NOTÍCIAS

Postado em 18 de Fevereiro de 2019 às 13h59

ACIC acompanha sessões do Legislativo

  • ACIC CHAPECÓ -

Associação Comercial e Industrial de Chapecó tem incentivado a participação de empresários e de toda a sociedade nos debates da Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores aprovou, na sexta-feira (15), requerimentos, moções e indicações relacionados, principalmente, a melhorias na infraestrutura, mobilidade e segurança de Chapecó. Com o objetivo de participar e contribuir com propostas para a cidade, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) tem acompanhado as sessões desde o início das atividades legislativas deste ano, no dia 11.

Para o empresário e diretor da ACIC Nelson Akimoto o envolvimento da entidade, que também tem incentivado uma presença mais ativa da sociedade nas sessões parlamentares, colabora para elevar o nível de debate sobre os temas de interesse público. “É muito importante esse movimento do empresariado e, nós, como diretoria da ACIC, temos que dar o exemplo, estar atuantes e alinhar algumas pautas. Ao acompanhar o trabalho do Legislativo acredito que também damos mais responsabilidade aos vereadores para que eles priorizem assuntos realmente importantes para a comunidade”,

REQUERIMENTOS

Na sessão da sexta-feira, foram aprovados três requerimentos. Foi decidido pelo envio de ofício à Polícia Militar, à Polícia Civil, à Guarda Municipal e à Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade para que participem de audiência pública no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e discutam sobre a melhoria na segurança do local, além do asfaltamento do seu acesso, que fica na rua Elói Ferreira de Souza, no bairro Efapi.

Outro requerimento solicita informações da Prefeitura com relação aos programas de saúde da família, como o número de equipes existentes, a qualificação dos agentes e o valor repassado pela União à cada equipe.

Será enviado, também, ofício ao Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura Urbana, à coordenação do Programa Lixo Zero e aos representantes do projeto Lixo Zero Chapecó e do Instituto Lixo Zero Brasil para debater o projeto em uma sessão da Câmara.

MOÇÕES E INDICAÇÕES

Três moções foram aprovadas. A primeira pede a revisão do sistema de emissão da Carteira de Identidade pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), quanto à sua impressão fora de Chapecó. Também ficou definido pela entrega de moção de apelo à Prefeitura e à Secretaria de Infraestrutura Urbana para resolver problemas de alagamentos na rua 14 de Agosto, no bairro Passo dos Fortes, e na rua Ermelindo Carlos Breda, no bairro Vila Real.

Na última sessão da semana, os vereadores deram voto favorável a seis indicações que pedem: um estudo de viabilidade para instalação de rótula na rua Florianópolis, esquina com a avenida Fernando Machado; o fechamento de buraco na rua Osvaldo Cruz, no bairro São Cristóvão; a vistoria na Área de Preservação Permanente (APP) localizada no bairro Passo dos Fortes, além da recolocação de placas que identifiquem o local como APP e advirtam sobre penalidades para quem causar danos ao espaço; a pintura de uma nova faixa de pedestres na rua Atílio Fontana, esquina com a rua Uru, no Loteamento Thiago; um estudo técnico para que seja proibido estacionar em uma das laterais da rua Rui Barbosa, entre a Sete de Setembro e a avenida São Pedro; e o envio de solicitação à Secretaria de Mobilidade Urbana para que seja proibido estacionar no trecho da rua Condá, entre a Marechal Bormann e a Barão do Rio Branco.

PROGRAMA DA ACIC

A ACIC incentiva que cada sessão da Câmara de Vereadores tenha a participação do empresariado e da sociedade em geral. Um grupo formado por voluntários acompanha as reuniões e apresenta à população resumos sobre as discussões e deliberações. Todos estão convidados a participar. Para mais informações entre em contato pelo e-mail executivo@acichapeco.com.br ou pelo telefone (49) 3321-2800.

Veja também

ACIC na Câmara Legislativo adia votação de projeto que reduz número de vereadores12/06/19Proposta teve pedido de vista para análise. Na sessão dessa segunda-feira também foi aprovada proposta que regulamenta contratação de agentes de saúde e combate Na primeira sessão do Legislativo chapecoense em junho, nessa segunda-feira (10), os vereadores adiaram a votação do Projeto 33, de autoria do vereador Neuri Mantelli (sem partido), que indica a redução do número de vereadores na Câmara de Chapecó de 21 para 17. O projeto entrou em pauta, mas logo na sequência teve pedido de vista do vereador Orides......
Núcleo de Academias da ACIC promove o Dia “D” Saúde19/09/18Ação será realizada no Complexo Esportivo Verdão, neste sábado, dia 22, das 14 às 17 horas A importância da prática de exercícios físicos para a saúde e qualidade de vida não é novidade. Porém, precisa ser reforçada, pois muitas pessoas ainda não têm o hábito de fazer......

Voltar para Notícias