho, Gestão e Resultado”. O painel será conduzido pelo mediador Marcelo Lula e contará com o apoio da Aurora Alimentos e tem o Excelência SC como parceiro.

O painel é aberto para associados, nucleados e demais interessados. As inscrições podem ser feitas por meio do e-mail nucleos@acichapeco.com.br ou telefone (49) 3321-2800. As vagas são limitadas.