Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 26 de Novembro de 2019 às 17h02

    Chapecó recebe reunião do Comitê Jurídico da Facisc

    Representatividade e Ações (73)Associados (17)
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Encontro discutiu a reforma trabalhista, juros bancários, a lei de liberdade econômica e o case da Mercoagro

    Representantes jurídicos, advogados e empresários das Associações Empresariais da região reuniram-se, nesta semana, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) para a reunião do Comitê Jurídico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Os encontros acontecem de maneira itinerante a cada dois meses e já passaram por Joinville, São José, Blumenau, Criciúma e Jaraguá do Sul.

    A reunião foi liderada pelo diretor jurídico da Facisc, André Daher, que destacou a importância de cada associação saber os propósitos jurídicos da Federação e de que maneira a entidade pode contribuir.

    No encontro, Daher explanou sobre a reforma trabalhista e sua evolução, o diretor jurídico da Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul, Éder Nardeli, falou sobre juros bancários para alavancar negócios, o advogado e relações governamentais da Facisc, Murilo G. dos Reis, palestrou sobre a lei de liberdade econômica e seus impactos e a assessora jurídica da ACIC Chapecó, Márcia Bonamigo, apresentou o case da Mercoagro.

    De acordo com Daher, o objetivo dos encontros é a capacitação dos assessores jurídicos das ACIs e demais advogados para que se possa levar às associações e aos empresários a melhor maneira de expor os riscos empresariais e de aplicação da norma jurídica corretamente. “O Comitê Jurídico leva para as ACIs o que está mudando na legislação, o que tem de novo para implementar e expor viabilidades de atuação. No encontro em Chapecó debatemos também as mudanças culturais que impactam nas empresas e como se adaptar a elas”.

    O Comitê Jurídico da Facisc é pioneiro no País dentro do sistema de associações empresariais e federação e estimulou a criação do Comitê Jurídico da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

    MERCOAGRO

    Márcia Bonamigo apresentou uma das ações mais exitosas da ACIC Chapecó: a realização da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro). A primeira edição da feira ocorreu em 1996. A edição de 2016 foi o resgate da feira pela ACIC, em 2018 a consolidação e a 13ª edição, em 2020, traz a inovação. A feira está programada para o período de 15 a 18 de setembro do próximo ano, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC).

    A Mercoagro 2020 contará com 205 estandes, 350 marcas representadas, público de 20 mil visitantes/compradores e previsão de negócios de US$ 200 milhões de dólares. Márcia destacou que trata-se da maior feira do setor na América Latina e uma das maiores feiras técnicas da indústria mundial de alimentos. Com 15 mil metros quadrados de área do parque de exposições com todas as tendências e novidades que o setor oferece, a Mercoagro 2020 criará 3 mil empregos temporários durante o período de realização, com injeção de R$ 15 milhões na economia local e regional.

    A feira é promovida e organizada pela ACIC, com patrocínio da Aurora Alimentos, Unimed Chapecó e Sicredi, parceria da Prefeitura de Chapecó e apoio do BRDE, Nucleovet, Abrafrigo, Facisc, Unoesc, Embrapa, Sincravesc, Asgav/Ovos RS, Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, ABPA, Sihrbasc, Fiesc, Senai, Sesi, Unochapecó, Sebrae, Safetrading e Sicoob. A comercialização é da Enterprise Feiras e Eventos. A mídia oficial é da revista Agro & Negócios, Frigonews e Mais Carne. Mais informações no site www.mercoagro.com.br.

    Veja também

    Governador Carlos Moises fala sobre investimentos para o Oeste10/06/19 CARLOS MOISÉS DA SILVA Governador do Estado de Santa Catarina A ACIC atua em diversas frentes para colaborar com o desenvolvimento de Chapecó e região. Dessa maneira, contribui para fortalecer a competitividade das empresas associadas e estimular a economia regional. Uma das atuações é junto aos governos no apoio, sugestões e cobranças para melhorias.......
    Empresas associadas à ACIC Chapecó apresentam ações de sustentabilidade19/09/19Iniciativa integra a programação da 3ª edição da Feira do Livro Chapecó Histórias para inspirar e tornar o mundo um lugar melhor. É isso que os representantes de três empresas chapecoenses – Verde Vida, Unimed e Renovigi – mostraram na noite dessa quarta-feira (18) ao relatarem seus cases de......
    Exposição fotográfica promove reflexão sobre a imigração de haitianos30/01"A Casa é um mar cheio de portos" traz um olhar sensível sobre profissões e permanece na ACIC durante o mês de fevereiro com entrada gratuita Mais de 4 mil imigrantes haitianos vivem em Chapecó. Eles vieram em busca de melhores condições de vida e, muitos, deixaram suas profissões de lado para trabalhar em outros setores ou buscar uma nova formação no......

    Voltar para Notícias