Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 19 de Junho de 2019 às 14h14

    Sustentabilidade: pequenas ações que fazem a diferença

    Núcleos (52)
    • ACIC CHAPECÓ -

    Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade reconhece iniciativas sustentáveis de empresas chapecoenses

    Usar matérias-primas com menor impacto ambiental, recolher material reciclável e encaminhar para destinação correta e fazer compostagem. Essas são algumas ações que podem ser realizadas por pessoas e empresas que buscam praticar ações sustentáveis. Trazer sustentabilidade para o dia a dia não demanda grandes mudanças, mas algumas novas escolhas que precisam ser incorporadas na cultura empresarial.

    Associada à Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e integrante do Núcleo de Sustentabilidade da entidade, a Estilo Verde – Moda Sustentável nasceu em 2017 e tem como propósito ser referência de sustentabilidade em Chapecó e região. “Somos uma loja e marca próprias de vestuário e acessórios produzidos com matéria-prima de menor impacto ambiental. Tudo que produzimos ou comercializamos tem matéria-prima sustentável e diferenciada. Os móveis e decoração da loja foram pensados dentro desses parâmetros. Também possuímos uma gama de produtos alinhados ao movimento Lixo Zero, da prefeitura de Chapecó, e trabalhamos em prol da adequada separação dos resíduos e consumo consciente”, relata a bióloga e empreendedora Marina Petzen.

    Para fabricação das roupas, a empresa usa algodão orgânico e reciclado e fibra de garrafa pet. “Além de produzir e comercializar com menor impacto ambiental, buscamos conscientizar sobre boas escolhas de consumo, ou seja, não comprar além do necessário. Por isso, não fazemos promoções e outras ações de estímulo ao consumo”, conta Marina. A empresa também mantém parcerias locais para vendas de produtos alinhados com a sustentabilidade.

    Paralelo a isso, a empreendedora promove e incentiva pequenas ações: possui uma composteira na loja para descarte de materiais orgânicos, recolhe e encaminha para correta destinação eletrônicos, pilhas e baterias. Outra iniciativa é o recolhimento de tampas, lacres e caixas de leite que são destinados para projetos sociais de Chapecó. Um dos parceiros para isso é o Moeda Verde, um aplicativo que recompensa pessoas e empresas por adotar hábitos que transformam a comunidade em um ambiente mais sustentável. No APP é possível acumular pontos e trocar por produtos.

    Marina enfatiza que busca passar para os clientes, familiares e amigos a importância das pequenas ações. “O simples fato de separar os nossos resíduos tem um peso enorme na sociedade. No caso de empresas, elas são referência para mudanças de comportamento e podem ensinar, contribuindo para melhorar a cidade e região onde estão inseridas”, complementa acrescentando que para quem ainda não tem práticas sustentáveis, a sugestão é buscar parcerias e inspirações.

    RECONHECIMENTO

    Para reconhecer as empresas e entidades associadas à ACIC com as melhores práticas sustentáveis a entidade, por meio do Núcleo de Sustentabilidade, em parceria com a Unochapecó, promove a 1ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade. As inscrições estão abertas até o dia 22 de junho e podem ser feitas exclusivamente via internet, mediante o preenchimento do formulário eletrônico que está disponível no site www.acichapeco.com.br/sustentabilidade. Confira detalhes sobre como participar.

    As inscrições devem ser efetuadas de acordo com a ênfase em cada dimensão da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. A coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Eliana Cansian, explica que qualquer empresa associada ou nucleada à ACIC pode participar, com a escolha de apenas uma das dimensões da sustentabilidade. O relato deve indicar de que maneira a dimensão da prática de sustentabilidade é incorporada na empresa. Outro aspecto a ser observado na inscrição é o porte da empresa: micro e pequena, média e grande.

    A homologação das inscrições será no dia 28 de junho, a apuração dos resultados no dia 22 de julho e a entrega da premiação será em evento no dia 29 de agosto. Mais informações com os integrantes do Núcleo de Sustentabilidade ou com o setor de núcleos da ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 e e-mail nucleos3@acichapeco.com.br.

    Veja também

    Gincana estimula jovens a estudar e se preparar para o mundo do trabalho16/08/17 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação O emprego da tecnologia no dia a dia, mercado de trabalho e assuntos gerais integraram os temas da gincana de conhecimento promovida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) com adolescentes do Verde......
    Feirão do Imposto reforça necessidade de reforma tributária29/10/19Ação promovida no fim de semana, em Chapecó, pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIC, mostrou incidência de impostos em produtos de uso popular Você já parou para pensar no quanto paga de imposto em cada produto e serviço que consome? Sabia que, atualmente, o brasileiro trabalha cerca de 150 dias ao ano somente para pagar seus tributos? Para contribuir na reflexão sobre o......

    Voltar para Notícias