Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 05 de Março de 2014 às 16h19

    1º Startup Day Chapecó está com inscrições abertas

    Ideias inovadoras terão oportunidade para buscar investidores e gerar novos negócios


    Empresas jovens ou em fase de desenvolvimento, inovadoras e criativas, com a capacidade de estabelecer um modelo de negócio que seja repetível, grande potencial de escalabilidade, ou seja, com a possibilidade de crescer cada vez mais e de forma escalonada, e que trabalham em condições de incerteza. É para esse tipo de organização empresarial que será realizado, pela Unochapecó, em conjunto com a Associação Comercial e Industrial (Acic), o 1° Startup Day Chapecó, dentro da programação da Feira de Soluções Empresariais 2014 (Expen), que ocorrerá entre 19 e 21 de março, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

    O Startup Day possui como objetivo, segundo sua coordenadora, professora Cleunice Zanella, possibilitar “o encontro entre empreendedores e empresários, para fomentar o networking, objetivando o desenvolvimento da região e transformar ideias inovadoras e criativas em negócios de sucesso”. A inscrição deve ser feita até as 23h59 do dia 12 de março, mediante preenchimento de formulário disponível no endereço eletrônico expen.com.br/startupday.

    Para se inscrever, de forma gratuita, o candidato deve ter uma ideia de negócio criativa e inovadora, além de conhecimento sobre o produto/serviço a ser oferecido, em qualquer segmento, não apenas de tecnologia da informação. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, regularmente matriculados em qualquer instituição de ensino superior de Chapecó e região, e empresários com empresa que tenha até um ano de fundação.

    A seleção será feita pela comissão organizadora nos dias 13 e 14 de março e a divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 17. Os candidatos selecionados deverão realizar apresentação oral da ideia para uma comissão julgadora, no dia 20, e a divulgação da proposta vencedora será em 21 de março. A premiação consta de uma bolsa de estudos para curso de pós-graduação lato sensu ofertado pela Unochapecó, no valor de R$ 6 mil. No caso de dúvidas, o participante pode manter contato com a comissão organizadora, pelo telefone (49)3321-8161.

    Financiamento e oportunidade para alunos

    Conforme o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, a realização do Startup Day está em consonância com a atuação da instituição, que “vem se consolidando em uma universidade empreendedora e que promove o desenvolvimento regional, através da inovação”. Específica que a iniciativa visa dar oportunidade de financiamento aos acadêmicos que possuem ideais que poderão se transformar em um negócio, e aos investidores a encontrar uma possível startup para investir. Argumenta que a Unochapecó possui a Rede de Inovação, que busca dar condições à criação de novos negócios e à produção de empreendimentos inovadores, associado a outras iniciativas, como a Incubadora Tecnológica (Inctech), os Escritórios de Apoio à Inovação e o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, que são mecanismos que visam o surgimento e crescimento de empreendimentos para desenvolvimento da região.

    Sobre a importância de empreendimentos em forma de startups para a região, o vice-reitor avalia não existir dúvida “que o desenvolvimento regional em nossos dias se dá pela produção de uma economia do conhecimento, a qual está intrinsecamente ligada ao que a Unochapecó vem desenvolvendo”. Para tanto, Jacoski entende que as startups poderão colaborar no surgimento e fortalecimento de uma economia mais dinâmica para a região, ao mesmo tempo em que permitirão que novos negócios gerados a partir da universidade venham a ocupar lugar de destaque na economia nacional. “Espera-se que os investidores e os novos empreendedores encontrem-se no Startup Day e produzam uma bela parceria para o futuro da economia regional”, estima o dirigente da Unochapecó.

    Veja também

    "Somos um polo de prestadores de serviços especializados", avalia Klaus02/09 Chapecó é um dos principais municípios de Santa Catarina. É a quinta maior cidade catarinense em população, com aproximadamente 220 mil habitantes e possui o sexto maior PIB do Estado, de R$ 7,7 bilhões. Nas últimas décadas, os serviços especializados ganharam destaque no município, que é um dos principais polos de empresas de......
    Marco da Paz é inaugurado em Chapecó04/12/17 Homenageando todos os homens de boa vontade que trabalham pela paz no mundo, foi inaugurado no fim de semana o monumento Marco da Paz, no Parque Medellín, em Chapecó. O ato reuniu empresários, trabalhadores, estudantes e desportistas. Na......
    Conselho de Núcleos da ACIC e Sebrae realizam sessão de negócios03/06/15 Um espaço que marca o primeiro contato de futuros negócios e novas parcerias. Assim pode ser definida uma sessão de negócios. No início do mês de junho, a partir de uma demanda do Conselho de Núcleos, a ACIC e o......

    Voltar para Notícias