NOTÍCIAS

Postado em 09 de Outubro de 2017 às 10h29

A importância da gestão de estoques para a sua empresa

Capacitações (16)

Executar as operações sem interrupções e contribuir para a redução de custos são alguns dos objetivos da gestão de estoques. Quando feita de forma eficiente – com um bom planejamento, monitoramento do inventário e garantia da qualidade do armazém – permite a empresa antecipar compras de matérias-primas negociando preços menores.

Para contribuir com as empresas de Chapecó a aprimorar esses processos, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nessa semana, o curso “Gestão de estoques: fundamentos, modelos matemáticos e melhores práticas aplicadas”. A intenção foi preparar os participantes para a utilização das técnicas de gestão de estoque, habilitar os participantes na utilização de técnicas de previsão de demanda, viabilizar a correção antecipada de variações do consumo em função do aumento de utilização, estruturar as áreas de padronização de materiais por intermédio de procedimento matemático, permitir avaliação do desempenho e da performance das áreas de gestão de materiais, melhorar a organização dos almoxarifados para futuros inventários periódicos ou cíclicos, entre outros.

O facilitador Daniel Gunar Alves do Nascimento, enfatizou que para ter uma gestão de estoques eficaz também é fundamental ter um bom sistema de software. “O sistema precisa funcionar para fazer, por exemplo, os cálculos econômicos”, frisou. De acordo com ele, o maior prejuízo que uma empresa pode ter por não possuir uma boa gestão de estoques é a perda do cliente. “Hoje a maioria das organizações, independente do seu porte, buscam profissionais qualificados. Não existe mais aquela visão do entregar de peça no balcão, o profissional que trabalha com estoques é um gestor e estrategista”, enfatizou.

O controlador da Brasplasc Rudimar José Subacz, participou da capacitação e avaliou positivamente. “O palestrante é muito capacitado, conhece o assunto e o curso contribuiu para relembrar aspectos importantes da gestão de estoques que, às vezes, no dia a dia, deixamos de fazer”, comentou.

Em torno de 50% a 60% do ativo de uma empresa está empregado em estoques. Por isso, a gestão é fundamental para comprar o necessário para manter o bom funcionamento e atendimento aos clientes.

Veja também

“Não gosto de estar na zona de conforto”, afirma Acari Menestrina30/03/17 Ser o melhor no que faz com produtos de alto valor agregado. Essa é a “receita” de sucesso segundo o empresário Acari Luiz Menestrina, da Gran Mestri, que foi o convidado da primeira edição do Programa Almoço Empresarial deste ano. A iniciativa, da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), foi promovida nessa quinta-feira (30). O evento......
Na Mercoagro, SENAI realiza debates sobre desafios do setor alimentar09/09/16 Estão abertas as últimas vagas para a programação técnica e científica. Está prevista participação de palestrantes nacionais e internacionais em eventos realizados em paralelo à feira ......
Como vender por meio do Google11/08/17 Quando você pretende comprar um produto ou serviço costuma pesquisar no Google? Você sabia que enquanto milhões de brasileiros buscam informações no site profissionais monitoram essas ações para fazer do......

Voltar para Notícias