NOTÍCIAS

Postado em 25 de Fevereiro às 14h41

ACIC na Câmara - Vereadores debatem problemas de acúmulo de lixo em terrenos públicos

  • ACIC CHAPECÓ -

Entre os locais estão uma escola e um posto de saúde, onde o mato está alto e há lixo espalhado

Durante a sessão de sexta-feira (22), a Câmara de Vereadores de Chapecó discutiu problemas de limpeza e manutenção em terrenos públicos do município. A vereadora Marcilei Vignatti usou a palavra-livre para chamar a atenção sobre a situação de áreas que estão tomadas pelo mato e que viraram depósito de lixo.

Ela citou três locais públicos que se encontram nessas condições: o entorno da garagem da Prefeitura, no bairro São Pedro, da unidade de saúde no distrito de Marechal Bormann e da escola Leonel de Moura Brizolla. “A unidade de saúde tem lixo no seu pátio, um mato que bate na cintura. E não é uma grama que cresceu por causa da chuva”, alertou a vereadora.

Marcilei lembrou do Programa Lixo Zero, lançado pela administração municipal no último dia 12, e ressaltou que o exemplo deve partir do Município. “Se quisermos, de fato, criar um programa de lixo zero na nossa cidade pelas mãos da educação, da conscientização e dos bons exemplos, precisamos fazer o tema de casa”, afirmou em seu pronunciamento.

Como líder do governo no Legislativo, o vereador João Marques Rosa se comprometeu em comunicar a Prefeitura e o setor competente sobre as questões relatadas em relação à limpeza dos espaços públicos.

PROPOSIÇÕES

Os vereadores aprovaram duas proposições sobre perturbação de sossego. A moção de autoria do vereador Jatir Balbinot pede que a administração municipal avalie a possibilidade de adquirir equipamentos medidores de decibéis para auxiliar na fiscalização de abusos sonoros. Já indicação solicita a fiscalização dos carros de som utilizados para propaganda, com a intenção de combater a poluição sonora na cidade.

A segunda moção aprovada no dia reivindica que seja executada a canalização do esgoto em pequenos trechos entre os bairros Bela Vista e São Cristóvão, que ainda não são atendidos pelo serviço.

O plenário também deu parecer positivo para requerimento que sugeriu uma homenagem em sessão solene ao Colégio Marista São Francisco, que completa no dia 12 de março 60 anos de história em Chapecó.

Por unanimidade, os vereadores aprovaram as indicações que pedem: a instalação de placa de sinalização de “Pare” na rua Delfim Moreira, esquina com a rua Tiradentes no bairro São Cristóvão; a manutenção da pintura de “Pare” no asfalto da rua Vidal Ramos, esquina com a Jacob Gisi; o reforço na sinalização da faixa de pedestre na avenida Fernando Machado, em frente à Posmovil; a limpeza em torno da creche localizada na rua Ventura Migliorin, no bairro Santo Antônio; o fechamento de buraco na rua Benjamin Constant; e a pintura da faixa de pedestre na rua Heriberto Hulse, esquina com a avenida Nereu Ramos, no bairro Passo dos Fortes.

PROJETOS DE LEI

Na última sessão da semana ainda foram aprovados, em primeira votação, dois projetos de lei ordinária, de origem do Poder Executivo, relacionados ao orçamento para o exercício 2019: o projeto de lei nº 31/2019 que abre crédito suplementar – pela anulação de dotações, movimentando o valor de até R$ 4.381.000,00, e projeto de lei nº 32/2019 que trata da abertura de crédito especial – pela movimentação de dotações, criando as modalidades de aplicação e adicionando o valor de até R$ 8 milhões.

ACIC ACOMPANHA SESSÕES

A ACIC acompanha cada sessão da Câmara de Vereadores e incentiva a participação dos empresários e de toda a sociedade. Para mais informações entre em contato pelo e-mail executivo@acichapeco.com.br ou pelo telefone (49) 3321-2800.

Veja também

Confiança dos micro e pequenos empresários cresce, diz pesquisa19/02 Os micro e pequenos empresários estão mais otimistas com a economia do país neste início de ano. Foi o que revelou levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em janeiro, o Indicador de Confiança alcançou 65,7 pontos, o maior número desde......
Regimes aduaneiros foram abordados no Comex em Pauta05/09/18 Palestra e análise sobre o comércio internacional, com destaque para regimes aduaneiros especiais, foram temas da terceira edição do Comex em Pauta, promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior e Logística......
Fórum discutirá seguro desemprego e seus impactos locais16/07/14 O “1º Fórum Seguro Desemprego e os impactos locais” ocorrerá no dia 29 de julho, das 13 às 18 no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó. A iniciativa é do Conselho......

Voltar para Notícias