A ACIC é uma entidade empresarial representativa do comércio, da indústria, da prestação de serviços e da agropecuária. Há 75 anos desenvolve ações consistentes na defesa dos interesses da classe empresarial e do bem-estar da coletividade. Está sempre vigilante e sincronizada com o que acontece em Chapecó, no Estado, no Brasil e no mundo. Para contribuir com os associados, empresas em geral e toda a comunidade, desenvolve uma série de campanhas que envolvem a classe empresarial e os poderes públicos. As iniciativas buscam estimular a economia, a qualidade de vida e o bem-estar.
Reforma Tributária

A ACIC lançou, em 2020, a campanha “Reforma tributária: se não for agora, será quando?”.
A ideia é provocar mudanças emergenciais e significativas na gestão pública, equiparando ao setor privado. No entendimento da ACIC, uma reforma tributária justa deve reduzir a carga tributária e a burocracia, contribuindo para dinamizar a economia, devolver a competitividade às empresas e restabelecer as condições de empregabilidade. Alguns pontos são essenciais para uma reforma tributária justa: aumentar a produtividade e melhorar a competitividade das empresas; tornar a economia mais dinâmica; gerar empregos; melhorar a distribuição de renda; e incentivar investimentos externos. Da mesma maneira, a ACIC defende uma reforma administrativa que modernize o Estado e valorize a eficiência, atuando nos seguintes pontos: novo modelo de carreiras; equiparação dos salários com o setor privado; implementação de sistema de meritocracia; flexibilização da estabilidade; redução do número de cargos de indicação e estabelecer critérios para as contratações; extinguir exceções da lei do teto-salarial, acabando com os “penduricalhos”, (artifícios utilizados para burlar a lei do teto salarial); digitalização e revisão do marco regulatório da administração pública.
Manifesto pelo Oeste

Importantes entidades empresariais de Santa Catarina, entre elas a ACIC, divulgaram, em janeiro de 2022, um contundente posicionamento – o MANIFESTO PELO OESTE – sobre o que consideram o abandono do grande oeste catarinense e a falta de investimentos públicos, situação crônica que resultou em extremas deficiências de infraestrutura. A ACIC, o Centro Empresarial (CEC), a FAESC e as vice-presidências regionais da FIESC, FACISC e FECOMÉRCIO reclamam de uma relação de extrema injustiça na qual os impostos arrecadados não retornam em obras e serviços. Apontam que as deficiências de infraestrutura anulam os ganhos de eficiência das empresas e ameaçam o futuro da região.
Produzido em Chapecó - SC

O município de Chapecó possui uma economia pujante e, a cada ano, fortalece os mais diversos setores, entre indústria, serviços, comércio, eventos e turismo. A pandemia provocada pelo novo coronavírus afetou a todos, grandes e pequenas empresas e, para estimular e valorizar os negócios locais, a ACIC criou, em 2020, o selo “Produzido em Chapecó”. Com o selo, os consumidores podem identificar o que é produzido no município e, ao comprar dos negócios locais, contribuir para o giro da economia. O selo “Produzido em Chapecó” pode ser utilizado por todas as empresas que querem imprimir a marca de Chapecó em seus produtos e serviços e está disponível no site para download gratuito.
Acesse www.acichapeco.com.br/selo.
ACIC 75 ANOS

Para marcar a trajetória dos 75 anos da ACIC e homenagear os ex-presidentes e demais lideranças que fizeram parte da história da ACIC, a entidade fez uma homenagem aos ex- presidentes, representando todos que já passaram pela Associação e contribuíram para o seu desenvolvimento. A renomada artista plástica e ilustradora Marlowa Pompermayer Marin criou uma tela que representa a expressão de todas as lideranças que presidiram a ACIC nesses 75 anos. Representa o futuro que os primeiros visionários, no fim da década de 1940, vislumbraram ao fundar a ACIC. Eles projetaram, mediram e plantaram e hoje colhemos os frutos do associativismo empresarial orientado para a solução de questões do mais amplo interesse social.
Quanta vida nestas mais de sete décadas, quantas lutas foram superadas, quantas realizações a serem festejadas!
Livro Vida Empresarial

Fazer um resgate histórico para oferecer à comunidade toda a riqueza de relatos sobre a desafiadora jornada para viabilizar tecnológica e mercadologicamente empresas que se notabilizaram na construção de Chapecó. Esse foi o objetivo da ACIC com a terceira edição do Livro Vida Empresarial, lançado em 2021 durante a solenidade do Empresário do Ano. O livro foi editado em parceria com a Unochapecó, por meio da Editora Argos. A obra é composta por 30 depoimentos de empresários que participaram do Programa Vida Empresarial, promovido pela ACIC e pela Unochapecó desde 1991. O livro tem duas faces que se complementam: uma impressa e uma digital. A versão impressa é um opúsculo que se constitui em um resumo ou roteiro do livro. A versão digital reúne os depoimentos integrais dos empresários que participaram do Programa Vida Empresarial, cujo conteúdo integral está disponível no site https://www.acichapeco.com.br/vidaempresarial .
Seja nucleado

Buscar soluções, facilidades, promoção do setor e crescimento das empresas com a troca de conhecimento e, com isso, desenvolver negócios e iniciativas empreendedoras. Esses são alguns dos objetivos dos Núcleos Empresariais da ACIC, que promove constantemente ações para integração de novos nucleados. O princípio dos Núcleos, acrescenta, é a união e o trabalho conjunto. Nos encontros, os nucleados discutem problemas do setor, dificuldades, trocam experiências e, a partir disso, melhoram a gestão, desenvolvendo as empresas e, consequentemente, o segmento. A ACIC possui 13 Núcleos que englobam mais de 350 empresas e profissionais de Chapecó e região.
Voz Única

A ACIC participa ativamente da cartilha Voz Única, lançada na última semana pela Facisc. O documento é um raio-x das principais necessidades para o desenvolvimento do Estado. O documento reúne reivindicações da classe produtiva para o desenvolvimento de Santa Catarina e traz mais de 700 demandas levantadas pela Facisc e pelas Associações Empresariais dos mais de 220 municípios abrangidos pela Federação. Entre os pleitos da ACIC para o Voz Única, estão questões de infraestrutura: a entidade defende a construção de ferrovias e a melhoria das rodovias federais e estaduais. Outra demanda defendida pela ACIC é a ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água, esgotamento e tratamento sanitário em Chapecó. A ACIC também reivindica a ampliação da rede de distribuição de energia elétrica na região oeste, tanto no meio urbano, quanto na modernização da rede rural. A ACIC atua, ainda, para contribuir com a melhoria dos serviços de saúde em Chapecó. O material completo pode ser conferido no site https://www.vozunica.com.br/