NOTÍCIAS

Postado em 15 de Fevereiro de 2016 às 15h06

Aumento do papel afeta indústria gráfica e mídia impressa em SC

Protesto contra o abusivo aumento de 24% no preço do papel, anunciado pelas indústrias que produzem essa matéria-prima, foi formalizado pelo vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), empresário Cidnei Luiz Barozzi, que também é presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Santa Catarina (ABIGRAF-SC).
O dirigente encaminhou correspondências aos fabricantes nacionais de papel manifestando sua insatisfação com o aumento médio de 24% no preço do papel de impressão linha off-set e solicitando uma reavaliação do reajuste proposto. Essa nova majoração do papel segue-se a reajuste de aproximadamente 12% em 2015. “Assim, torna-se demasiadamente oneroso o custo produtivo da indústria gráfica, num momento de recessão econômica e retração dos mercados”.
“Nossas indústrias vêm enfrentando situações de extrema dificuldade e não possuem condições de assimilar um aumento de custos dessa monta, especialmente porque no atual cenário é impossível repassá-los aos nossos clientes”, afirmou.
Cidnei Barozzi lembra que, além de tudo, o imposto de importação e o dólar elevado dificultam as compras externas do insumo. Nesse contexto, as gráficas ficam sem alternativas para buscar matéria-prima a preços capazes de impedir o reajuste dos impressos, em prejuízo da sociedade.
“Fechamos 2015 com números negativos, muitas empresas fecharam e contabilizamos um déficit nos nossos postos de trabalho, com a demissão de 735 trabalhadores somente em território catarinense. Esses números estão dificultando a manutenção das empresas em 2016 e o aumento do preço do papel vai comprometer ainda mais nossas empresas”, enfatizou Barozzi.
O aumento do custo do papel também afeta a mídia impressa, encarecendo a impressão e a circulação de jornais, livros e revistas.
A ABIGRAF-SC representa mais de 1.200 empresas do setor no Estado que empregam, aproximadamente, 11.500 trabalhadores. Na esfera federal, a ABIGRAF Nacional representa mais de 20 mil empresas gráficas no país.

Veja também

Desfile apresenta 150 looks do verão 2014 durante “Natal no Centro"04/12/13 Moda festa, praia, cotidiano e esporte... Com looks que atendem os mais diferentes gostos destinados a pessoas de todas as idades, o Desfile de Moda do Natal no Centro, do Projeto Multi Centro Chapecó, realizado no último fim de semana, na Avenida Getúlio Vargas, apresentou as tendências do verão 2014 em roupas, acessórios e calçados. O evento mostrou 150 modelitos de......
Nova diretoria inicia trabalhos na ACIC16/01/18 A nova Diretoria Executiva da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) será solenemente empossada no dia 1º de março, em cerimônia programada para iniciar às 20 horas no Clube Recreativo......

Voltar para Notícias