Postado em 19 de Julho de 2017 às 16h50

ACIC alerta sobre golpes e cobranças fraudulentas

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) pede atenção redobrada no reconhecimento de cobranças fraudulentas. Empresas do município, mais uma vez, estão sendo alvo de golpes. As organizações têm recebido ligações de golpistas que informam que transferiram determinado valor na conta da empresa, mas precisam dos dados para completar a transação.

O golpe funciona da seguinte maneira: a empresa recebe a ligação, a pessoa se identifica com um nome falso e pede para confirmar a conta bancária porque fez um depósito, mas a conta está errada ou porque comprou um produto e fez o pagamento com o valor maior. Ao conferir a conta, aparece o valor como transferido, mas o cheque é fraudulento ou é depositado um envelope vazio.

Os golpistas pedem a devolução do valor supostamente errado e fazem pressão para que seja de forma imediata, pois assim evitam o tempo de compensação bancária que informará que o depósito não existiu ou que o cheque estava sem fundos ou era falso. A ACIC orienta a esperar pela compensação bancária caso tenha acontecido algum depósito na conta da empresa.

A ACIC aconselha aos empresários e colaboradores para não passar informações pessoais e da empresa por telefone e para que façam um Boletim de Ocorrência, mesmo que não tenham caído no golpe, para que os criminosos possam ser identificados. É importante lembrar que as empresas e profissionais não devem, em momento algum, informar dados ou assumir responsabilidades sem ter segurança do que esteja acontecendo. Antes de qualquer atitude, é fundamental pesquisar sobre as empresas e cobranças para não cair no golpe.