Postado em 09 de Maio de 2018 às 15h01

71 anos de comprometimento com o setor produtivo de Chapecó

• ACIC CHAPECÓ -

Comprometida com os associados, com a cidade e região, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) incrementa o desenvolvimento econômico, social e político, fortalecendo o empresariado chapecoense, parceiros e sociedade há 71 anos. Fundada em 10 de maio de 1947, a ACIC nasceu com o objetivo de ser uma entidade empresarial representativa do comércio, indústria, prestação de serviços tecnologia e agronegócio, tendo como primeiro presidente o empresário Serafim Enoss Bertaso.

A entidade traz como marca de sua atuação uma surpreendente capacidade de mudanças e transformações para enfrentar os novos e inquietantes tempos. Atua para tentar reduzir ao mínimo as angustiantes incertezas da era contemporânea, oferecendo oportunidades de debate, formação, informação e de intercâmbio que buscam antecipar os cenários desse novo século. Durante esses 71 anos, desenvolveu ações consistentes na defesa dos interesses da classe empresarial e do bem-estar da coletividade.

Considerada uma das associações comerciais e industriais mais atuantes de Santa Catarina, foi declarada de utilidade pública segundo a Lei Municipal 114, de 1º de dezembro de 1980 e pela Lei Estadual 5874, de 07 de maio de 1980. Tem como presidente da diretoria executiva o empresário Cidnei Barozzi, eleito para o mandato de 2018/2019. O presidente do Conselho Deliberativo é Itacyr Centenaro e, do Conselho Consultivo, Marcos Moschetta.

Ao defender o fortalecimento das empresas associadas, a entidade se engajou em campanhas que beneficiam Chapecó e toda a região Oeste, contribuindo para o crescimento da região e para a melhoria da qualidade de vida. Possui um conjunto de prioridades que sempre estão em pauta, como a duplicação da BR-282, melhorias no Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, na comunicação, educação, saúde e segurança pública. A ACIC também defende diminuição da carga tributária no País, com melhor retorno dos impostos para a sociedade e a construção de ferrovias, fundamentais para a continuidade do desenvolvimento do agronegócio e das indústrias.

A ACIC promove diversas atividades associativas, cursos e eventos de interesse da classe empresarial, oferece uma gama de soluções empresariais e orienta os associados em questões técnicas, administrativas e jurídicas. Também incentiva o aprimoramento das técnicas empresariais, mantém intercâmbios com entidades afins, empresas privadas e instituições educacionais e tecnológicas nacionais e internacionais.

Cada diretoria, com sua forma, características e peculiaridade, deixa sua marca gravada na história da entidade e do município e sua contribuição para cada um dos anseios do empresariado chapecoense.

PROJETOS

Entre os principais projetos e eventos desenvolvidos pela ACIC estão a Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne); Programa Vida Empresarial; Ercoex (Encontro Regional de Comércio Exterior); o Troféu Nelson Galina que homenageia o Empresário do Ano; o Programa Almoço Empresarial; além de palestras e cursos voltados para o aprimoramento dos associados e da comunidade em geral.

Atualmente, congrega mais de 1.400 associados. É reconhecida no cenário estadual pela sua atuação de vanguarda, com posicionamentos que visam assegurar direitos da cidadania e o desenvolvimento da livre iniciativa, atuando como agente de inovações e mudanças. O presidente, Cidnei Barozzi, destaca que, se a ACIC é, hoje, sinônimo de respeito, representatividade forte e poder reivindicatório, isto se deve a todas as empresas associadas que acreditam e confiam no trabalho desenvolvido por todas as diretorias que passaram pela entidade e que juntos formam essa união de interesses.