NOTÍCIAS

Postado em 04 de Junho às 08h00

ACIC: comprometida com a classe empresarial e com o futuro da região

Representatividade e Ações (59)
Por Cidnei Luiz Barozzi

O Oeste do Estado é uma região historicamente esquecida. A distância da capital, a escassez de investimentos, a falta de dinamismo da representação política e o descaso de vários governos criaram uma situação injusta: ou ampliam-se e fortalecem-se as condições de infraestrutura ou as empresas perderão em competitividade e acabarão parando de investir na região. Porém, mesmo longe dos grandes centros de consumo e com deficiências nas mais diversas áreas, a vocação para o trabalho tornou o Oeste uma das regiões mais produtivas de Santa Catarina e com importante contribuição no PIB, exportações e geração de empregos do Estado.

A sociedade civil organizada tem sido responsável por muitas das melhorias que chegam ao Oeste. A ACIC, desde sua fundação, atua na defesa dos interesses da classe empresarial e do bem-estar da coletividade. Nesses 72 anos, desenvolveu ações consistentes para estimular o desenvolvimento econômico, social e político, fortalecendo o empresariado chapecoense e sociedade. Também coopera com os poderes públicos nas ações pertinentes ao livre exercício das atividades empresariais e promove o nome de Chapecó, dos estabelecimentos, produtos gerados e serviços prestados no município, no País e no exterior.

O presidente Cidnei Barozzi destaca a aproximação com os poderes Executivos e Legislativos. ?Estamos mantendo constantes reunião com a prefeitura, governo estadual, vereadores e deputados estaduais e federais para levar nossa preocupação, sugestões e pedidos de melhorias para Chapecó e região, mas também para acompanhar o trabalho dos nossos representantes, fiscalizar e cobrar?.

Barozzi destaca o importante papel da entidade que atua para tentar reduzir ao mínimo as angustiantes incertezas da atualidade, oferecendo oportunidades de debate, de formação, de informação e de intercâmbio que buscam antecipar os cenários deste século, contribuído para fortalecer e ampliar a competitividade das empresas associadas. ?Mas não podemos esquecer o importante papel social da ACIC, na defesa dos interesses do Oeste que também são essenciais para o desenvolvimento das empresas e de toda a economia regional?.

A ACIC é reconhecida no cenário estadual pela sua atuação de vanguarda, com posicionamentos que visam assegurar direitos da cidadania e o desenvolvimento da livre iniciativa, atuando como agente de inovações e mudanças. A entidade está engajada em campanhas que beneficiam Chapecó e toda a região Oeste. Possui um conjunto de prioridades que sempre estão em pauta, como a duplicação da BR-282, melhorias no Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, ferrovias, comunicação, educação, saúde, abastecimento de água, segurança pública, agronegócio, comércio exterior, redução de impostos, feiras e eventos, mobilidade, turismo e lazer.

Veja também

ACIC cobrará ações práticas como resultado de reunião do Fórum Parlamentar Catarinense08/07 “Esperamos que o resultado final do encontro se resuma em obras e ações práticas para o Oeste”. Essa é a avaliação do presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Cidnei Barozzi, sobre a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, realizado em Chapecó na última semana, quando foram discutidas......
ACIC no Legislativo Requerimento que pede à prefeitura explicações sobre contratos de publicidade é aprovado27/05Vereadores também aprovaram na última sessão de maio o projeto que trata sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município Após duas sessões com debates, foi aprovado na sexta-feira (24) o requerimento 111, da vereadora Marcilei Vignatti (PT). A proposição pede uma justificativa à administração municipal sobre a necessidade de dois......
ACIC no Legislativo Votação do projeto para redução de vereadores é adiado pela quarta vez por pedido de vista25/06Vereador Carlinhos Nogueira solicitou prazo de até três dias para análise do projeto Com entrada na Casa no dia 13 de fevereiro, o projeto número 33, de autoria do vereador Neuri Mantelli (sem partido), que propõe a redução do número de vereadores na Câmara de Chapecó de 21 para 17, teve sua......

Voltar para Notícias