Postado em 23 de Julho de 2019 às 15h15

ACIC Open Secretário relata ações do poder público para incentivar o desenvolvimento de Chapecó

• ACIC CHAPECÓ -

Chapecó tem uma população de 216.654 habitantes, sendo que 63,62% está economicamente ativa. O município possui 26.800 empresas, destas, 9 mil são microempreendedores individuais (MEIs). Os dados foram apresentados nesta semana pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Márcio Ernani Sander e pelo diretor de Incentivo a Empreendedorismo Arthur B. Smaniotto durante o ACIC Open, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

O secretário relatou as ações realizadas nos últimos anos para auxiliar micro e pequenas empresas e, consequentemente, o desenvolvimento do município. Citou que Chapecó possui um plano diretor atualizado e moderno, o que traz segurança jurídica para os empreendedores e acelera o crescimento da cidade.

Destacou a atuação dos três conselhos municipais: Conselho de Desenvolvimento Econômico, Conselho Municipal de Turismo e Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação. A ACIC participa e possui integrantes nos três conselhos, os quais tem poder deliberativo para incentivos fiscais.

Além disso, a Sala do Empreendedor centraliza as informações em um único local para facilitar o dia a dia do empreendedor. Realiza atendimento gratuito para MEIs em todas as necessidades, como orientação para emissão de notas fiscais e guias DARF pela ferramenta de Whatsapp Business, visando a simplificação do atendimento.

De acordo com Sander, em 2017 foram abertos 628 MEIs em Chapecó e em 2018 foram 1.970, um aumento de 300%. “A intenção do poder público é ultrapassar a marca de 10.000 MEIs até o fim deste ano”, frisou o secretário. Com o incentivo à abertura de novas microempresas, a intenção também é diversificar a economia, gerando emprego e renda.

O Balcão de Emprego tem mais de 2.300 empresas cadastradas, com aproximadamente 200 vagas disponíveis por semana. “Chapecó possui um saldo mensal positivo na geração de empregos em torno de 300 a 400 postos de trabalho. No mês passado, ficamos em primeiro lugar no Brasil, entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, na geração de emprego e renda”, destacou Sander.

O PIB do município é de R$ 7,6 bilhões, com PIB per capita de R$ 37 mil. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,790, estando em 18ª posição em SC e em 67ª no Brasil. Chapecó está em 1º lugar no Estado no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal/2018 entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, 2º lugar entre todos os 295 municípios e em 25º no Brasil, entre os 5.565 municípios. “Esses índices atraem novos investimentos e novos moradores que, aliados ao desenvolvimento da educação, da saúde e da economia de maneira geral, contribuem para o crescimento de Chapecó”, salientou o secretário.

ACIC OPEN

O ACIC Open é uma iniciativa da Diretoria de Micro e Pequenas Empresas da ACIC. Tem objetivo de auxiliar as micro e pequenas empresas para que se desenvolvam e apresentar as oportunidades que a entidade pode oferecer para seu crescimento. O diretor Julio Cesar Moura Franco salienta que é uma oportunidade de adquirir conhecimentos e um momento de troca de informações e network.

O evento acontece gratuitamente uma vez por mês e é aberto a todos os empresários. Mais informações pelo e-mail recepcao@acichapeco.com.br e pelo telefone (49) 3321-2800.