NOTÍCIAS

Postado em 23 de Junho de 2016 às 15h30

Técnicas e práticas de vendas são temas de treinamento promovido pela ACIC

Gerentes, supervisores, vendedores e outros profissionais ligados à área de venda participaram, no início de junho, do curso Técnicas e Práticas de Vendas que Geram Resultados, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O objetivo foi capacitar os profissionais da área comercial por meio de técnicas aplicáveis e de fácil manuseio, conscientizar da necessidade das mudanças pós-capacitação para a conquista de melhores resultados em vendas e ensinar, por meio da prática, a viabilidade da aplicação das técnicas no dia a dia.
O facilitador do curso, Márcio Magalhães, abordou temas como etapas da venda, cliente, prospecção, planejamento, abordagem, apresentação, importância de ter informações do mercado, de conhecer o cliente, os benefícios dos produtos e serviços da empresa e dos concorrentes, pós-vendas, dificuldades diárias, entre outros.
Segundo Magalhães, uma dificuldade no setor de vendas é a falta de capacitação. “Os colaboradores precisam conhecer a empresa em que trabalham, seus produtos e serviços, o mercado de atuação e seus concorrentes. As empresas tem que se preocupar não somente em preencher vagas, mas capacitar o máximo possível sua equipe para demonstrar preparo e, assim, conquistar a confiança dos clientes”, explana. Outra dificuldade apontada pelo palestrante é a comunicação. De acordo com ele, com a evolução tecnológica, muitas pessoas preferem conversar de forma virtual, distanciando o vendedor do cliente. “Isso é péssimo, pois perde-se o poder de persuasão. A comunicação é uma arma poderosa que será eficiente se for bem feita e que atrapalhará se for mal feita”, frisa.
O momento atual, de retração econômica, é, para Magalhães, hora de oportunidades. “Os mais preparados estão tendo os melhores resultados. As oportunidades existem, mesmo que para certos segmentos de mercado são menores. Aquele que está efetivamente preparado, treinado, capacitado, fará a diferença. Nas mais diversas palestras e treinamentos que tenho ministrado pelo Brasil afora, faço a pergunta: ‘as empresas aqui presentes, estão com resultados crescendo ou caindo?’ As respostas são quase unânimes em frisar que as empresas estão em crescimento. Estão em queda aqueles que estão esperando que o poder público resolva a situação política e econômica do País”, finaliza o palestrante.
Luiara Zanchettin Chiella, da Certa Administradora e Corretora de Seguros, foi uma das participantes do curso. Ela conta que está iniciando no departamento de vendas da empresa e fez o curso para aprimorar conhecimentos. “Eu trabalhava no setor operacional e estou ingressando no setor de vendas. Fiz o curso para aprender mais sobre técnicas de vendas e estou usando os conhecimentos adquiridos desde o primeiro dia de curso. Percebi que venda é um tema muito amplo e que, às vezes, não damos o devido valor a fatores que são importantes”, afirma.

Veja também

ACIC alerta sobre golpes e cobranças fraudulentas19/07/17 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) pede atenção redobrada no reconhecimento de cobranças fraudulentas. Empresas do município, mais uma vez, estão sendo alvo de golpes. As organizações têm recebido ligações de golpistas que informam que transferiram determinado valor na conta da empresa, mas precisam dos dados......
Social Commerce: Negócios no mundo online23/07/13 Avaliação, controle e prospecção de negócios além de uma gama de contatos e a possibilidade de avaliar se o negócio dará certo ou não. A acessibilidade ao mundo virtual, facilitada por meio de......
“Pensem no coletivo”, pede novo presidente da Acic“14/03/14 Não nos tragam questões particulares, nem problemas individuais. Apontem-nos situações coletivas para a solução ou encaminhamento em favor das quais poderemos colocar em marcha a força institucional da ACIC.......

Voltar para Notícias