Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 30 de Março às 15h23

    ACIC reforça atuação para auxiliar empresas e comunidade na pandemia

    Em reunião virtual do Conselho Deliberativo nesta semana, foram destacadas ações realizadas no último ano

    A apresentação do relatório de atividades, aprovação das contas de 2020, eleição e posse de membros do Conselho Deliberativo foi pauta de assembleia geral anual da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e de reunião do Conselho Deliberativo da entidade nesta semana. Devido à pandemia e respeitando as regras de prevenção à contaminação do coronavírus, os dois encontros foram virtuais.

    O ano de 2020 foi atípico em função da pandemia causada pela covid-19, sendo que um dos grandes objetivos da ACIC foi mostrar aos associados o retorno recebido ao participar da entidade. "Foram feitas diversas campanhas e ações em prol da comunidade e das empresas. Encerramos o ano com um sado positivo de 88 novos associados", relatou o diretor financeiro, Dalvair Anghében, que apresentou o relatório de atividades e a prestação de contas.

    Outro aspecto importante em 2020 foi o fortalecimento dos núcleos empresariais. Mesmo com a pandemia, foi aberto um novo grupo. No total, são 13 núcleos com 272 empresas nucleadas. Com a efetiva participação, essas organizações se fortaleceram e conseguiram representatividade para retomar suas atividades mais rapidamente diante do cenário da pandemia. "Manter os núcleos é cumprir o propósito da ACIC na organização e prosperidade das empresas. Eles foram importantes ferramentas para empresários unirem conhecimento e forças em busca de objetivos comuns", sublinhou Anghében.

    A ACIC esteve na linha de frente de combate à covid-19, tanto em ações de cunho social e de amparo aos serviços de saúde, quanto na busca de melhorias para as empresas. O presidente Nelson Eiji Akimoto citou a campanha Salve Vidas que destinou mais de R$ 1 milhão ao Hospital Regional do Oeste (HRO). Também reforçou o contato com os governos para desenvolver ações conjuntas relacionadas a negociações de tributos, redução de impostos, acesso facilitado a linhas especiais de crédito e outros benefícios para as empresas, entre diversas outras ações, a exemplo do selo "Produzido em Chapecó" para valorizar as empresas, produtos e serviços locais, a disponibilidade de orientação jurídica e tecnológica gratuita e o projeto Mentoria Solidária.

    "Toda a diretoria e colaboradores da ACIC se dedicaram para pensar e implantar alternativas para auxiliar no momento de pandemia. Todas as segundas-feiras a diretoria se reúne, de maneira virtual, para tratar de assuntos da entidade e da sociedade", enfatizou Akimoto, ao acrescentar que sugestões são sempre bem-vindas. "A ACIC é a Casa do Empreendedor e está sempre de portas abertas a todos".

    O presidente do Conselho Deliberativo, Gelson Dalla Costa, frisou que a pandemia trouxe muitos desafios. "As consequências foram para todos. As ações da ACIC em prol da sociedade e dos associados foram fundamentais", enfatizou.

    Entre as ações da ACIC está a realização da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Internacionalização da Carne (Mercoagro), que precisou ser adiada para 2022 por causa da pandemia. A feira foi projetada para acontecer a cada dois anos e será promovida após quatro anos. Mesmo assim, continua com todos os estandes comercializados. A 13ª edição possui 218 expositores ativos.

    Outro tema da reunião foi sobre a atualização anual das mensalidades dos associados à ACIC. Em decisão unânime, decidiu-se pelo não reajuste neste ano. "Sabemos que todos estão passando por dificuldades com a pandemia e, seguindo as ações para contribuir com a retomada da economia e crescimento dos negócios, um reajuste neste momento não é adequado", ressaltou Akimoto, ao acrescentar que será feito apenas novos enquadramentos para algumas empresas.

    NOVOS CONSELHEIROS

    Conforme prevê o estatuto da entidade, foram eleitos 11 novos membros do Conselho Deliberativo para o mandato até março de 2024. Um terço da composição do Conselho, que possui 33 membros, é renovado anualmente. Dentro desse processo estatutário, foram empossados oito titulares e três suplentes. São eles: Ariel Fernando Dahmer (Dahmer Guindastes), Alceu Derli Parisoto (Bugio Agropecuária) Djalma Aquino Azevedo (Azeplast Indústria e Comércio), Joel Capelari (Randon S/A Implementos), José Pegoraro Foresti (Unimed Chapecó), Lázaro Luiz Hemque (Usinox Centro de Usinagem Industrial), Morgana Rezzadori (Rezzadori e Cia), Sandro Heitor Fontes (BRF), Luciana Balbinott Paludo (Fundação Logosófica), Félix Muraro Junior (Clair Eloy Dariva Granja São Roque) e Mário Luiz Nori de Oliveira (Indemafi Industrial).

    Dalla Costa destacou a importância da atuação dos conselheiros. "A participação é importante para termos uma ACIC mais forte e representativa. Precisamos de colaboração na reivindicação de demandas, críticas e sugestões para melhorarmos nossa atuação, fortalecendo as empresas e a economia de Chapecó".

    Veja também

    SOCORRO ÀS EMPRESAS NA PANDEMIA21/08/20 ACIC cria soluções para fomentar o consumo e a economia local A região Oeste é empreendedora e está buscando alternativas para superar a crise provocada pelo novo coronavírus. Para o diretor de Relações com Instituições de Crédito da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Sérgio Perondi,......
    Diretores da ACIC visitam presidente da Câmara de Vereadores18/04/16 Os diretores da Associação Comercial e Industrial (ACIC) realizaram, nessa semana, uma visita ao presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, João Marques da Rosa. No encontro, trataram sobre pautas de interesse comum para......

    Voltar para Notícias