Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 29 de Maio de 2018 às 08h45

    Capacitação promovida pela ACIC orienta sobre importância da análise de custos

    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Ter uma boa gestão de custos é fator fundamental para as empresas encararem os concorrentes e se manterem competitivas no mercado. A análise de custos é fundamental para fornecer informações sobre a rentabilidade, contribuindo para o planejamento, controle e desenvolvimento das diversas operações da organização. Ou seja, é uma maneira eficaz para manter a saúde financeira da empresa.

    Com objetivo de apresentar informações para a adequada apuração e gestão de custos de produtos e serviços, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, na última semana, o workshop financeiro “Conheça seus custos”. A capacitação teve apoio institucional do BRDE, Certa Seguros, Inviolável, Sicoob MaxiCrédito, Sicredi e Unimed.

    O facilitador, contador com especialização em economia, controladoria, finanças, gestão de cooperativas e estratégias de negócios, Lauri Carlos Pinheiro, explanou sobre custos, despesas, investimentos e como estruturar o controle de custos por contas e por centro de custos. Outros temas do curso foram como elaborar uma ficha técnica para apuração de custos e como calcular os custos dos produtos e serviços.

    Pinheiro apresentou exemplos de como apurar corretamente os custos e explanou sobre ferramentas para ter uma boa gestão de custos e despesas. “É necessário um acompanhamento rigoroso de todos os custos e avaliar como a empresa está perante o mercado, qual o alcance da competitividade dos seus processos de produção e gestão”, salientou.

    Apesar de ser um trabalho que afeta diretamente as áreas de controladoria e contabilidade, o facilitador realçou que é importante todos os gestores conhecerem os custos para poderem tomar decisões adequadas. “O termo custos está atrelado mais ao processo de produção: o quanto a empresa gasta com vários componentes, como mão de obra, matéria-prima e energia elétrica para sua produção. Despesas trata-se do quanto gasta para se auto administrar, são gastos com área comercial e administrativa, por exemplo”, explicou Pinheiro.

    De acordo com o facilitador, a análise de custos e do posicionamento da empresa no mercado é fundamental para determinar se o resultado será positivo ou negativo. “A avaliação do mercado e da estrutura de custos é essencial para que a empresa tenha sucesso”, finalizou.

    PROGRAMA WORKSHOP FINANCEIRO

    A capacitação integrou a agenda do Programa Workshop Financeiro da ACIC que terá cinco módulos. Os próximos encontros serão sobre Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE), dia 13 de junho; formação do preço de vendas, dia 11 de julho; fluxo de caixa, dia 15 de agosto; e balanço patrimonial e indicadores, dia 19 de setembro.

    Mais informações sobre as capacitações podem ser adquiridas no site www.acichapeco.com.br/capacitacoes, e-mail treinamentos@acichapeco.com.br ou telefone (49) 3321-2800.

    Veja também

    Pequenas empresas expõem na MERCOAGRO 2014 através do “Encadeamento Produtivo”15/09/14 Quatro pequenas empresas apresentam seus produtos e serviços nos estandes, situados no espaço do SEBRAE/SC na MERCOAGRO 2014, por meio do Projeto Encadeamento Produtivo – iniciativa que tem por objetivo capacitar empresas fornecedoras de suínos, aves e leite. Considerado o maior projeto de formação profissional-empresarial do setor primário da economia no sul do......
    Sebrae apresenta na ACIC modelo de desenvolvimento do ecossistema de inovação27/01/20 Santa Catarina tem o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil: R$ 277 bilhões e possui apenas 1,1% do território nacional. Tem mais de 2,2 milhões de empregos formais, a menor taxa de desocupação do Brasil (5,8%) e......
    "A maioria sairá fortalecida após esse período", afirma Angonese09/09/20 Dos primeiros comércios, em construções de madeiras que se misturavam às moradias na principal avenida de Chapecó, até o comércio atual, atuante em todos os bairros, muita coisa mudou no município. A......

    Voltar para Notícias