Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 20 de Agosto de 2019 às 15h57

    ACIC no Legislativo Vereadores debatem identificação de logradouros em Chapecó

    Representatividade e Ações (73)
    • ACIC CHAPECÓ -

    Moção de apelo do vereador Diego Alves pede que sejam substituídas placas de identificação que estão deterioradas

    O debate na tarde dessa segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores de Chapecó, se concentrou principalmente na problemática da identificação das ruas do município. A partir de moção de apelo proposta pelo vereador Diego Alves (PP), os vereadores discutiram possibilidades e sugestões para a substituição de placas deterioradas e a instalação em locais que não têm sinalização.

    O vereador proponente destacou que há dificuldade de localização para quem precisa se locomover pela cidade, como os entregadores, por exemplo. Ele destacou, ainda, que Chapecó conta hoje com 5.309 ruas e sabe que o custo é alto, mas que é uma demanda necessária. “Temos o compromisso de fazer um esforço, uma força-tarefa para que seja atendida essa demanda. O poder público deve isso à população chapecoense”, argumentou.

    O vereador Cleber Ceccon (PT) deu o exemplo de outras cidades que conseguiram adotar um padrão de sinalização que ele considera mais adequado. “Sugiro que não se faça só a substituição das que estão danificadas, mas a padronização das placas indicativas das ruas de Chapecó. A gente percebe vandalismo, mas acima de tudo nós precisamos ter aqui o comprometimento com uma cidade mais organizada, que possa acolher melhor os usuários”, orientou.

    A solução sugerida por Valmor Scolari Junior (PSD) é a de colocar em prática as parcerias público-privadas, que retiram o peso do investimento do governo municipal. “Existem várias empresas no mercado que têm a disponibilidade de fazer as placas de identificação, havendo a concessão do município para explorar a publicidade. É uma forma em que o município não desembolsa nenhum dinheiro”, salientou.

    Para os vereadores João Siqueira (PP) e Cleiton Fossá (MDB) há a necessidade de realização de estudos para execução das melhorias. Fossá destaca que há em Chapecó o entrave de uma lei municipal que regra o trabalho dos Correios e dificulta a nomeação de ruas e criação de CEPs. “É uma moção importante porque precisamos organizar nossa cidade em termos de numeração e nomeação de ruas, mas para isso é necessário estudo que dê sustentação legal para incluir na lei orçamentária para que possamos mudar a organização”, declarou. Uma das soluções para essa questão, de acordo com o vereador, seria adotar o sistema já elaborado pelos Correios, que tem estudo pronto e cede para os municípios para facilitar esse processo. Aprovada durante a sessão, a moção será enviada à prefeitura.

    Proposta pelo vereador presidente da Casa, Ildo Antonini (DEM), também foi aprovada moção de reconhecimento pelos 25 anos do Verde Vida pelos serviços prestados à sociedade chapecoense.

    Quinze indicações e um requerimento foram aprovados na tarde dessa segunda-feira. Este, de autoria do vereador Diego Alves, solicita a alteração de calendário de sessões em setembro.

    ORDEM DO DIA

    Em primeira votação, os vereadores aprovaram o projeto de origem do Executivo que dispõe sobre permuta de imóveis entre a Câmara de Vereadores e Prefeitura que possibilitará a implantação de sede própria para o Legislativo. Aprovado também projeto de denominação de via pública no município.

    ACIC E OBSERVATÓRIO NO LEGISLATIVO

    Desde o início do calendário de sessões de 2019, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Observatório Social participam das sessões no Legislativo. O objetivo do projeto é acompanhar a ação dos vereadores e incentivar a participação da sociedade na Câmara de Vereadores.

    Veja também

    ACIC no Legislativo Votação do projeto para redução de vereadores é adiado pela quarta vez por pedido de vista25/06/19Vereador Carlinhos Nogueira solicitou prazo de até três dias para análise do projeto Com entrada na Casa no dia 13 de fevereiro, o projeto número 33, de autoria do vereador Neuri Mantelli (sem partido), que propõe a redução do número de vereadores na Câmara de Chapecó de 21 para 17, teve sua votação adiada mais uma vez na sessão dessa segunda-feira (24), por pedido de vistas do vereador Carlinhos Nogueira (PSD). Esta é a......
    ACIC no Legislativo Diego Alves é eleito novo vice-presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó08/05/19Vereador concorreu com Jatir Balbinot (PDT) e venceu por 13 votos contra 6 O vereador Diego Alves (PP) foi eleito nessa terça-feira (7) vice-presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó. Ele venceu por 13 votos a 6 o também candidato, vereador Jatir Balbinot (PDT), e dará continuidade à......

    Voltar para Notícias