NOTÍCIAS

Postado em 20 de Março de 2017 às 08h23

ACIC 70 anos

Fortalecimento da classe empresarial e compromisso com o futuro.

Considerada uma das associações comerciais e industriais mais atuantes de Santa Catarina, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) completará 70 anos de fundação em 10 de maio deste ano. Desde sua constituição, em 1947, a entidade incrementa o desenvolvimento econômico, social e político, fortalecendo o empresariado chapecoense, parceiros e sociedade.

A ACIC surgiu quando um grupo de empresários decidiu instalar uma associação que os representasse. Filiada à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a entidade cumpre seu papel de representante dos setores da indústria, comércio, prestação de serviços, tecnologia e agronegócio. Nestes 70 anos, desenvolveu ações consistentes na defesa dos interesses da classe empresarial e do bem-estar da coletividade. Também coopera com os poderes públicos nas ações pertinentes ao livre exercício das atividades empresariais e promove o nome de Chapecó, dos estabelecimentos, produtos gerados e serviços prestados no município, no País e no exterior.

Atualmente, a ACIC congrega mais de 1.400 associados. É reconhecida no cenário estadual pela sua atuação de vanguarda, com posicionamentos que visam assegurar direitos da cidadania e o desenvolvimento da livre iniciativa, atuando como agente de inovações e mudanças.
Declarada de utilidade pública segundo a Lei Municipal 114, de 1º de dezembro de 1980 e pela Lei Estadual 5874, de 07 de maio de 1980, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó tem como presidente da diretoria executiva o empresário Josias Mascarello, eleito para o mandato de 2016/2017. O presidente do Conselho Deliberativo é Marcos Moschetta e, do Conselho Consultivo, Maurício Zolet.

Ao defender o fortalecimento das empresas associadas, a entidade se engajou em campanhas que beneficiam Chapecó e toda a região Oeste, contribuindo para o crescimento da região e para a melhoria da qualidade de vida. Possui um conjunto de prioridades que sempre estão em pauta, como a duplicação da BR-282, melhorias no Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, na comunicação, educação, saúde e segurança pública. A ACIC também defende diminuição da carga tributária no País, com melhor retorno dos impostos para a sociedade e a construção de ferrovias, fundamentais para a continuidade do desenvolvimento do agronegócio e das indústrias.
A ACIC promove diversas atividades associativas, cursos e eventos de interesse da classe empresarial, oferece uma gama de soluções empresariais e orienta os associados em questões técnicas, administrativas e jurídicas. Também incentiva o aprimoramento das técnicas empresariais, mantém intercâmbios com entidades afins, empresas privadas e instituições educacionais e tecnológicas nacionais e internacionais.
Cada diretoria, com sua forma, características e peculiaridade, deixa sua marca gravada na história da entidade e do município e sua contribuição para cada um dos anseios do empresariado chapecoense. O presidente Josias Mascarello destaca que, se a ACIC é, hoje, sinônimo de respeito, representatividade forte e poder reivindicatório, isto se deve a todas as empresas associadas que acreditam e confiam no trabalho desenvolvido e que juntos formam essa união de interesses.
PROJETOS

Entre os principais projetos e eventos desenvolvidos pela ACIC estão a Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne); Programa Vida Empresarial; Ercoex (Encontro Regional de Comércio Exterior); o Troféu Nelson Galina que homenageia o Empresário do Ano; o Programa Almoço Empresarial; além de palestras e cursos voltados para o aprimoramento dos associados e da comunidade em geral.

PROGRAMAÇÃO

Para comemorar os seus 70 anos, completados junto com o centenário do município, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó preparou um calendário de eventos. Entre a programação estão o Programa Almoço Empresarial; evento festivo em comemoração aos 70 anos da ACIC em maio; Programa Almoço Empresarial e campanha Junho Vermelho, de incentivo a doação de sangue, em junho; Feijoada dos Núcleos da ACIC, em julho; atividades do Núcleo das Academias em comemoração ao Dia do Educador Físico, Programa Vida Empresarial em parceria com a Unochapecó e Maratona Fotográfica da Escola de Artes de Chapecó com o tema 70 anos da ACIC, em agosto; Encontro Regional de Comércio Exterior (Ercoex) e campanha Semana do Trânsito, em setembro; campanha Outubro Rosa; escolha do Empresário do Ano 2017 e campanha Novembro Azul; além de outras ações comemorativas que serão desenvolvidas durante o ano.

Veja também

ACIC orienta: empresas devem pagar licenças de software13/09/13 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) está orientando as empresas associadas a respeito das licenças de softwares. Essas licenças são uma definição de ações autorizadas ou proibidas, no âmbito do direito de autor de um programador de software de computador concedidas ao usuário deste software. Entende-se por......
ACIC no Pedágio Azul08/05/17 Entidade apoia AmaOeste na realização do evento A Associação de Pais e Amigos do Autista de Chapecó e Região (AmaOeste) pretende, neste ano, iniciar a construção da Escola de Atendimento......

Voltar para Notícias