Postado em 21 de Fevereiro de 2017 às 08h41

Workshop promovido pela ACIC auxilia empresas a se manterem competitivas

Eventos (63)

A prospecção de clientes é uma estratégia fundamental para uma empresa crescer e manter-se competitiva. Portanto, todo processo que envolva a conquista de um cliente deve ser prioridade. Para que tenha resultados satisfatórios, existem técnicas que permitem o fechamento de novos contratos e, consequentemente, a geração de receitas futuras.

Para auxiliar as empresas nesse sentido, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nesta semana, o “Workshop Prospecção de Clientes”, com o coach, palestrante e facilitador Carlos Alberto Serpa. O objetivo foi capacitar os participantes a criar estratégias, abordagens, roteiros e critérios para melhoria na prospecção de vendas e descoberta de oportunidades nos mercados de atuação e como sair da armadilha de uma abordagem monótona e mecânica típica de telemarketing.

De acordo com Serpa, o Brasil passou por um período econômico equilibrado e muitas empresas deixaram de fazer prospecção de clientes. “As pessoas compravam mais e acabou se perdendo o hábito de fazer uma prospecção ativa de clientes, era um trabalho secundário. Com a crise, isso mudou”, expôs.

O conteúdo abordou a estrutura das técnicas de prospecção, criação de diferenciais, identificação de clientes potenciais, novas mídias e veículos de comunicação, ações de fidelização, gerenciamento de atividades, valor dos produtos e serviços, pós-venda, entre outros. Os temas foram abordados de forma prática e dinâmica. “Existem dez ferramentas que, de modo integrado, formam os principais elementos de uma prospecção e que servem para todos os segmentos”, explanou Serpa.

O responsável pelo marketing da Melatti Cosméticos, Jaimechel de Oliveira, participou do workshop para buscar ferramentas para auxiliar a equipe de vendas da empresa. “Foram dois dias bastante proveitosos. O facilitador abordou sobre como firmar laços com clientes mais difíceis, repassando dicas que com certeza vão contribuir”, avaliou.

Ewerton Bernardo Soletti, do departamento comercial da Certa Administradora e Corretora de Seguros, participou da capacitação para aprender novas técnicas e se aperfeiçoar na profissão. “O facilitador tem grande conhecimento sobre o assunto e trouxe exemplos práticos que deixaram o workshop dinâmico. Consegui compreender todo o processo de prospecção de clientes e já estou aplicando no meu dia a dia na empresa”, relatou.

Para Serpa, o desafio para as empresas é investir tempo para a prospecção de clientes, pois os profissionais possuem muitas atividades diárias e a prospecção acaba ficando por último. “É uma questão de organização, precisa fazer parte do dia a dia e todos na empresa devem se envolver. Não adianta ter uma boa prospecção, conquistar o cliente, e não ter um bom produto ou serviço e atendimento de excelência”, argumentou.