Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 21 de Agosto de 2019 às 08h32

    ACIC Open Palestra ensina sobre gestão de finanças pessoais

    Eventos (109)Representatividade e Ações (74)
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Dicas sobre hábitos financeiros saudáveis, como lidar com o dinheiro e a diferença entre necessidades e desejos. Esses foram alguns temas abordados pelo analista de comunicação do Sicoob MaxiCrédito, Vânder Merisio Pilatti, no programa ACIC Open, com a palestra “Gestão de finanças pessoais”, nesta semana, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

    De acordo com Pilatti, controlar as próprias finanças, planejar o orçamento e fazer investimentos podem parecer tarefas simples, mas nem sempre são. Ele explanou sobre os quatro pilares da educação financeira: ganhar dinheiro, gastar, poupar e investir. “É preciso ter equilíbrio entre eles. Uma ferramenta para isso é fazer o orçamento familiar”, frisou. Toda a família deve participar, incluindo os filhos, independentemente da idade. “Cada família precisa identificar a melhor maneira de fazer o orçamento. É por meio dele que é possível perceber o quanto e onde se gasta e no que é possível economizar”, acrescentou o palestrante.

    Segundo Pilatti, é preciso criar hábitos saudáveis, não sendo necessário se privar de tudo. Ele deu algumas dicas: saiba onde quer chegar e registre, defina metas claras e objetivas, estabeleça etapas intermediárias, compartilhe e comemore essas etapas e coloque o planejamento em prática. O especialista salientou que é fundamental não pular as fases e não desistir dos objetivos, mesmo que eles pareçam impossíveis de serem conquistados. “Podemos chamar de virada financeira, mas é preciso paciência e persistência”.

    A organização financeira, seja ela individual ou familiar, representa um passo fundamental em nossa vida e é a primeira etapa em direção à concretização dos sonhos. A intenção é do programa de educação financeira é contribuir para que as pessoas possam identificar e analisar hábitos relacionados ao dinheiro e ao consumo, praticar o hábito de poupar, usar o crédito com critério e responsabilidade, além de colocar em prática os conhecimentos básicos relacionados com a gestão financeira pessoal.

    ACIC OPEN

    O ACIC Open tem objetivo de auxiliar as micro e pequenas empresas e demais interessados para que permaneçam no mercado e apresentar as oportunidades que a entidade pode oferecer para seu desenvolvimento.

    Para o diretor de Micro e Pequenas Empresas da ACIC, Julio Cesar Moura Franco, é uma oportunidade de adquirir conhecimentos e um momento de troca de informações e network. “Esperamos despertar em cada um dos empresários a vontade de saber mais sobre os assuntos que estão sendo discutidos no evento durante este ano”, ressalta.


     

    Veja também

    ACIC no Legislativo Vereadores rejeitam projeto que reduz número de cadeiras na Câmara01/07/19Após anunciar medidas de redução de custos na Casa, projeto foi reprovado em primeira votação Após quatro pedidos de vistas, os vereadores colocaram em pauta e votaram na sexta-feira (28) o projeto de autoria do vereador Neuri Mantelli (sem partido) que sugere a redução das vagas do número de cadeiras na Câmara de 21 para 17. Após anunciarem em coletiva de imprensa realizada antes da sessão um pacote de medidas para reduzir custos na Casa, a maioria dos......

    Voltar para Notícias