Postado em 31 de Agosto de 2017 às 16h47

A importância do profissional que cuida do condicionamento físico das pessoas

Núcleos (18)

Núcleo de Academias da ACIC

Incentivar a prática de exercícios regulares e ajudar na busca pelo equilíbrio entre saúde e bem-estar, contribuindo para evitar o sedentarismo e seus males. Essa é uma das funções do profissional de Educação Física que, cada vez mais, tem se tornado fundamental no dia a dia das pessoas para uma melhor qualidade de vida.

No dia 1º de setembro é comemorado do Dia do Profissional de Educação Física. A data foi escolhida porque em 1º de setembro de 1998 a profissão foi regulamentada por meio da Lei nº 9696. Desde então a data passou a ser lembrada.

O coordenador do Núcleo de Academias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Vitor Goulart, enfatiza que ter o acompanhamento de um profissional de educação física na prática de exercícios é fundamental por ser o único profissional habilitado e capacitado a planejar, prescrever, orientar, executar e avaliar atividades físicas. Seu acompanhamento permite segurança ao praticante aliando a manutenção da saúde ao desenvolvimento do corpo. As pessoas que recebem orientação devem se certificar que seu professor tem formação universitária e registro profissional no Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF-SC).

É importante que a prática de atividade física seja sempre orientada. Nas academias, deve ser feita por um bacharel em Educação Física e devidamente habilitado junto ao Conselho Profissional. “Ele é o responsável pelo planejamento da atividade, indicando a carga apropriada, a intensidade, o volume, o intervalo de repouso, os cuidados com a alimentação e fará as correções necessárias para a obtenção do melhor resultado, sem colocar em risco a saúde”, salienta Goulart.

A prática de exercícios pode ser estimulada desde cedo. Para isso, a Educação Física também é uma disciplina obrigatória dos currículos escolares e deve ser orientada por professores habilitados em cursos de licenciatura. Segundo o coordenador do núcleo, as aulas devem levar os estudantes a tomar gosto pela prática de atividades físicas, promover a iniciação nas diversas modalidades esportivas e desenvolver nos alunos o hábito da manutenção da saúde por meio do movimento. “Sua importância está relacionada ao fato de que na escola podem ser revelados futuros campeões no esporte ou na saúde. Sua prática cria um hábito saudável e reduz a manifestação de doenças relacionadas ao sedentarismo como o diabetes, a obesidade e a hipertensão, ao uso de substâncias ilegais e também as atividades de contravenção entre os jovens, contribuindo para a sociedade em geral”, realça.

NÚCLEO DE ACADEMIAS
O Núcleo de Academias da ACIC tem a finalidade de promover ações que oportunizem o desenvolvimento e o fortalecimento das empresas do setor, por meio da troca de experiências, promoção de cursos de qualificação visando atualização e compartilhamento de informações. É formado por dez academias que tem por premissa atender com qualidade, ética e segurança a população que procura atividade física, mantendo em seus quadros exclusivamente profissionais formados em Educação Física e com registro no Conselho Profissional.

Tem como objetivo estimular a população a praticar atividades físicas que levem a promoção da saúde e qualidade de vida, valorizar e distinguir as empresas que mantém conduta ética e profissional, bem como promover o desenvolvimento empresarial.

Campanha institucional Núcleo de Academias

Peças individuais