Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 01 de Novembro de 2013 às 16h33

    2º Fórum de Sustentabilidade será nesta segunda-feira, em Chapecó

    As Associações Comerciais e Industriais de Chapecó (ACIC) e de Joaçaba (ACIOC), a Celulose Irani S/A e a Unoesc realizam nesta segunda-feira, 4, no CESEC, o 2o Fórum de Sustentabilidade, no qual haverá lançamento estadual da G4, a nova geração de diretrizes do sistema GRI (Global Reporting Initiative) para publicação de relatórios de sustentabilidade. O evento será desenvolvido no período vespertino, reunirá cerca de 120 dirigentes empresariais e analistas da área, com apoio da Nord Electric, FACISC, FIESC e GRI.

    A programação iniciará às 13h30 com apresentação da metodologia GRI pela diretora do Ponto Focal GRI no Brasil, Gláucia Térreo.

    Às 15h20 haverá intervalo e em seguida iniciará painel empresarial com Bruno Luz Martins (analista da Dudalina), Schirlei Osmarini (gerente de marketing da Tirol), Bruna Camassari da Silva (analista de sustentabilidade da Celulose Irani) e Nelson Akimoto (diretor presidente da Nord Electric).

    Essas empresas relatarão os benefícios auferidos com a prática habitual e institucional de relatar os resultados, avanços e desafios relacionados com a sustentabilidade, mediante a utilização da metodologia GRI.

    Para o setor empresarial, o conceito de sustentabilidade representa uma abordagem para se fazer negócios com inclusão social, respeito à diversidade cultural e aos interesses de todos os envolvidos, a otimização do uso de recursos naturais e a redução do impacto sobre o meio ambiente. Mas não se trata de definir e perseguir apenas metas sociais e ambientais, pois, também é legitima a busca pelo lucro, o retorno aos acionistas, a prosperidade financeira. Na prática, sustentabilidade está ligada ao conceito do triple bottom line, onde deve haver o equilíbrio entre as dimensões social, ambiental e econômica.

    O princípio da sustentabilidade defende que a satisfação das necessidades das gerações atuais não deve comprometer a das gerações vindouras. Por outras palavras, a utilização dos recursos naturais atualmente disponíveis, não deve ser mais rápida que a capacidade da própria natureza em os repor. Este princípio relaciona-se com o conceito de desenvolvimento sustentável.

    O desenvolvimento sustentável é aquele que permite alcançar as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de alcançarem as suas próprias necessidades. O modelo de desenvolvimento sustentável é, assim, aquele que internaliza os custos ambientais e sociais na economia e que substitui a primazia da economia pelo equilíbrio das dimensões ambiental, social e econômica.

    Sustentabilidade é um compromisso empresarial que torna-se prioridade do planejamento estratégico. Por isso, as empresas comprometidas com a sustentabilidade devem adotar a prática da transparência, não como ferramenta de marketing ou de relações públicas, mas, como estratégia de comunicação com a sociedade. Assim, essas organizações humanas (as empresas) demonstram que, também, são agentes de mudança, que operam com transparência e responsabilidade.

    Quando implementado de forma autêntica, este compromisso trará resultados positivos para a sociedade (atenuação ou solução de mazelas) e para a empresa (valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade e capacidade de adaptação e longevidade).

    Veja também

    ACIC oferece curso de Coaching In Company24/04/14 Além dos cursos regularmente oferecidos pela ACIC, as empresas associadas têm a possibilidade de buscar junto à entidade a oferta de cursos In Company que se adaptem às necessidades e anseios do associado. Nesse formato, os cursos podem ser realizados na sede da própria empresa ou nos auditórios da entidade. Os cursos In Company são focados na necessidade......
    2019 inicia com otimismo pela retomada do crescimento08/02/19 Nildo Pedrotti, advogado, contabilista e CEO na Recon Contabilidade, Assessoria & Consultoria Empresarial     O ano de 2018 encerrou com pretenso otimismo por parte dos empreendedores. A melhora do humor refletiu na pesquisa de......

    Voltar para Notícias