Postado em 09 de Outubro de 2017 às 10h15

CENA - Gestão por indicadores: fator fundamental para o sucesso empresarial

Capacitações (16)Núcleos (18)

Em um mercado cada vez mais competitivo, otimizar os investimentos e melhorar a qualidade de produtos e serviços é fundamental para a sustentabilidade e sucesso de qualquer organização. Para isso, é preciso comprovar a efetividade de cada ação por meio de indicadores. Para contribuir com as empresas nesse processo, o Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA), da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nessa semana, o workshop “Definição e avaliação de indicadores – metas e performance de resultado”.

Gestão por resultados, indicadores de desempenho, de esforço, de resultados, estratégicos, táticos e operacionais e como medir e avaliar resultados foram alguns dos assuntos explanados pelo facilitador, contador e consultor de empresas Lauri Pinheiro. De acordo com ele, a empresa que não é gerida através de números, informações corretas e com indicadores e metas fica aquém das demais. “A organização que busca ter sucesso e continuidade no mercado precisa dos números para a tomada de decisões”, enfatizou.

Em Chapecó e região, há empresas em vários estágios de implantação da gestão por indicadores. A orientação de Pinheiro para quem está começando é atuar de maneira gradativa. “Existem diversos níveis de indicadores e, além do indicador existe todo um procedimento relacionado ao modelo de gestão. É preciso ter um planejamento em cima do indicador, saber definir uma meta adequadamente. Então, é interessante começar com poucos indicadores, ir treinando as equipes e amadurecer o processo com o tempo”, salientou.

CENA

O Programa Capacitação para Empresas Nucleadas foi criado em 2017 a partir de demandas que surgiram no planejamento dos núcleos. Empresas de todos os grupos empresariais da ACIC aderiram ao CENA que possui investimento diferenciado para os nucleados. “É uma ótima oportunidade para investir em atualização e aprimoramento profissional. Devido ao sucesso do programa, acrescentamos dois workshops na programação”, salientou a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Carla Basso.