Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 21 de Agosto de 2019 às 08h32

    ACIC Open Palestra ensina sobre gestão de finanças pessoais

    Eventos (109)Representatividade e Ações (74)
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Dicas sobre hábitos financeiros saudáveis, como lidar com o dinheiro e a diferença entre necessidades e desejos. Esses foram alguns temas abordados pelo analista de comunicação do Sicoob MaxiCrédito, Vânder Merisio Pilatti, no programa ACIC Open, com a palestra “Gestão de finanças pessoais”, nesta semana, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

    De acordo com Pilatti, controlar as próprias finanças, planejar o orçamento e fazer investimentos podem parecer tarefas simples, mas nem sempre são. Ele explanou sobre os quatro pilares da educação financeira: ganhar dinheiro, gastar, poupar e investir. “É preciso ter equilíbrio entre eles. Uma ferramenta para isso é fazer o orçamento familiar”, frisou. Toda a família deve participar, incluindo os filhos, independentemente da idade. “Cada família precisa identificar a melhor maneira de fazer o orçamento. É por meio dele que é possível perceber o quanto e onde se gasta e no que é possível economizar”, acrescentou o palestrante.

    Segundo Pilatti, é preciso criar hábitos saudáveis, não sendo necessário se privar de tudo. Ele deu algumas dicas: saiba onde quer chegar e registre, defina metas claras e objetivas, estabeleça etapas intermediárias, compartilhe e comemore essas etapas e coloque o planejamento em prática. O especialista salientou que é fundamental não pular as fases e não desistir dos objetivos, mesmo que eles pareçam impossíveis de serem conquistados. “Podemos chamar de virada financeira, mas é preciso paciência e persistência”.

    A organização financeira, seja ela individual ou familiar, representa um passo fundamental em nossa vida e é a primeira etapa em direção à concretização dos sonhos. A intenção é do programa de educação financeira é contribuir para que as pessoas possam identificar e analisar hábitos relacionados ao dinheiro e ao consumo, praticar o hábito de poupar, usar o crédito com critério e responsabilidade, além de colocar em prática os conhecimentos básicos relacionados com a gestão financeira pessoal.

    ACIC OPEN

    O ACIC Open tem objetivo de auxiliar as micro e pequenas empresas e demais interessados para que permaneçam no mercado e apresentar as oportunidades que a entidade pode oferecer para seu desenvolvimento.

    Para o diretor de Micro e Pequenas Empresas da ACIC, Julio Cesar Moura Franco, é uma oportunidade de adquirir conhecimentos e um momento de troca de informações e network. “Esperamos despertar em cada um dos empresários a vontade de saber mais sobre os assuntos que estão sendo discutidos no evento durante este ano”, ressalta.


     

    Veja também

    Serviços de hotelaria são ampliados e aperfeiçoados para a Mercoagro 201823/08/17 Serviços de hospedagem de excelente qualidade a preços compatíveis: isso é o que pode esperar o visitante da Mercoagro 2018, Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, programada para o período de 11 a 14 de setembro do próximo ano, em Chapecó. A expo-feira – uma das três maiores do setor cárneo......
    Empresários estreitam relacionamento com universidades07/07/17 Com o intuito de aproximar os empresários das instituições de ensino, oportunizando parcerias e negócios inovadores, a ACIC promoveu a segunda edição da “Missão Empresarial + Chapecó”, nessa......
    Terceirização um tema sempre em debate13/05/19 Por  Márcia Paula Bonamigo, advogada OAB/SC 37.443-A, assessora jurídica da ACIC, sócia do escritório Piccoli Advogados   O tema “terceirização” é sempre objeto de dúvidas e......

    Voltar para Notícias