Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 23 de Julho de 2019 às 15h15

    ACIC Open Secretário relata ações do poder público para incentivar o desenvolvimento de Chapecó

    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Chapecó tem uma população de 216.654 habitantes, sendo que 63,62% está economicamente ativa. O município possui 26.800 empresas, destas, 9 mil são microempreendedores individuais (MEIs). Os dados foram apresentados nesta semana pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Márcio Ernani Sander e pelo diretor de Incentivo a Empreendedorismo Arthur B. Smaniotto durante o ACIC Open, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

    O secretário relatou as ações realizadas nos últimos anos para auxiliar micro e pequenas empresas e, consequentemente, o desenvolvimento do município. Citou que Chapecó possui um plano diretor atualizado e moderno, o que traz segurança jurídica para os empreendedores e acelera o crescimento da cidade.

    Destacou a atuação dos três conselhos municipais: Conselho de Desenvolvimento Econômico, Conselho Municipal de Turismo e Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação. A ACIC participa e possui integrantes nos três conselhos, os quais tem poder deliberativo para incentivos fiscais.

    Além disso, a Sala do Empreendedor centraliza as informações em um único local para facilitar o dia a dia do empreendedor. Realiza atendimento gratuito para MEIs em todas as necessidades, como orientação para emissão de notas fiscais e guias DARF pela ferramenta de Whatsapp Business, visando a simplificação do atendimento.

    De acordo com Sander, em 2017 foram abertos 628 MEIs em Chapecó e em 2018 foram 1.970, um aumento de 300%. “A intenção do poder público é ultrapassar a marca de 10.000 MEIs até o fim deste ano”, frisou o secretário. Com o incentivo à abertura de novas microempresas, a intenção também é diversificar a economia, gerando emprego e renda.

    O Balcão de Emprego tem mais de 2.300 empresas cadastradas, com aproximadamente 200 vagas disponíveis por semana. “Chapecó possui um saldo mensal positivo na geração de empregos em torno de 300 a 400 postos de trabalho. No mês passado, ficamos em primeiro lugar no Brasil, entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, na geração de emprego e renda”, destacou Sander.

    O PIB do município é de R$ 7,6 bilhões, com PIB per capita de R$ 37 mil. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,790, estando em 18ª posição em SC e em 67ª no Brasil. Chapecó está em 1º lugar no Estado no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal/2018 entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, 2º lugar entre todos os 295 municípios e em 25º no Brasil, entre os 5.565 municípios. “Esses índices atraem novos investimentos e novos moradores que, aliados ao desenvolvimento da educação, da saúde e da economia de maneira geral, contribuem para o crescimento de Chapecó”, salientou o secretário.

    ACIC OPEN

    O ACIC Open é uma iniciativa da Diretoria de Micro e Pequenas Empresas da ACIC. Tem objetivo de auxiliar as micro e pequenas empresas para que se desenvolvam e apresentar as oportunidades que a entidade pode oferecer para seu crescimento. O diretor Julio Cesar Moura Franco salienta que é uma oportunidade de adquirir conhecimentos e um momento de troca de informações e network.

    O evento acontece gratuitamente uma vez por mês e é aberto a todos os empresários. Mais informações pelo e-mail recepcao@acichapeco.com.br e pelo telefone (49) 3321-2800.


     

    Veja também

    União, confiança e crescimento18/12/18 CIDNEI LUIZ BAROZZI Presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC)   O ano de 2018 foi o último de um quadriênio de crise que iniciou em 2015. Foi, também, um dos anos mais difíceis da história recente da economia brasileira. Porém, agora, está iniciando um novo ciclo. Há um otimismo quase palpável......

    Voltar para Notícias