Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 31 de Outubro de 2016 às 15h52

    Aplicação da substituição tributária do ICMS é tema de curso da ACIC

    Eventos (109)

    Com objetivo de atualizar e aprimorar conhecimentos das empresas associadas, todos os meses a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove cursos nos mais diversos segmentos. Na última semana, ocorreu a capacitação sobre “Substituição Tributária na Prática”, com o contador e analista fiscal Hemerson Sutil de Oliveira.
    O objetivo foi demonstrar na prática a aplicação da substituição tributária do ICMS, por meio de exemplos que simulam situações vivenciadas no dia a dia das empresas, além da resolução de exercícios por parte dos participantes, facilitando o entendimento desse que, atualmente, é um dos assuntos mais complexos ligados à área tributária. De acordo com o palestrante, a dificuldade não está no cálculo do imposto, mas nas suas variações. “A alíquota varia conforme o produto, empresa e Estado para onde está sendo realizada a operação. São muitos detalhes que podem acabar confundindo. Por isso, propomos atividades práticas com situações do dia a dia”, explicou.
    De acordo com Oliveira, devido à complexidade do ICMS, é comum encontrar situações em que a empresa paga valores incorretos, tanto superiores como inferiores ao imposto devido. “Se o valor estiver abaixo e houver uma fiscalização, a organização terá que recolher esse imposto e corre o risco de ser multada se o fisco entender que se trata de fraude. Por isso, é importante buscar atualizações e ter atenção aos detalhes”, orientou.
    Para evitar inconsistências, o instrutor aconselhou estudar constantemente, ter uma boa contabilidade e consultoria e conhecer os produtos da empresa. “É preciso ficar atento às atualizações da legislação e participar de cursos e treinamentos”, realçou.
    A assistente administrativo da Armax Comércio de Peças, Roginele Goularte da Silva, fez a qualificação porque trabalha nos setores financeiro e de faturamento. “Sempre existem dúvidas. O curso foi muito bom e já estou aplicando na prática os conhecimentos adquiridos”, comentou. A gerente executiva da Safetrading, Maristela Zottis, participou para buscar atualização profissional. “O curso auxiliou para relembrar alguns conceitos e detalhes que precisamos analisar na empresa”, concluiu.

    Veja também

    Como a Mercoagro impacta no meu negócio05/06/19 Por Nadir José Cervelin Classificada como a maior feira do setor na América Latina, a Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) reúne em Chapecó, a cada dois anos, todo o trade da indústria mundial da carne. Porém, você já parou para pensar em como o evento impacta no seu negócio? O agronegócio representa mais de 60% do PIB de Chapecó e movimenta diversos outros......
    MERCOAGRO 2016 Mercoshow oportuniza produtos e serviços inovadores14/09/16 Desenvolvimento do comércio internacional, novas tecnologias de conservação de produtos, como minimizar os impactos ambientais, proteção das mãos e energias renováveis foram temas abordados nas palestras da......
    “Estacionando na Praça”17/05/17 Núcleo dos CFCs da ACIC orienta durante o Maio Amarelo O Núcleo dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) está engajado no Movimento Maio......

    Voltar para Notícias