Postado em 12 de Dezembro de 2019 às 16h03

ACIC apoia movimento pela urgente recuperação da BR-163

Informações e Negócios (22)Representatividade e Ações (73)
  • ACIC CHAPECÓ -

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) manifestou total apoio ao movimento encabeçado por entidades empresariais do extremo-oeste catarinense – especialmente os Clubes de Serviço e a Associação Empresarial de São Miguel do Oeste – que reivindicam a imediata recuperação da BR-163.

Essa rodovia federal interliga os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná às demais regiões brasileiras e cumpre importante papel de integração na zona transfronteiriça com Argentina.

O presidente da ACIC Cidnei Luiz Barozzi declarou ser inaceitável o nível de abandono da rodovia pelo Governo Federal, especialmente porque por ali passam diariamente milhões de dólares em produtos e mercadorias exportáveis ou destinadas ao mercado interno que rendem divisas para o País e receita tributária para os cofres públicos.

O pavimento asfáltico em grandes extensões foi destruído pelo uso contínuo sem manutenção reparativa ou com obras de baixíssima qualidade e curta durabilidade. Crateras estão disseminadas em todos os trechos, o asfalto esboroa-se, o acostamento foi engolido pela erosão. A sinalização horizontal foi apagada pelo tempo e, a vertical, tragada pela mata.

Barozzi assinalou que as atuais condições da BR-163 provocam acidentes diários com perda de dezenas de vidas que enlutam muitas famílias e, ainda, astronômicos prejuízos econômicos para empresas e para o País.

“O pavimento asfáltico foi destroçado, as crateras tomam conta da pista de rolamento, a sinalização desapareceu e a via tornou-se um gargalo logístico para a economia regional”, enfatizou.

Considerada a principal via de acesso de escoamento da produção do extremo-oeste catarinense na conexão com as demais artérias do sistema rodoviário, a BR-163 ostenta infraestrutura incapaz de comportar o número de veículos que trafega diariamente pelo trecho.

O presidente da ACIC lembrou que em situação “dramaticamente semelhante” encontra-se a BR-282, espinha dorsal do sistema rodoviário barriga-verde, que necessita urgentemente de recuperação e de terceira pista para suportar o imenso fluxo de veículos.

Manifestações de apoio à revitalização da BR-163/SC podem ser registradas no link: http://chng.it/X5z86zS2.