NOTÍCIAS

Postado em 05 de Março de 2014 às 16h19

1º Startup Day Chapecó está com inscrições abertas

Ideias inovadoras terão oportunidade para buscar investidores e gerar novos negócios


Empresas jovens ou em fase de desenvolvimento, inovadoras e criativas, com a capacidade de estabelecer um modelo de negócio que seja repetível, grande potencial de escalabilidade, ou seja, com a possibilidade de crescer cada vez mais e de forma escalonada, e que trabalham em condições de incerteza. É para esse tipo de organização empresarial que será realizado, pela Unochapecó, em conjunto com a Associação Comercial e Industrial (Acic), o 1° Startup Day Chapecó, dentro da programação da Feira de Soluções Empresariais 2014 (Expen), que ocorrerá entre 19 e 21 de março, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

O Startup Day possui como objetivo, segundo sua coordenadora, professora Cleunice Zanella, possibilitar “o encontro entre empreendedores e empresários, para fomentar o networking, objetivando o desenvolvimento da região e transformar ideias inovadoras e criativas em negócios de sucesso”. A inscrição deve ser feita até as 23h59 do dia 12 de março, mediante preenchimento de formulário disponível no endereço eletrônico expen.com.br/startupday.

Para se inscrever, de forma gratuita, o candidato deve ter uma ideia de negócio criativa e inovadora, além de conhecimento sobre o produto/serviço a ser oferecido, em qualquer segmento, não apenas de tecnologia da informação. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, regularmente matriculados em qualquer instituição de ensino superior de Chapecó e região, e empresários com empresa que tenha até um ano de fundação.

A seleção será feita pela comissão organizadora nos dias 13 e 14 de março e a divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 17. Os candidatos selecionados deverão realizar apresentação oral da ideia para uma comissão julgadora, no dia 20, e a divulgação da proposta vencedora será em 21 de março. A premiação consta de uma bolsa de estudos para curso de pós-graduação lato sensu ofertado pela Unochapecó, no valor de R$ 6 mil. No caso de dúvidas, o participante pode manter contato com a comissão organizadora, pelo telefone (49)3321-8161.

Financiamento e oportunidade para alunos

Conforme o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, a realização do Startup Day está em consonância com a atuação da instituição, que “vem se consolidando em uma universidade empreendedora e que promove o desenvolvimento regional, através da inovação”. Específica que a iniciativa visa dar oportunidade de financiamento aos acadêmicos que possuem ideais que poderão se transformar em um negócio, e aos investidores a encontrar uma possível startup para investir. Argumenta que a Unochapecó possui a Rede de Inovação, que busca dar condições à criação de novos negócios e à produção de empreendimentos inovadores, associado a outras iniciativas, como a Incubadora Tecnológica (Inctech), os Escritórios de Apoio à Inovação e o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, que são mecanismos que visam o surgimento e crescimento de empreendimentos para desenvolvimento da região.

Sobre a importância de empreendimentos em forma de startups para a região, o vice-reitor avalia não existir dúvida “que o desenvolvimento regional em nossos dias se dá pela produção de uma economia do conhecimento, a qual está intrinsecamente ligada ao que a Unochapecó vem desenvolvendo”. Para tanto, Jacoski entende que as startups poderão colaborar no surgimento e fortalecimento de uma economia mais dinâmica para a região, ao mesmo tempo em que permitirão que novos negócios gerados a partir da universidade venham a ocupar lugar de destaque na economia nacional. “Espera-se que os investidores e os novos empreendedores encontrem-se no Startup Day e produzam uma bela parceria para o futuro da economia regional”, estima o dirigente da Unochapecó.

Veja também

1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física02/09/14 Núcleo das Academias da ACIC comemora com ação no centro de Chapecó Praticar uma atividade física, por mais simples que seja, pode ser saudável ao organismo, mas, se má orientada pode causar vários prejuízos. Para alertar a população a respeito deste assunto e marcar as comemorações do dia do profissional de......
ACIC recebe comitiva italiana14/10/16 A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) recebeu, nesta quinta-feira (13), a visita de uma comitiva italiana da província de Trento, na Itália. Integraram o grupo o presidente da Optoi......
Inspeção Veicular Gratuita será neste sábado, em Chapecó19/09Promovida pelo Núcleo de Automecânicas da ACIC Chapecó, ação acontece em frente à Praça Coronel Bertaso, das 09 às 16 horas O Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em parceria com o Núcleo Estadual das Automecânicas (NEA) que integra a Federação das Associações......

Voltar para Notícias