NOTÍCIAS

Postado em 06 de Dezembro de 2019 às 16h23

ACIC promove palestra sobre estratégias para o setor de recursos humanos

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Criação de estratégias para o setor de recursos humanos (RH) a partir do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e implantação de prêmios foi o tema da palestra gratuita promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) nesta sexta-feira (06). Participaram diretores, gestores e profissionais de RH e setores relacionados que puderam esclarecer dúvidas com a advogada e assessora jurídica da entidade Márcia Bonamigo e com a contadora Sandra Felipon.

O PAT foi instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991, que prioriza o atendimento aos trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos mensais. O programa é estruturado na parceria entre governo, empresa e trabalhador. O principal objetivo é a melhoria das condições nutricionais dos trabalhadores de baixa renda, de forma a promover sua saúde e a diminuir o número de casos de doenças relacionadas à alimentação e à nutrição.

Sandra frisou que a adesão ao PAT é voluntária e permite cancelamento. Porém, é preciso observar as exigências da legislação. O programa, o auxílio alimentação e as políticas de premiação não integram a remuneração do trabalhador, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário, desde que observados os requisitos para implementação.

A orientação é para que o auxílio alimentação seja vinculado ao PAT, especificou Márcia. De acordo com a advogada, a reforma trabalhista facilitou as empresas adotarem essas formas de benefícios. “Existem, a partir da reforma, subsídios para que o auxílio alimentação seja efetivamente um benefício e não tenha todas as incidências tributárias como INSS, FGTS, 13º salário e férias”.

Quanto à implantação de prêmios, Márcia enfatizou sobre a importância de ter critérios. “É preciso envolver a parte técnica da empresa, principalmente a jurídica e a contábil, para criar requisitos à concessão do benefício. Para validação desta isenção de encargos devem ser criadas pela empresa regras de avaliação para demonstrar o desempenho acima da média e não haver pagamento sem critério”, explanou acrescentando que é fundamental as empresas ficarem atentas à legislação para que não haja má compreensão, evitando passivos trabalhistas.

A ACIC oferece soluções aos associados e, entre elas, ferramentas que apresentam estratégias de RH e que facilitam a gestão dos benefícios. “Nas visitas às empresas percebemos que existem muitas dúvidas. Por isso, realizamos palestras com especialistas para que os empresários, gestores e demais profissionais possam esclarecer aspectos sobre legislação e outros pontos importantes, neste caso sobre o PAT e outros benefícios”, realçou a executiva de contas da ACIC, Fernanda Montagna.

Veja também

Agronegócio se consolida como alavanca para retomada do crescimento econômico brasileiro01/09/16 A agricultura e o agronegócio constituem um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira, cujos superávits na balança comercial dão, há mais de 20 anos, estabilidade ao País. São sucessivos superávits de 100 bilhões de dólares ao ano que salvam a balança comercial. Em 2015, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu -3,8%......
Assinatura digital de contratos.03/07/19 A expansa?o da internet gerou muitas novidades no cotidiano dos Chapecoenses. A região do oeste catarinense já respira inovação e tecnologia com o ecossistema Desbravalley. A Fênix Imóveis, sempre na liderança......
Empreendedorismo Redes sociais impulsionam o crescimento dos negócios19/02A especialista em marketing e administração Denise Gasparetto orienta sobre o uso do Instagram, do Facebook e do Whatsapp Para identificar o comportamento do consumidor, explorar ferramentas e garantir um bom atendimento pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nesta semana, o curso......

Voltar para Notícias