Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 08 de Agosto de 2019 às 14h57

    ACIC no Legislativo Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo apresenta resultados aos vereadores

    Representatividade e Ações (74)
    • ACIC CHAPECÓ -

    Secretário e presidentes de conselhos do setor estiveram presentes na sessão desta quarta-feira (7)

    A sessão ordinária dessa quarta-feira (7) contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander, que foi convidado por proposição do vereador presidente da Casa, Ildo Antonini (DEM), para explanar sobre as ações da Secretaria. Juntamente com o secretário, estiveram presentes o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Clóvis Afonso Spohr, o presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ernani Zottis, e a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Vania Vaccari Menta, cada um comentando as ações de sua Pasta.

    Sander destacou os dados de atendimentos e ressaltou crescimento na resposta às demandas da população. Segundo ele, de janeiro a julho deste ano o Balcão de Empregos recebeu 23.500 solicitações, tendo realizado mais de 2.800 entrevistas no mesmo período. “É uma ponte entre as empresas que estão em busca de profissionais e as pessoas que procuram emprego”, salientou.

    A Sala do Empreendedor realizou cerca de 12 mil atendimentos nos sete primeiros meses do ano. “Uma novidade que facilitou a resolução de solicitações dos cidadãos é o atendimento via WhatsApp. A pessoa vai uma vez na Sala do Empreendedor e depois pode tirar todas as dúvidas por meio de mensagem”, destacou o secretário.

    A redução no tempo da abertura de empresas é outra conquista, segundo ele. “Quando a empresa não tem questões de fiscalização sanitária, é de baixo risco e o cidadão vai com toda a documentação solicitada, a empresa é aberta em cinco dias úteis”, comentou.

    Outro serviço destacado por Sander são as capacitações disponibilizadas aos empreendedores da área do turismo, tendo sido emitidos mais de 670 certificados em cursos oferecidos a quem abre empresa em Chapecó no setor.

    CONSELHOS

    O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Clóvis Spohr, destacou que o maior desafio enfrentado pelo CDE é a questão do Distrito Industrial Flávio Baldissera, que apesar de ter passado por leilão de distribuição dos terrenos e estar com a infraestrutura completa, ainda tem espaços desocupados. O presidente explicou que isso se deve ao fato de que “as empresas acabaram não cumprindo com as obrigações que estavam no edital de destinação e, por este motivo, os terrenos voltaram para a prefeitura”. Segundo Sphor, o Conselho tem como uma das metas solucionar essas situações ainda neste ano.

    A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Vania Vaccari Menta, destacou os números do setor neste ano. O Centro de Cultura e Eventos do município recebeu mais de 76 mil pessoas nos 59 eventos realizados no local. O parque da Efapi contou com a presença de 63 mil visitantes em 27 eventos realizados. O crescimento na movimentação do setor de turismo foi observado com o exemplo da arrecadação do ISS dos hotéis da cidade, que cresceu 40% entre 2016 e 2018.

    O grande destaque apresentado pelo presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ernani Zottis, foi a informação de que falta pouco para o Parque da Inovação de Chapecó ficar pronto, sendo que está em fase de licitação do mobiliário. “Estamos em busca de recursos para realizar o que outras cidades fazem, como Florianópolis, que tem o maior parque tecnológico do Brasil, que é o Sapiens Parque. Chapecó é um polo de tecnologia do Estado, é a cidade com mais startups per capita do Brasil, pra ver como o pessoal aqui é empreendedor e acredita no seu sonho”.

    SEM PROPOSIÇÕES

    A visita do secretário e conselheiros utilizou todo o tempo destinado ao expediente da sessão, por isso nenhuma proposição foi votada. A Ordem do Dia seguia sem projetos pelo pedido de vista feito pelo vereador Claudiomiro da Silva (PT) na segunda-feira (5).

    ACIC E OBSERVATÓRIO NA CÂMARA

    A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Observatório Social têm acompanhado durante este ano todas as sessões da Câmara de Vereadores. A iniciativa convida voluntários e toda a sociedade a participar para conhecer melhor e fiscalizar a atuação do Legislativo.

     

    Veja também

    ACIC no Legislativo Votação do projeto para redução de vereadores é adiado pela quarta vez por pedido de vista25/06/19Vereador Carlinhos Nogueira solicitou prazo de até três dias para análise do projeto Com entrada na Casa no dia 13 de fevereiro, o projeto número 33, de autoria do vereador Neuri Mantelli (sem partido), que propõe a redução do número de vereadores na Câmara de Chapecó de 21 para 17, teve sua votação adiada mais uma vez na sessão dessa segunda-feira (24), por pedido de vistas do vereador Carlinhos Nogueira (PSD). Esta é a......
    “A decisão é uma porta que só abre por dentro”, diz Paulo de Souza12/09/19Fundador do Grupo Eko'7 explanou sua trajetória no Programa Almoço Empresarial da ACIC Chapecó Vindo do interior do Rio Grande do Sul, de uma família pobre e repleto de sonhos, o presidente do Grupo Eko’7, Paulo de Souza, contrariou a lógica e desafiou o que para muitos parecia impossível: foi para a cidade, trabalhou, se......
    ACIC discute ações no oeste catarinense com a vice-governadora do Estado19/02/20Maiores demandas apontam para necessidade de investimentos em infraestrutura e educação A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Chapecó (ACIC) se encontrou nessa semana para visita institucional ao gabinete da vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr. Além de promover uma integração com o......

    Voltar para Notícias