Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 22 de Fevereiro de 2019 às 15h10

    ACIC incentiva participação de empresários e comunidade nas sessões da Câmara

    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Chapecó tem objetivo de estar a par dos trabalhos legislativos e contribuir com debates

    A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) tem participado das sessões da Câmara de Vereadores e, por meio de um programa, incentiva toda a sociedade a acompanhar o trabalho do Legislativo. A entidade está presente desde o primeiro dia das atividades deste ano e tem a intenção de se aprofundar sobre os temas discutidos na Casa, além de fortalecer os debates.

    O médico e empresário Paulo Benites avalia como positiva a iniciativa da ACIC. “É uma oportunidade de o empresariado saber como está o andamento dos trabalhos dentro da Câmara e, também, de se posicionar para poder colaborar de forma mais direta e efetiva com mudanças que sejam importantes para o município”.

    PROPOSIÇÕES

    Na sessão dessa quinta-feira (21), os vereadores aprovaram requerimento que pede informações à prefeitura sobre a aplicação da Lei nº 7209/19, de 12 de dezembro de 2018, aprovada pela Câmara. A lei cria o Programa de Assistência Técnica Habitacional Pública e Gratuita em Chapecó.

    Há uma legislação federal que assegura às famílias de baixa renda essa assistência para projetos e construções habitacionais. O Legislativo de Chapecó aprovou projeto de lei sobre o tema no ano passado, justamente para oficializar esse programa no município. Após sanção do Executivo, ele virou lei.

    “Pedimos essa informação para dar uma resposta à comunidade. Hoje temos mais de 60% das casas em Chapecó sem o Habite-se. Queremos esse retorno da prefeitura para que possamos viabilizar a regularização e para que assim o cidadão tenha acesso a dois direitos básicos, que são água e iluminação”, afirmou o vereador Cleber Ceccon, autor do requerimento.

    O vereador Valmor Scolari, que comandava a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) à época em que o projeto foi aprovado, explicou que a lei municipal regulamenta a lei federal e contempla pessoas com renda de até três salários mínimos, em residências de até 100m². “O que precisa ser feito agora é realizar os convênios e já tem sido trabalhado nisso. Temos a informação de parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e a intenção também é fazer convênios com universidades. Porém, para as universidades participarem há um custo com estagiários e deslocamento e o município não pode absorver isso sozinho, porque se trata de um programa federal”. Segundo Scolari, serão buscados recursos junto ao Ministério da Integração Nacional para viabilizar esses convênios e tornar o programa realidade.

    INDICAÇÕES

    Os vereadores também deram parecer favorável para seis indicações que pedem: um estudo para proibir o estacionamento em um dos lados da rua João Aurélio Turati, entre as ruas Benjamin Constant e Clóvis Locatelli; fiscalização e notificação, se necessário, do proprietário de terreno baldio na rua Tamoios, esquina com a rua Jardim Europa, no bairro Esplanada, pois está tomado por mato e apresenta risco de proliferação do mosquito da dengue; colocação de tubulação e nivelamento da servidão Ediane Silva, no bairro Passo dos Fortes; estudo para a colocação de lombada física na rua São Marcos, bairro Santa Maria; limpeza e corte da grama no posto de saúde do Distrito de Marechal Bormann; e que sejam intimados os proprietários de terrenos da rua Borges de Medeiros, entre as ruas João Zani e Rio de Janeiro, no bairro Presidente Médici, para que construam as calçadas de paver, cumprindo a lei municipal. 

    Veja também

    GARANTEOESTE/SC assina convênio que garante recursos para formação de Fundos Garantidores de Risco05/02/15 Aporte de recursos do Sebrae, Sicoob e ACIs ultrapassam a ordem de 7 milhões de reais A Sociedade de Garantia de Crédito (GARANTEOESTE/SC) promove na próxima segunda (9), às 10 horas da manhã, no Clube Industrial, em Chapecó, assinatura de convênio para aporte de recursos do Sebrae para formação dos fundos garantidores de risco. O evento......
    ACIC no Legislativo Por pedidos de vista, sessão fica sem projetos em pauta07/08/19Sem Ordem do Dia, sessão dessa terça-feira (6) teve duração de menos de uma hora. Os vereadores também utilizaram a palavra livre para criticar vídeo gravado pe A sessão Ordinária dessa terça-feira (6) não teve Ordem do Dia, já que o vereador Claudiomiro da Silva (PT) solicitou pedido de vista de todos os projetos por até três dias na primeira sessão do......
    ACIC acompanha sessões do Legislativo18/02/19Associação Comercial e Industrial de Chapecó tem incentivado a participação de empresários e de toda a sociedade nos debates da Câmara de Vereadores A Câmara de Vereadores aprovou, na sexta-feira (15), requerimentos, moções e indicações relacionados, principalmente, a melhorias na infraestrutura, mobilidade e segurança de Chapecó. Com o objetivo de......

    Voltar para Notícias