Postado em 12 de Setembro de 2013 às 15h55

Case da Distribuidora Nilo Tozzo é apresentado no Almoço Empresarial da ACIC

Outros (30)

“Tenho que começar transmitindo o recado do meu pai: ‘Não esqueça de dizer pros meus amigos que eu não posso estar aí, mas minha vontade era estar com eles’. Então, está dado o recado”. Com estas palavras o empresário Neloir Tozzo justificou a ausência do pai Nilo Tozzo que está em viagem durante o Almoço Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), nesta semana.

Neloir falou em nome dos irmãos que também são sócios na empresa e apresentou a história da Distribuidora que surgiu em 1997 com a cisão da empresa Ludovico Tozzo. Desde essa data, a Nilo Tozzo está localizada em Cordilheira Alta, oeste catarinense. No entanto, a trajetória da família no ramo do comércio atacadista iniciou ainda na década de 50, com os irmãos Ludovico, Nilo e Antonio. O gosto pelo trabalho acompanha Neloir desde muito pequeno. Filho mais velho, era quem acompanhava o pai nas viagens de caminhão até São Paulo para fazer as compras. “Meu pai sempre ensinou economizar. Ele dizia que tínhamos que guardar entre 10% e 15% do salário para que pudéssemos fazer o que queríamos e que fosse fora da rotina”, disse ao fazer referência aos valores repassados pelo pai: honestidade, trabalho e perseverança.

De acordo com o empresário, estes mesmos valores foram repassados à geração seguinte. Emocionado, Neloir falou do período que o filho André passou na Europa. “Paguei a passagem, fiz a matrícula na escola e ajudei com 500 dólares por mês. O resto ele teve que se virar. Mas valeu a pena todo o aprendizado. Hoje, ele contribui muito com a empresa”.

Distribuidora Nilo Tozzo

Quando iniciou em 1997, a Distribuidora Nilo Tozzo contava com 4 caminhões, 13 representantes comerciais, 18 colaborares e uma carteira de 1.500 clientes. De lá para cá, os números despontaram. Hoje, são 342 colaboradores, 180 representantes, 22 mil clientes e uma média de 1.600 pedidos emitidos por dia. “Valorizamos as pessoas que trabalham conosco e damos oportunidade de crescimento. Temos funcionários que começaram nas funções mais simples e hoje ocupam cargos de gestão”, afirmou.

APOIO

O Almoço Empresarial conta com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Desde novembro de 2011, quando foi instalado o primeiro escritório descentralizado do Banco nas dependências da ACIC, a parceria entre a entidade e o BRDE vem fortalecendo o desenvolvimento do oeste catarinense.

Foto 01 – Almoço empresarial com Neloir Tozzo

Foto 02 – Flávio Pasquali, Neloir Tozzo e Maurício Zolet