NOTÍCIAS

Postado em 14 de Junho às 14h58

ACIC no Legislativo Proposta de redução de vereadores tem votação adiada novamente

Representatividade e Ações (59)
  • ACIC CHAPECÓ -

Por pedido de vista do vereador Cleber Ceccon, projeto 33 não entrou na pauta da Câmara na sessão dessa quinta-feira (13)

Dentre os projetos que estavam em pauta na sessão dessa quinta-feira (13), cinco tiveram sua votação adiada por pedidos de vistas dos vereadores. Entre os adiados está novamente o projeto 33, de autoria do vereador Neuri Mantelli (sem partido), que sugere a redução do número de vereadores na Casa, uma das pautas apoiadas pela sociedade chapecoense. O projeto seria votado nessa quinta-feira, após adiamento pelo pedido de vista feito na segunda-feira (10), pelo vereador Claimar de Conto (PP), mas o pedido de Cleber Ceccon (PT) adia novamente a discussão e votação do mesmo.

Outros pedidos de vista foram feitos ao projeto número 3, do vereador Cleiton Fossá (MDB), que institui o IPTU Verde no Município, pelo vereador Valmor Scolari (PSD); número 4, também de autoria de Fossá, que dispõe sobre a divulgação da lista de espera dos munícipes cadastrados para o acesso aos programas habitacionais do Município, solicitada por Roberto Carlos Nogueira dos Santos (PSD); projeto 16, da vereadora Marcilei Vignatti (PT), que sugere a substituição dos canudos plásticos em Chapecó, solicitada por Diego Alves (PP) e projeto 48, do Executivo, que institui o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), solicitada por Valdemir Stobe (PTB). O vereador Claimar de Conto também pediu vistas a todos os recursos em andamento na Casa.

Foram aprovados em segunda votação, os projetos 69, que ratifica o Contrato de Rateio nº 73/2018 com o CIS-AMOSC; 70, que dispõe sobre ratificação do Contrato de Rateio nº 20/2018 com a mesma entidade; 72, que dispõe sobre alteração de dispositivo da Lei nº. 6.690, de 16 de março de 2015; 76, que ratifica o Contrato de Rateio nº 002/2019 com o Consórcio Iberê; 77, que aprova o Contrato de Rateio nº 48/2019 com o Cidema; 78, que ratifica o Contrato de Rateio nº 26/2019 com a mesma instituição; 79, que dispõe sobre remissão e anistia de créditos tributários e não tributários; 80, que autoriza o Executivo a firmar Termo de Colaboração com a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira; 81, altera dispositivos da Lei nº 7.231, de 03 de maio de 2019 e 83, que denomina a Estrada Municipal Secundária "Amilton Martins Lisboa". Todos são de origem do Executivo.

PROPOSIÇÕES

A sessão dessa quinta-feira aprovou o requerimento 140, de autoria da vereadora Marcilei Vignatti. O mesmo solicita informações sobre a obra de complementação do Contorno Viário de Chapecó, anunciada em visita do governador Carlos Moisés a Chapecó no início do mês e que fará a ligação entre a BR-282 e SC-283.

O documento solicita o cronograma de licitação e execução da obra que está incluída no plano de investimentos em infraestruturas, o plano Novos Rumos - Santa Catarina em Movimento. “Essa obra é uma expectativa antiga da comunidade chapecoense, o movimento de crescimento da cidade está naquela região, com as universidades, as agroindústrias. Temos necessidade que se torne uma realidade esse contorno”, destacou a vereadora proponente.

Marcilei afirmou que o objetivo da solicitação é acompanhar a obra. “Tenho aqui um dossiê com mais de 400 páginas sobre o Contorno Viário Leste, que foi três vezes tido como prioridade no orçamento regionalizado e nunca aconteceu. Sei que é cedo, mas à medida que acompanhamos e não deixamos as coisas no esquecimento, estaremos a par disso”, ressaltou.

O líder do governo, João Rosa (PSB), destacou em sua fala a importância da obra. “É um compromisso com as empresas que vão investir R$ 1 bilhão na cidade e aguardam a rodovia como uma contrapartida. Obra que vai trazer desenvolvimento e gerar emprego para nossa cidade”, comentou. Entretanto, o vereador acredita que é muito cedo para ser enviada essa solicitação. “A impressão que tenho é que está se duvidando do governador. Não tem por que não aprovarmos o pedido, mas acredito que cheira como pressão”, argumentou.

Outra proposição aprovada na tarde dessa quinta-feira foi o ofício 143, da vereadora Marcilei, que solicita que seja enviado convite ao gerente responsável pelo IGP Chapecó, Jean Osnildo Dos Santos, e ao médico legista responsável pelo IML de Chapecó.

Duas outras moções do vereador Diego Alves (PP) foram aprovadas em sessão. A primeira, de número 121, pede o envio de parabenização à Escola Agropecuária Demétrio Baldisarelli, pela passagem de seus 25 anos. A segunda, 122, pede que se envie moção de parabenização a Deoclécio de Medeiros, pela dedicação prestada ao Jiu-Jitsu no município de Chapecó. Também foram aprovadas 11 indicações.

APOIO

A sessão contou com a participação de alunos e professores do Colégio Estadual Tancredo Neves. Participantes do Parlamento Jovem, os estudantes acompanharam a votação de uma moção de apoio proposta pelo vereador Diego Alves, que demonstra o apoio do Legislativo chapecoense aos projetos que serão apresentados pelos estudantes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Um deles pede que as escolas estaduais tenham disponibilidade de psicólogos para o atendimento de alunos e professores. A outra proposta solicita reforço na segurança das escolas. A moção 123 é endereçada ao presidente da Alesc, Julio Garcia e extensiva a todos os deputados estaduais.

ACIC E OBSERVATÓRIO

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Observatório Social têm participado, juntos, das sessões da Câmara de Chapecó. O obj

Veja também

ACIC: comprometida com a classe empresarial e com o futuro da região04/06 Por Cidnei Luiz Barozzi O Oeste do Estado é uma região historicamente esquecida. A distância da capital, a escassez de investimentos, a falta de dinamismo da representação política e o descaso de vários governos criaram uma situação injusta: ou ampliam-se e fortalecem-se as condições de infraestrutura ou as empresas perderão em competitividade e acabarão parando de investir na região. Porém, mesmo longe dos......
ACIC no Legislativo Pavimentação é tema de debate na Câmara de Vereadores de Chapecó12/06Requerimento que solicitava informações sobre os critérios para escolha de ruas a serem pavimentadas foi rejeitado na sessão dessa terça-feira O requerimento 136, de autoria do vereador Cleiton Fossá (MDB), levantou a discussão sobre pavimentação na sessão dessa terça-feira (11), na Câmara de Vereadores de Chapecó. Rejeitada pela maioria dos......

Voltar para Notícias