NOTÍCIAS

Postado em 17 de Julho às 16h05

ACIC oferece capacitação sobre planejamento e controle da produção

Capacitações (27)
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

O Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) é um sistema que gerencia os recursos operacionais da empresa. Por meio dele, são programadas as atividades do maquinário e a atuação dos colaboradores para o bom andamento da produtividade. A ferramenta contribui para acompanhar e facilitar todas as atividades que envolvem uma conexão com agentes externos, como fornecedores, e entre setores produtivos e de vendas.

Para contribuir com as empresas a aprimorar esses processos, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove, nesta semana, até esta quinta-feira (18), o curso “PPCP – Planejamento, Programação e Controle de Produção – Avançado”. Os diferentes sistemas produtivos, sistema integrado de informações entre áreas com foco em produtividade, gestão de demanda pela previsão de vendas, capacidade instalada de produção, dimensionamento de produção e de estoques, programação da produção e controle de produção por indicadores são alguns dos temas que estão sendo abordados no treinamento.

A capacitação é direcionada para supervisores e demais profissionais das áreas de PPCP, logística e engenharia que conhecem os métodos convencionais de operacionalização de PPCP. Para a engenheira de alimentos da Qualità Assessoria e Serviços, Sinara Bordignon, o curso é importante para trocar experiências e para buscar ferramentas para contribuir no aprimoramento das empresas nas quais presta serviços. “A capacitação oferece um olhar mais técnico sobre os processos. Estudamos bastante na teoria, mas na rotina do dia a dia nem sempre temos tempo de parar e trocar experiências. Participar de um curso no qual o palestrante compartilha suas vivências é importante para nos dar um norte, um caminho de como fazer e como solucionar problemas”.

O facilitador, consultor empresarial na área de PPCP, Ederson Francisco, frisa que a tendência das empresas é cada vez mais moldar a produção com base nas vendas. “A programação de produção e o fluxo de produtos e materiais são direcionados conforme as compras realizadas pelos clientes. É uma visão diferenciada de negócio. A partir do momento em que a organização entende como o cliente compra, começa a direcionar as diretrizes internas de programação de produção e planejamento de compra de materiais”.

De acordo com Francisco, muitas empresas já direcionam sua produção com base em como o cliente compra e no Brasil isso está em evolução. O grande desafio, segundo ele, é entender a visão do cliente. “O benefício é a redução de desperdício. Um planejamento eficaz tende a reduzir os esforços, estabilizar mão de obra, método, máquina, matéria-prima e até mesmo o fluxo de materiais. Quanto mais desperdício se reduz, mais é possível atender o cliente rapidamente e melhorar o fluxo de caixa”.

O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, destaca que esse é o primeiro curso de PPCP oferecido pela entidade. “Oferecemos diversas capacitações e esperamos contribuir para aperfeiçoar conhecimentos e que eles possam ser implantados nas empresas. No dia a dia todos têm urgências e muito trabalho a fazer. Esses três dias de curso serão de muito aprendizado e com possibilidades de melhorias nas organizações”.

 

Veja também

Palestra estimula empresas a investir em projetos sociais11/10Encontro foi uma iniciativa do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Existem no Brasil mais de 800 mil organizações sociais e 35 mil pessoas trabalhando com captação de recursos. Setenta e sete por centro dos brasileiros faz doação para projetos com fins sociais, seja por meio da destinação de parte do Imposto de Renda, adesão como sócio contribuinte, voluntário ou para bazares, feiras e festas......
ACIC Open alerta sobre cuidados com a terceirização22/05Evento direcionado para micro e pequenas empresas teve participação de advogados que esclareceram dúvidas sobre a legislação Até entrar em vigor a lei 13.429 de 2017, era lícito terceirizar apenas as atividades-meio das empresas, além das clássicas atividades que já possuíam regulamentação para serem terceirizadas:......
Terceirização, um tema sempre em debate17/06 O tema "terceirização" é sempre objeto de dúvidas e equívocos no momento de sua aplicação. Tanto que já se tratou do tema em artigo publicado nesta Revista em maio/2015, quando em......

Voltar para Notícias